Comprar melhor no dia a dia e tomar decisões inteligentes em relação a estas aquisições é o desejo de qualquer pessoa. Afinal, aquela sensação de que fizemos uma boa aquisição é sempre muito satisfatória, não é mesmo?

São muitas as opções de lojas, produtos e serviços disponíveis nos dias de hoje. E, seguindo alguns passos, é plenamente possível conseguir bons preços e fazer boas compras em inúmeras situações.

Quer conhecer algumas dicas para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece e comprar melhor no dia a dia? Então acompanhe a leitura deste artigo!

1.   Defina metas

Saber exatamente o quanto você pode ou deseja pagar por um produto é o ponto de partida inicial para uma compra consciente. Defina metas para gastos, considerando um limite máximo para mais ou para menos, e tome sua decisão de compra com base nestas metas.

Tenha também referência de preços na hora de estabelecer estas metas. Assim, você evitará definir uma meta para uma determinada compra que esteja fora dos preços praticados no mercado.

O importante, nesta situação, é manter uma meta tangível de gasto – que lhe permita comprar melhor no dia a dia aquilo que for necessário sem que o custo ultrapasse o orçamento previsto.

2.   Pesquise antes de comprar

A pesquisa de preços sempre será a melhor amiga de quem deseja comprar melhor no dia a dia. Por meio dela, você saberá o valor cobrado por diferentes lojistas para um mesmo item e, assim, optar por aquele que disponibiliza a oferta mais vantajosa.

Você pode fazer a pesquisa manualmente e fisicamente – visitando lojas e conferindo pessoalmente o valor e características de cada produto – ou mesmo online. Atualmente, além das lojas virtuais, existem mecanismos de buscas ou aplicativos específicos para a comparação de preços.

Com estas informações em mãos, você poderá negociar melhor com a loja onde pretende comprar. Especialmente se você pretende adquirir outros produtos na mesma compra.

3.   Conheça o item que irá comprar

Você já entrou em uma loja e, ao questionar o vendedor sobre as características do produto, ele inseriu dezenas de acessórios extras como sendo “itens de primeira necessidade”? Isso é bem comum e, caso você não conheça os detalhes do produto, provavelmente pagará por algo desnecessário.

Uma smart tv, por exemplo: dificilmente você precisará de um aparelho de dvd para utilizá-la, certo? Então, se esse item adicional for oferecido, certamente você o dispensará, pois saberá que uma smart tv é desenvolvida especialmente para acesso a conteúdos via streaming.

Conhecer a fundo todos os produtos antes de comprá-los é indispensável para economizar e comprar melhor no dia a dia.

4.   Peça desconto

Além do lucro já adicionado ao valor do produto, os lojistas normalmente aplicam um valor extra, como margem para descontos. No entanto, se o consumidor não pede desconto, a loja certamente não oferece.

Tendo este conhecimento, não hesite em pedir desconto para comprar melhor no dia a dia. Você poderá se surpreender com a economia que conseguirá a partir desta prática na hora de adquirir um produto ou serviço.

5.   Negocie

Se puder pagar à vista, utilize este argumento a seu favor. Ao receber informações sobre o valor para pagamento a prazo, questione qual seria o valor se o pagamento fosse imediato.

O poder de negociação torna-se ainda mais eficiente quando o cliente possui em mãos as ofertas do concorrente. Por isso, imprima as ofertas de lojas virtuais e físicas e apresenta-as ao vendedor.

Ao perceber que o cliente está ciente de que os concorrentes oferecem um melhor preço, na maioria dos casos, a loja cobre o valor e cede o desconto desejado!

6.   Pague com dinheiro

Oferecer pagamento em dinheiro é uma excelente estratégia para comprar melhor no dia a dia. Usualmente, os valores cobrados na etiqueta abrangem custos extras como taxas bancárias, taxas das operadoras de cartão, de abertura de crediário, entre outros.

Se você paga em dinheiro, elimina 100% destas taxas e disponibiliza o valor integral ao lojista, em caráter imediato.

7.   Evite comprar em datas comemorativas

Dia das mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e outras datas comemorativas não são épocas economicamente interessantes para as compras. Isso do ponto de vista do consumidor, claro.

Como são períodos com alto teor emocional, que favorecem uma maior sensibilidade ao presentear, são estrategicamente perfeitas para a elevação de preços por parte dos lojistas. Por isso, uma boa sacada para economizar em presentes é comprá-los com antecedência ou após a data comemorativa em questão.

Desta forma você tenderá a comprar melhor no dia a dia e conseguirá buscar por melhores descontos.

Além disso, vale a pena manter atenção nas ofertas pós-datas comemorativas. Após o Natal, por exemplo, as lojas frequentemente lançam campanhas de desconto durante o mês de janeiro, cujos preços podem ser até 70% menores do que nas datas comerciais.

Neste sentido, vale aguardar um pouco mais para presentear e garantir compras melhores!

8.   Pague à vista

Comprar e pagar à vista é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de obter descontos e economizar. O pagamento à vista beneficia (e muito) o seu bolso enquanto consumidor – uma vez que evita endividamento e mantém seu fluxo financeiro livre nos próximos meses.

Vale destacar também que, assim como no caso do pagamento em dinheiro, os pagamentos à vista – mesmo aqueles no cartão ou boleto bancário – permite ao consumidor barganhar algum desconto. Afinal, muitas taxas são evitadas em compras sem parcelamento – e o lojista recebe o dinheiro de uma única vez.

Neste caso, a pesquisa de preços pode ser uma aliada para qualquer um que deseja fazer compras melhores no dia a dia. Verifique as lojas que oferecem o produto e identifique aquelas que ofertam produtos com descontos para pagamentos à vista.

Agora que você já conhece estas 8 dicas para comprar melhor no seu dia a dia, que tal descobrir como economizar ao mobiliar a casa?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *