Se você está precisando mobiliar uma casa ou trocar a decoração de alguns ambientes, provavelmente já enfrentou dificuldades em relação ao preço. Afinal, não é nada barato comprar tudo que um imóvel precisa para receber sua família, certo?

Todos conhecemos a angústia de ver a lista de compras aumentando sem imaginar quanto vai sair tudo isso ao final. Felizmente, existem opções que não só permitem que você pague menos pela mobília, como também proporcionam uma ambientação mais acolhedora e cheia de estilo para o seu lar.

Acha isso impossível? Então confira o artigo de hoje e veja como viver essa realidade por meio de um brechó de móveis!

Economize ao mobiliar sua casa

De uma coisa não há como escapar: mobiliar uma casa custa bastante. Por isso mesmo, é fundamental conhecer práticas de economia para diminuir os gastos e fazer o seu dinheiro render mais. Uma das primeiras dicas nesse sentido é saber que comprar móveis prontos sai mais barato do que fazê-los sob medida.

Ainda é possível encontrar várias maneiras de economizar. Além de pesquisar os preços e se planejar financeiramente para realizar esse gasto, a melhor orientação que podemos dar é: evite adquirir seus móveis em lojas tradicionais. Comprar móveis de bazar vai tornar o controle do seu orçamento muito mais fácil.

O brechó adquire objetos que outras pessoas não têm mais interesse em usar, mas que continuam cumprindo bem a sua função. Isso significa que você pode encontrar itens de muita qualidade e em ótimo estado por um preço bem menor do que se ele fosse comprado novo em uma grande loja. Nada mal, não é mesmo?

Aproveite as vantagens do brechó de móveis

Engana-se quem acha que os benefícios de comprar em brechó se resumem à economia. Você irá encontrar muitas outras vantagens ao colocar nossa dica em prática.

Confira!

Consumo consciente

Comprar móveis em um bazar proporciona que você faça gastos mais conscientes. Isso não tem relação apenas com o seu orçamento, mas com questões econômicas e sociais. Afinal, tudo que nós consumimos causa impactos positivos ou negativos — sejam eles ambientais, trabalhistas, etc.

Por isso, adotar os princípios do consumo consciente é uma boa prática. Investindo no reaproveitamento dos móveis, você deixa de contribuir com os processos produtivos de larga escala e ajuda a aquecer a economia sustentável ao fortalecer os pequenos e médios empreendimentos.

Itens únicos

Em geral, o acervo de um brechó de móveis é formado por antiguidades. Logo, é possível encontrar produtos diferenciados.

Imagine comprar o item antigo original em vez de adquirir peças novas que imitam o estilo retrô ou vintage! É essa a experiência que é um bazar oferece.

Além de encher a decoração da sua casa de charme, a mobília antiga conta histórias. Certamente, você encontrará no brechó alguns móveis que trazem lembranças da sua infância e da casa de seus pais ou avós. Esse lado afetivo é um benefício a mais.

Maior durabilidade

Você já ouviu falar que os produtos de antigamente eram feitos com maior qualidade e duravam mais tempo? Essa é uma verdade indiscutível quando se fala em mobiliário. Ao garimpar móveis de bazar, é possível encontrar peças de madeira que deixam bem claro seu diferencial em durabilidade.

Diante do contexto atual – no qual, muitas vezes, temos a necessidade que trocar ou adquirir novos produtos em pouco tempo, essa é uma vantagem relevante das compras feitas em brechós. Lá, você vai ter contato com móveis que, mesmo diante da ação do tempo, estão bem conservados e dão sinais de que ainda vão durar bastante.

Estilo

Nada como entrar em uma casa e ver a personalidade dos donos em cada canto. Para que isso aconteça, é essencial o cuidado na escolha dos móveis e do estilo de decoração. Além disso, móveis antigos ajudam muito.

Afinal, poucas coisas falam mais sobre você do que a sua própria história. Então, ter móveis e artigos de decoração que lembrem suas experiências e suas relações familiares garantem o estilo do seu lar. Sentir-se bem em casa é uma das maneiras de ter uma vida mais equilibrada.

Possibilidade de customização

Quem desejar ainda mais personalidade pode conseguir isso por meio da customização do móvel de brechó. Comprar uma peça antiga não significa que ela não possa participar de composições mais modernas.

Pelo contrário! Alguns itens ganham muito mais charme quando passam por uma nova pintura ou por pequenas reformas (com a troca de puxadores de uma cômoda).

A mistura entre o antigo e o moderno e traz estilo inigualável para sua casa. E o melhor: você mesmo pode fazer esse processo e estabelecer uma relação ainda mais íntima com seu mobiliário. Assim, sua casa ganha um toque mais pessoal.

Conheça opções de brechó

Se você se interessou em comprar móveis de bazar, certamente pode encontrar uma loja de antiguidades na sua cidade ou em locais próximos. Ir até lá para avaliar os produtos é uma dica para quem deseja verificar a qualidade dos itens pessoalmente antes de comprar.

Entretanto, também é possível garimpar o acervo de brechós e fazer essa compra pela internet. Uma das formas de encontrar essas opções é pesquisando por grupos de vendas de itens usados em redes sociais.

O site da OLX é outra boa opção. Ele reúne diversas pessoas que querem vender algo que não usam mais.

Existe uma categoria para móveis, onde você pode pesquisar itens do seu gosto. É importante destacar que o site não faz uma curadoria dos produtos, pois o contato é direto entre vendedor e comprador. Por isso, você deve ter cuidado ao avaliar a qualidade e as condições de venda do móvel.

O Enjoei é outro site de vendas que também tem uma categoria para móveis. A mediação entre quem vende e quem compra é mais segura, já que o site só libera o valor para o vendedor quando você recebe o produto e atesta a boa condição dele. Com isso, é possível fazer ótimos negócios.

Sem dúvida, aproveitar as oportunidades do brechó de móveis pode gerar muita economia! Antes de fazer as compras, lembre-se de ficar atento à qualidade do produto e avaliar se o estilo dele combina com as suas ideias para a decoração dos ambientes.

Já que você está organizando sua casa, que tal descobrir quais são os 4 fatores que valorizam um imóvel?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *