Buscar uma vida mais equilibrada é indispensável para uma rotina de sucesso. Engana-se quem imagina que uma mente saudável influencia apenas a rotina e relacionamento pessoais. As ações e resultados obtidos em âmbito profissional também estão atrelados ao estilo de vida equilibrado.

Quando o assunto é vida saudável, é válido ressaltar a importância de cuidar do corpo físico, do psicológico e dos momentos de descanso. Juntos, estes três pilares são capazes de construir uma rotina épica, exatamente como você precisa para conquistar suas metas e objetivos.

Mas não é somente isso. Existem alguns outros hábitos capazes de manter a sua vida mais equilibrada e totalmente saudável. Quer saber o que proporciona equilíbrio na vida e como é possível transformar os seus dias? Continue a leitura e descubra!

Como ter uma vida equilibrada e saudável?

Com rotinas cada vez mais agitadas, torna-se difícil manter pensamentos calmos e serenos. As pessoas estão constantemente “por um fio”, seja cumprindo prazos, entregando demandas urgentes ou lidando com desafios. Neste cenário, são grandes os riscos de muitos caírem em uma rotina negativa, que leve prejuízos ao eu interior e exterior.

Cabe dizer, ainda, que não são apenas os bons hábitos que propiciam equilíbrio a rotina, mas também o nível de dedicação a cada hábito. Pode parecer difícil, mas se tratam de ações tangíveis e com impactos positivos em todas as áreas da vida.

Conheça agora 6 hábitos essenciais para manter sua vida mais equilibrada e uma rotina vencedora:

1.   Evitar trabalho em excesso

O anseio pelos melhores resultados faz parte da vida de qualquer empreendedor, empresário ou colaborador de qualquer empresa. No entanto, é necessário conhecer os seus limites. Sabe-se, inclusive, que o vício em trabalho pode se assemelhar ao vício em drogas, por exemplo. E não é preciso dizer o quanto isso pode desequilibrar a sua rotina, certo?

Exercer suas atividades profissionais de forma descontrolada, permitindo que resquícios de trabalho penetrem em sua rotina doméstica e pessoal, por exemplo, compromete totalmente as demais áreas da sua vida. Resultado? Relações profissionais e familiares incompletas, comprometidas e desgastadas.

Jamais trabalhe de forma excessiva. Crie planejamentos tangíveis, ou seja, realmente possíveis. Organize suas tarefas em listas, considerando primeiro as mais importantes.

Lembre-se também de realizar primeiro as tarefas mais complexas e desafiadoras. Concluindo o primeiro obstáculo do dia, será mais simples cumprir os demais objetivos de forma leve e eficaz.

2.   Manter uma boa rotina de sono

Você costuma dormir poucas horas por noite e é daqueles que adentra a madrugada trabalhando? Reveja estas ações. Seguir uma má rotina de sono resulta em dias mais estressantes, além de elevar os níveis de ansiedade. Para manter sua vida mais equilibrada, dormir de 6 a 8 horas por noite é essencial e, segundo alguns estudos clínicos, o ideal.

Além de reduzir o estresse, uma boa noite de sono é capaz de combater o mau humor – o que é indispensável para a manutenção de um estilo de vida equilibrado.

Deve-se destacar, porém, que apostar em drogas para prolongar o sono noturno não é uma saída a ser considerada. Enquanto grande parte da população apoia-se em remédios e tranquilizantes, você deve fazer o contrário. Caso seja difícil “desligar”, tente inserir o consumo de chás naturais a sua rotina noturna, bem como o uso de lâmpadas com luz mais fraca, som ambiente ou leitura de um livro interessante.

3.   Dedicar tempo ao lazer

Você possui um hobbie? Gosta de ler, pedalar ou meditar? Saiba que dedicar tempo ao lazer, sobretudo a uma atividade que você realmente goste, auxilia no alívio da tensão devido às atividades mais densas do dia a dia, promovendo prazer e satisfação.

Quando estiver planejando a sua rotina de tarefas, inclua, pelo menos, uma hora para o lazer, seja individualmente ou em família. Você irá manter sua vida mais equilibrada e perceberá um salto na sua produtividade, já que estará mais relaxado, tanto mentalmente quanto fisicamente.

4.   Alimentar-se de forma balanceada

Não há como fugir do tema “alimentação balanceada” se você busca um estilo de vida equilibrado. Alimentar-se mal e não respeitar o seu corpo traz consequências devastadoras, incluindo obesidade, doenças metabólicas e mais ansiedade.

Para equilibrar a alimentação, busque uma consultoria nutricional capaz de lhe direcionar ao consumo dos alimentos ideais para o seu metabolismo.

É claro, sem contar com o fato de que consumir alimentos ricos em proteínas; livres de gorduras maléficas e agrotóxicos; além da ingestão de água, contribuem com o bom funcionamento do seu organismo.

5.   Consumir conscientemente

Num primeiro momento pode parecer incompreensível, mas você sabia que o consumo descontrolado está ligado a sua paz interior? Sim, isso é fato!

Quando você consome em excesso, sejam bens materiais ou imateriais, principalmente quando tais custos excedem o seu limite financeiro, as chances de você se estressar e desnortear a sua rotina são altas. Além do estresse, dentre os grandes males que o consumo desenfreado causa estão os distúrbios alimentares; cefaleias; ansiedade e depressão.

A saída para essa questão é planejar muito bem seus gastos e manter sempre as despesas menores do que as receitas.

Uma boa maneira de otimizar essa reflexão é criando uma rotina de organização financeira. Anote, na ferramenta que mais se adeque a sua necessidade, todas as receitas, despesas e provisões financeiras da semana, quinzena ou mês. Ao final do período, avalie os dados e faça um balanço, ajustando o que for pertinente.

6.   Refletir sobre suas ações

Assim como em qualquer projeto profissional, o sucesso da sua vida também requer planejamento, avaliação e ajustes. Por isso, considere reservar uma parte da sua rotina para refletir sobre suas ações, seja meditando, reavaliando os benefícios de uma vida equilibrada ou tomando nota dos resultados que não estão lhe agradando.

A melhor maneira de refletir sobre tais pontos é reservando-se em um local tranquilo, de preferência em contato com a natureza. Já imaginou pensar um pouco sobre a vida em um mar calmo ou no pico de uma montanha? Cenários paradisíacos propiciam reflexões valiosas e podem ajudar a manter sua vida mais equilibrada!

Hábitos eficientes para uma vida de sucesso

Não necessariamente todos os hábitos citados ao longo do artigo aplicam-se de forma perfeita em sua rotina. Você pode acreditar, por exemplo, que é mais feliz trabalhando durante as madrugadas do que ao longo do dia, não é?

Mas, acredite: o seu corpo e a sua mente podem ser treinados para extrair os melhores resultados, adequando-se a novas, e positivas, configurações.

Agora que você já conhece os 6 hábitos que podem te ajudar a manter sua vida mais equilibrada, que tal iniciar uma nova rotina hoje mesmo? Não desanime se não conseguir colocar todos em prática ao mesmo tempo ou num curto espaço de tempo. Lembre-se: a prática leva à perfeição.

Gostou das dicas? Conte nos comentários um pouco sobre os seus hábitos e como eles serão valorizados com as dicas! E compartilhe o artigo se você acredita que ele também pode ajudar a manter a vida de outras pessoas mais equilibrada.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *