4 minutes

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Sendo assim, quando surge uma vaga e, consequentemente, uma entrevista de emprego, é preciso se preparar para sair-se bem destacar-se da concorrência.

É bem comum que um candidato demonstre certo nervosismo e ansiedade antes da entrevista. Afinal, você não sabe o que o espera no momento “cara a cara” com o recrutador. Mas existem algumas estratégias para driblar a ansiedade e garantir uma entrevista segura e menos tensa.

A seguir, conheça as melhores estratégias capazes de manter a sua calma e eliminar a ansiedade nos momentos que antecedem a tão esperada entrevista.

Boa leitura!

Nervosismo na entrevista de emprego pode comprometer a contratação

Antes de mais nada, você deve saber que não há motivos para nervosismo na entrevista de emprego. Estas entrevistas devem ser encaradas como uma conversa franca junto ao entrevistador.

Na verdade, ele apenas deseja saber quem você é, suas habilidades e por que você seria interessante para a vaga em questão.

Existem candidatos que podem até sonhar com entrevista de emprego. Mas não é para tanto. Ao ficar ansioso e nervoso, as chances de você não conseguir passar uma imagem profissional, segura e realmente capaz de preencher a vaga são bem maiores.

Por isso, vale apostar em algumas dicas para entrevista de emprego, que certamente farão a diferença.

Vamos lá?

Pesquise sobre a empresa contratante

Nada mais comprometedor do que participar de uma entrevista de emprego sem conhecer a fundo o possível contratante, não é?

Obter informações sobre o segmento de atuação, projetos, diferenciais e ações que a empresa já realizou pode contar muitos pontos e, principalmente, reduzir o nível de ansiedade.Quando você não conhece a empresa, as chances de se sentir inseguro ao iniciar determinados assuntos, por exemplo, são grandes.

Por isso, antes da entrevista de emprego, faça uma pesquisa geral sobre a empresa. Visite páginas oficiais e redes sociais, conheça ações sociais, os concorrentes e saiba o que falam da empresa por aí.

Planeje as atividades pré e pós entrevista

Para que tudo saia bem na entrevista de emprego, você deve se planejar. Organize, preferencialmente um dia antes, todos os documentos necessários, a roupa que utilizará e, principalmente, conheça o trajeto da sua casa até o local da empresa.

Imagine que você está a caminho e é surpreendido por um congestionamento. A partir daí, a ansiedade pode vir à tona e deixá-lo inseguro e receoso. Se você possui tempo disponível, isso não será um problema.

Além do horário de início, atente-se ao horário de término da entrevista. Por prevenção, não agende qualquer compromisso entre 1 e 2 horas após a entrevista de emprego. O tempo pode se estender um pouco além do esperado.

Ao perceber que está atrasado para outro compromisso, o candidato tende a ficar nervoso e ansioso pelo encerramento da entrevista.

Medite

Meditar não é uma atividade comum para você? Pois saiba que tirar uns minutos para meditar antes da entrevista, ou até mesmo na noite anterior, traz inúmeros benefícios.

Se você sofre com ansiedade, meditar é ainda mais prazeroso. Neste momento, é possível se desligar e relaxar, eliminando todos os pensamentos sobre a entrevista de emprego.

Existem bons aplicativos de meditação guiada para iniciantes. Vale conferir e dar os primeiros passos.

Pratique atividades relaxantes

Além da meditação, existem outras atividades físicas que lhe auxiliam na busca pela tranquilidade e redução da ansiedade. Se forem ao ar livre, por exemplo, são ainda mais satisfatórias.

Caminhadas e corridas são excelentes atividades para desestressar. Junto a isso a leitura, trabalhos manuais, filmes, seriados, andar de bicicleta e passar um tempo junto de seu animal de estimação também favorece o bom-humor e a tranquilidade.

O importante, na verdade, é praticar alguma atividade que lhe faça sentir bem e auxilie no controle do foco ao que realmente importa. Não há melhor forma de se preparar para uma entrevista do que praticando atividades relaxantes e prazerosas.

Simule uma entrevista

Treinar antes de uma entrevista de emprego é bom não somente para se tranquilizar, mas também para visualizar um possível cenário que será reproduzido na entrevista real.

Para oferecer mais realidade à simulação, faça um levantamento com algumas perguntas que provavelmente o recrutador fará. Depois, treine suas prováveis respostas para cada uma das questões.

Pode parecer clichê, mas saber exatamente como responder na entrevista de emprego mantém seu controle emocional, reduzindo os níveis de ansiedade e nervosismo.

Ao finalizar a simulação, você pode avaliar o seu desempenho e, se necessário, ajustar os pontos que forem necessários antes mesmo da entrevista oficial.

Cuide da alimentação

Você sabia que uma alimentação balanceada também é uma ferramenta poderosa para manter a calma antes da entrevista de emprego?

Algumas comidas e bebidas naturais, por exemplo, elevam os níveis de serotonina, o hormônio responsável pelo bem-estar. Por outro lado, os industrializados devem ser evitados a qualquer custo.

Banana, morango, aveia, nozes, arroz e cereja são alguns destes alimentos que pode ser consumidos. Quanto às bebidas, dê preferência para sucos 100% naturais e água.

Você é fã de chás? Há várias opções com efeitos calmantes e o melhor: totalmente naturais. Camomila, passiflora, erva-cidreira e valeriana são algumas opções que, se inferidas 3 vezes ao dia, prometem relaxamento.

Momentos antes da entrevista não consuma bebidas alcoólicas e evite refrigerantes.

Defina suas perguntas sobre a vaga e a empresa

Ao término da entrevista de emprego, é bem comum que o selecionador pergunte se o candidato possui alguma dúvida ou deseja perguntar algo. Nesta hora, quase 100% dos candidatos sabe que deve perguntar mas, devido ao nervosismo, esquece.

Uma boa boa saída para esse momento é definir as perguntas que você fará. Se durante a entrevista os questionamentos forem levantados naturalmente, não repita novamente a pergunta. Isso pode causar uma má-impressão ao recrutador.

E então, gostou do artigo de hoje? Percebeu que não há motivos para nervosismo na entrevista de emprego? Basta se preparar, apostar em atividades que lhe auxiliem a relaxar e estar atento às perguntas do recrutador. Essa fórmula é certeira!

Curtiu este conteúdo? Então compartilhe e ajude outras pessoas nas futuras entrevistas de emprego!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply