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Você já deve saber que para alavancar as vendas e oportunidades de negócio a sua empresa deve ser vista na internet, certo? Empresas bem posicionadas no Google, por exemplo, tendem a converter em maior volume. Se o seu negócio é pequeno e local, uma boa pedida é considerar o algoritmo das buscas locais do Google.

Refletindo sobre o impacto do SEO local: as chances de você atingir novos clientes em um pequeno raio de distância é mais expressivo do que em um determinado estado ou país inteiro, por exemplo.

Quer começar a desenhar a sua estratégia junto ao algoritmo das buscas locais do Google mas não sabe como começar? O conteúdo deste artigo vai lhe ajudar.

Boa leitura!

Antes de tudo: o que é o algoritmo de buscas locais do Google?

Enquanto o algoritmo de buscas do Google trabalha na organização dos resultados com foco na pergunta do usuário, o algoritmo de buscas locais do Google prioriza não só a resposta para pergunta, mas também a melhor solução considerando a localização demográfica do usuário.

Considere que você deseja pedir uma pizza pelo delivery. Você abre a busca do Google e digita “pizzaria delivery”. As respostas que você receberá, que são os nomes e telefones das pizzarias, serão apresentadas considerando a sua localização demográfica atual.

Se a pizzaria investiu em uma boa estratégia de SEO local e utilizou a fórmula NET (nome, endereço e telefone), provavelmente o resultado da sua busca trará o nome da pizzaria, endereço físico e telefone – dados úteis ao usuário.

O algoritmo das buscas locais do Google é especialmente vantajoso para empresas que possuem espaço físico!

Como funciona o algoritmo de busca do Google?

Com centenas de milhares de páginas no Google, o mecanismo de busca utiliza um algoritmo para organizar todo o conteúdo disponível – priorizando aqueles que possuem maior relevância e entregam as respostas ideais a pergunta do usuário.

Até indexar as páginas e ranqueá-las na SERP, que é a página de resultados, o algoritmo de busca do Google realiza muitas análises. Elas vão desde ao rastreamento dos links até a avaliação da qualidade do conteúdo publicado.

Primeiro, o algoritmo rastreia todas as URLs disponíveis pela internet. O rastreamento somente é possível em páginas com conteúdos que o Googlebot consegue ler e indexar. Um bom exemplo de conteúdos  não lidos são os desenvolvidos em flash.

Em seguida, o algoritmo faz a indexação das páginas. Nesta fase, as páginas são lidas apenas como texto, sendo categorizadas de acordo com seu conteúdo.

Para serem amigas do algoritmo e corretamente indexadas, as páginas devem conter as palavras-chaves do assunto. Assim, quando o usuário digitar a referida palavra, o Googlebot saberá exatamente quais URLs podem responder àquela pesquisa.

Por fim, há a etapa de ranqueamento da página – etapa relevante para o destaque do negócio, produto ou empresa. Aqui, o Googlebot organizar as URLs de acordo com a qualidade das respostas que oferece ao usuário.

Vale destacar também que se a sua empresa está bem posicionada pelo algoritmo de busca do Google, o mecanismo entende que seu conteúdo é relevante e o prioriza.

Para o ranqueamento são considerados inúmeros fatores, dentre eles: site responsivo, qualidade e profundidade do conteúdo, tempo de carregamento e  usabilidade.

O algoritmo de buscas do Google é constantemente atualizado. São tanto atualizações mais robustas quanto mais simples. Estima-se que sejam mais de 500 atualizações ao ano. A última grande modificação aconteceu em junho de 2019.

Dicas para fazer SEO local e ranquear melhor

Não há outro caminho. Se você quer que sua empresa seja encontrada por potenciais consumidores da sua região, deve criar um estratégia específica para eles. Esse é o SEO local.

Um dado importante para compreender a necessidade de apostar no SEO local: atualmente, 86% dos usuários do Google utilizam o celular para pesquisar lojas, academias, restaurantes e outros comércios. Sendo assim, empresas que surgem primeiro nas buscas do Google são as primeiras escolhas da audiência.

Confira agora como atender ao algoritmo das buscas locais do Google e destacar sua empresa no mercado local.

Tenha um site otimizado

  • Telefone, endereço;
  • Mapa de localização;
  • Nome da cidade no título e descrição do site;

Seja autoridade na sua região

  • Crie um blog dentro do seu site
  • Faça parcerias com estabelecimentos;
  • Insira termos relacionados a sua cidade em seus conteúdos;
  • Faça parcerias com influencers da região;
  • Priorize notícias e acontecimentos regionais

Cadastre-se no Google Meu Negócio

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Avaliações de clientes;
  • Comentários, perguntas e respostas;
  • Fotos de visitantes ou próprias;
  • Vídeos curtos de 30 segundos

Esteja presente em plataformas de avaliação e redes sociais

  • Tripadvisor;
  • Foursquare;
  • Facebook;
  • Instagram

Algoritmo do Google 2019: foco na intenção de busca

Além das estratégias de SEO local mencionadas, o algoritmo do Google 2019 foca as atenções na intenção de busca do usuário. Ou seja, você precisa otimizar a sua página para que o Googlebot possa responder aos desejos do usuários.

Buscas como “o melhor restaurante para mim’ ou ‘’o melhor salão de cabeleireiro’’ são cada vez mais frequentes. Neste cenário, você deve direcionar o conteúdo para que a necessidade do usuário seja estabelecida.

Uma preocupação que a empresa não deve ter é a de repetir incansavelmente as palavras-chaves do seu negócio no conteúdo. O Googlebot é inteligente e sabe avaliar a profundidade do seu conteúdo referente à determinada keyword.

Ao produzir qualquer conteúdo de qualidade, naturalmente os termos buscados irão aparecer durante a discussão. Lembre-se que a qualidade é o ponto-chave para o bom ranqueamento da página.

Uma coisa é certa: o algoritmo das buscas locais do Google é complexo e ainda receberá muitas atualizações. Por isso, você deve manter-se atento as alterações e se concentrar na solução perfeita para o usuário. Se esta for a preocupação principal, pode ter certeza que a sua empresa será vista, considerada e escolhida como melhor opção na sua região.

Se você está criando estratégias que fortaleçam a sua presença na web, continue acompanhando todos os artigos do blog. Diariamente você tem acesso a conteúdos de valor sobre marketing e vendas, finanças e outros assuntos correlatos!

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Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

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