4 minutes

A casa própria é o sonho de boa parte da população brasileira. Pagar aluguel, para alguns, não é agradável, principalmente quem tem família e uma vida estável na cidade na qual vive.

Contudo, se entregar aos financiamentos de imóveis não é nada benéfico. Afinal, sabe-se que o valor pago, no final do financiamento, será muito maior do que o valor financiado.

Para fugir desse problema, uma solução que as pessoas encontram é construir seu próprio lar. Mas, como fazer isso? Por mais que haja dúvidas, é verdade que, planejando-se bem, é possível economizar muito e ter uma residência maravilhosa.

Está pensando em construir sua moradia? Então leia o post e descubra 10 dicas para economizar na construção da casa própria para construí-la sem medo e sem gastar mais do que o necessário!

1. Pesquise os materiais

Vá em lojas, pesquise na internet o valor dos materiais necessários e compare os preços. Ainda, saiba que não é só de tijolo e cimento que uma boa casa pode ser feita.

Pense em outros materiais que podem ser utilizados. Que tal usar containers, madeira pré fabricada ou contruir uma cada mais ecológica?

Veja as alternativas e faça os cálculos.

2. Prefira espaços mais abertos

Casas com espaços abertos, que integram mais de um cômodo, podem ser mais econômicas. Além de estarem em alta, na hora de montá-los será necessário bem menos materiais e mão de obra que em um imóvel com cômodos fechados.

Integrar cozinha, sala de jantar e estar, por exemplo, fica bastante bonito e deixa o ambiente mais refrescado, limpo e espaçoso.

3. Fale com um especialista

Por mais que você idealize a casa dos seus sonhos, se você não é um profissional que trabalha na área, não poderá construí-la do zero. Afinal, correrá o risco de cometer erros, inclusive, muito graves.

Construção é assunto sério. Por isso, não pense que irá conseguir fazer sozinho ou com ajuda de alguns pedreiros.

Leve a sério as instruções do arquiteto ou engenheiro para não ter problemas no futuro e planeje a planta do seu imóvel junto com eles!

4. Construa seu próprio mobiliário

Veja e compare o valor dos móveis que deseja para a casa. Depois, olhe se não será mais em conta comprar usados ou de segunda mão.

Se ainda quiser gastar menos, pense se não será mais acessível construir seu mobiliário.

Use redes sociais como o Pinterest para ter dicas de como construir bons móveis com artefatos usados, que as pessoas jogam fora ou com materiais mais em conta. Há ainda muitos tutoriais estilo do it yourself de pessoas fazendo móveis e decoração com reciclados, produtos baratos e que as pessoas consideram lixo.

Vale a pena pesquisar e conferir. Recicle e use a imaginação!

5. Seja criativo na decoração

Além de usar a imaginação para criar o próprio mobiliário, que tal usar materiais bem diferentes para fazer a decoração? É uma ótima forma de guardar dinheiro e evitar a produção de lixo.

Sobrou algum cano de pvc ou outro material? Que tal criar quadros, vasos para plantas, decorar a mesa ou fazer um porta trecos? Use a criatividade!

6. Evite desperdícios

Todo desperdício não é bom, independente do que seja. Por isso, procure comprar somente os materiais que for usar e tente ao máximo usar tudo, evitando jogar qualquer coisa fora.

Comprar muito e depois não usar ou comprar a quantidade certa mas desperdiçar o que poderia ser usado em outro momento não é bom!

7. Construa uma casa econômica

Pense também no futuro e no que você pode fazer para deixar seu lar o mais econômico possível. Por isso, siga algumas dicas que pode ajudar a economizar dinheiro nos momentos posteriores quando estiver morando na casa:

  • priorize os ambientes abertos. Assim, você poderá se beneficiar da luz natural e economizar na conta de luz;
  • painéis solares são ótimos e bastante ecológicos. Pesquise e veja como instalá-los;
  • compre lâmpadas, chuveiros, torneiras e eletrodomésticos mais econômicos e ecológicos.

Desta forma, você poderá contribuir com o meio ambiente e seu bolso ficará bastante contente com a economia que fará!

8. Faça uma planilha e reveja os gastos

Obviamente, você não deve sair comprando o que vê pela frente para construir a casa. Faça um orçamento, defina o valor que poderá usar e deixe uma quantia para eventuais surpresas no meio da construção.

Em hipótese alguma exagere ou saia muito do valor que você pode usar, pois poderá ter problemas financeiros futuros e isso ninguém gosta, não é mesmo?

Conheça seu padrão de vida e pense, principalmente, em como você quer estar financeiramente no futuro. Imagino que sem dívidas enormes, certo?

9. Pergunte aos que já fizeram uma casa

Converse e pegue dicas com outras pessoas que construíram suas próprias casas. Muitos poderão dar insights incríveis para economizar ainda mais.

Converse principalmente com pessoas que levam um estilo de vida mais minimalista, pois estas saberão dar conselhos mais interessantes ainda.

10. Seja humilde

Talvez uma das dicas mais importantes e que deve ser reforçada. Já foi dito antes que deve-se conversar com pessoas que têm um estilo de vida mais simples, economizar ao máximo nos materiais, usar a criatividade para fazer móveis e decoração com produtos não utilizados e, principalmente, ter noção da sua condição financeira atual.

Por mais que fiquemos na expectativa e queiramos deixar nosso novo lar o mais perfeito possível, devemos também ser humildes e saber que o que mais importa é ter um lugar para chamar de seu que seja confortável, seja a sua cara e que faça você se sentir bem.

Por isso, cuidado com o excesso. Pense no bem estar, pois de nada adianta morar em um ambiente luxuoso e ter problemas financeiros para mantê-lo!

Conclusão

A casa própria, desejada por muitos, pode ser conseguida sem ser  necessário financiamentos e endividamentos. Basta ter criatividade, consciência de sua condição financeira, saber lidar bem com gastos e pesquisar muito antes de colocar o plano em ação.

Construir a própria residência pode ser a maneira ideal para economizar. Se este for seu objetivo, não deixe de seguir as dicas do artigo e faça já a casa dos seus sonhos!

Você ainda está indeciso em relação a isso? Então descubra 5 motivos para você continuar no aluguel para saber qual a melhor alternativa para você!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply