Consultar score, até algum tempo atrás, era uma tarefa difícil para muita gente. Mas, nos últimos anos, esta prática tem sido facilitada pelas empresas de análise de crédito.

E não poderia ser diferente: afinal, o score tornou uma peça-chave no planejamento financeiro e no acesso a produtos oferecidos por bancos e outras instituições. Por isso, é fundamental que você saiba do que se trata e como utilizá-lo a seu favor.

Acompanhe o artigo de hoje para saber mais informações sobre a pontuação de crédito no mercado e descubra como consultar score em poucos minutos!

O que é score?

O score é uma nota de crédito que todo CPF ativo no Brasil recebe. Ou seja, todos os brasileiros têm um determinado índice que representa o seu histórico financeiro.

Ele é calculada por instituições especializadas, como o Serasa e o Boa Vista SCPC. Na prática, essa nota indica a probabilidade da pessoa realizar o pagamento de suas contas em dia.

Por isso, ela é muito utilizada por bancos e financeiras para analisar o perfil dos consumidores que solicitam algum produto — como cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos. Há alguns anos, apenas as empresas podiam conhecer o score do consumidor. Agora, isso mudou e todos nós podemos consultá-lo.

Mas, de que maneira as instituições calculam um score justo para cada cidadão? É simples: elas avaliam o histórico das pessoas a partir de alguns requisitos.

Entram no cálculo, por exemplo, eventuais dívidas e procura por crédito no mercado, além dos pagamentos que realiza até a data de vencimento.

A pontuação do score pode ir de 0 a 1.000 pontos. Para chegar ao seu número, o Serasa e o Boa Vista comparam o seu histórico com uma média estatística que considera pessoas de perfil financeiro semelhante. Dessa forma, a sua nota está relacionada ao grupo do qual faz parte.

Um score menor do que 300 pontos é considerado baixo, indicando alto risco de inadimplência. Já as notas entre 300 e 700 apresentam um risco médio. Quem tem acima de 700 pontos está com score alto e oferecem maior segurança de que podem pagar suas contas em dia.

Qual é a importância do score?

Como você viu no tópico anterior, o score é utilizado por empresas, bancos e instituições financeiras para analisar se concedem ou não o crédito para um consumidor. Ou seja, essa avaliação será feita sempre que alguém solicitar o cartão de crédito ou crediário de uma loja, empréstimos ou financiamentos em bancos, consórcios em administradoras etc.

Pensando nisso, não restam muitas dúvidas em relação à importância desse índice, certo? Ele acompanha você em todas as transações que fizer ou desejar fazer no mercado financeiro. Afinal, as empresas precisam conhecer o histórico de bom pagador antes de conceder algum serviço para o consumidor.

Na prática, isso significa que quanto mais alta é a sua nota, maiores são as probabilidades de você conseguir boas condições quando buscar crédito no mercado. Um score alto indica que você costuma pagar suas contas e se responsabilizar pelas dívidas que faz, evitando a inadimplência e o descontrole financeiro.

Investir na melhora do seu índice é uma boa estratégia para aproveitar, por exemplo, menores juros quando precisar de um financiamento ou empréstimo. Como o risco de inadimplência não é grande, os bancos podem diminuir as taxas cobradas.

Entretanto, vale destacar que a nota não dá garantias de aprovação do crédito — as instituições bancárias não consideram apenas esse elemento, mas também outros critérios.

Como consultar seu score?

Quer aprender a consultar score e acompanhar mais de perto o seu perfil financeiro? Fazer isso é bem simples.

Primeiro, você precisa saber quais são os órgãos que fazem o cálculo do índice. Os principais são o Serasa e o Boa Vista SCPC. A sua nota pode ser diferente nesses dois, pois cada um faz os seus próprios cálculos.

A consulta do score pode ser feita facilmente online e o caminho para isso é bem semelhante nas duas instituições. Basta acessar o site do Serasa e do Boa Vista SCPC, preencher seus dados e fazer login no sistema para ver sua nota.

Você precisará fazer o cadastro nos sites no primeiro acesso. Depois, basta entrar com as informações cadastradas.

Além de mostrar a sua pontuação, as instituições apresentam a média do score das pessoas na sua faixa de idade e perfil financeiro. Essa é uma informação interessante para que você verifique como está o seu comportamento e padrão de consumo.

Como aumentar seu score?

Ter acesso às informações relacionadas ao seu perfil financeiro é um grande avanço para os consumidores brasileiros. Afinal, com isso, você consegue ter maior controle de como está a sua imagem perante os bancos e instituições financeiras. E pode saber também quais estratégias utilizar para melhorar seu desempenho.

Por isso, não se sinta mal caso se depare com uma nota baixa ao consultar o score. Existem maneiras de aumentá-la.

O mesmo vale para as pessoas cujo índice já é um valor médio: é possível aperfeiçoar e apresentar uma nota cada vez mais alta. Algumas dicas simples vão lhe ajudar:

Verifique suas informações

O primeiro passo para melhorar seu score é verificar se o Serasa e o Boa Vista estão com seus dados atualizados. Além de corrigir informações cadastrais, você pode ser beneficiado aderindo ao cadastro positivo.

O cadastro positivo é uma campanha em que os consumidores inserem seu CPF e autorizam as instituições a acompanhar mais de perto os pagamentos que realizam.  Dessa forma, todas as contas que você mantém em dia vão ser úteis para melhorar seu score.

A adesão ao programa pode ser feita no site das duas instituições.

Negocie dívidas

Um dos principais motivos para ter um score menor que 300 pontos é estar inadimplente. Se a sua nota foi muito baixa e você desconhece dívidas no seu nome, é interessante pesquisar sobre isso para verificar.

No caso de encontrar uma pendência, procure negociá-la o quanto antes. Romper com a inadimplência é uma etapa essencial para melhorar seu perfil financeiro.

Mantenha suas finanças organizadas

O score é o retrato do seu planejamento financeiro. Quem paga as contas em dia e evita o descontrole no consumo tem o melhor histórico e vai conseguir uma nota maior.

Logo, tenha o cuidado de organizar suas finanças de forma que não seja preciso recorrer à ajuda de bancos — pois muitas solicitações de crédito também empurram seu índice para baixo.

Depois de descobrir como consultar seu score, não deixe de acompanhá-lo de perto e ser ativo na modificação dele. Ter uma boa nota pode fazer muita diferença na sua relação com o mercado financeiro. Sem dúvida, colocar as nossas dicas em prática vai ser muito útil para alcançar esse objetivo!

Quer mais dicas para manter as finanças em ordem? Assine nossa newsletter do site e não perca nossos conteúdos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *