Organizar as finanças não é uma tarefa simples. Mas, em geral, ela pode ser considerada mais fácil quando você ainda está solteiro. Afinal, ter uma vida de casado ou começar uma família gera uma série de gastos a mais para incluir no orçamento.

Então, se a organização financeira tem sido um desafio na sua vida, conheça as nossas dicas de planejamento financeiro para solteiros. Com elas, vai ficar mais fácil organizar a rotina e aproveitar essa fase para juntar dinheiro e garantir um futuro mais confortável.

Vamos lá?

Monte seu orçamento

O primeiro passo para exercer um maior controle financeiro é conhecer o seu orçamento. Seja de mesada dos pais, bolsa de estágio, trabalho freelancer ou um salário de emprego formal, você precisa colocar todas as suas rendas e os seus gastos no papel.

Um aplicativo de controle financeiro é muito útil nesse momento. Ele permite registrar facilmente tudo que entra e sai da sua conta. Assim, fica fácil acompanhar suas movimentações financeiras e saber como está o seu orçamento.

Entretanto, não é suficiente anotar a sua renda e os seus gastos. É preciso, ainda, avaliar o seu padrão de consumo e fazer um planejamento financeiro. Ou seja, você deve, de fato, estar no controle do seu orçamento.

Para isso, experimente dividir seus gastos por categorias e analisar os gráficos que o aplicativo de finanças oferece. Eles promovem avaliações muito eficientes sobre a sua vida financeira. Dessa forma, você vai saber exatamente quanto tem gastado em cada categoria (como transporte, alimentação, moradia e etc).

A partir daí, é possível colocar teto de gastos e decidir de forma mais consciente como usar o seu dinheiro. Outra utilidade muito interessante do aplicativo de finanças é controlar as datas de vencimento das suas contas: você registra e acompanha os pagamentos, impedindo atrasos e cobrança de juros.

Evite gastar dinheiro com coisas desnecessárias

O planejamento financeiro para solteiros também precisa envolver a economia. Para isso, é essencial controlar o seu consumo e evitar gastos desnecessários ou compras feitas por impulso.

Esse é um dos maiores desafios do controle financeiro, principalmente quando consideramos que a vida de solteiro costuma envolver gastos significativos com lazer.

A menor demanda com contas fixas permite uma liberdade maior. entretanto, isso não deve significar descontrole financeiro.

Para saber se você está gastando dinheiro com coisas desnecessárias, avalie os seus custos nos últimos meses e veja se há algo que poderia ter sido cortado. Observe também possíveis serviços subutilizados na sua rotina, como pacote de TV a cabo ou internet e telefone.

O ideal não é cortar tudo que seja considerado supérfluo. Afinal, é importante ter autonomia para gastar o dinheiro como coisas que lhe deixam feliz. A questão é economizar no que não é tão importante e, assim, ter mais dinheiro para suas prioridades.

Controle o uso do cartão de crédito

Na tarefa de controlar suas compras, a moderação no uso do cartão de crédito é fundamental. O jovem solteiro corre maiores riscos de perder o controle do crédito e acabar com grandes dívidas.

Por isso, não esqueça que os pequenos gastos mensais se acumulam e podem acabar em uma grande fatura. O ideal é registrar os gastos do cartão de crédito no seu aplicativo de finanças logo que eles sejam feitos. Dessa maneira, você consegue acompanhar como está o uso dele ao longo do mês.

Outro cuidado essencial quando falamos desse assunto é não considerar o limite do cartão como uma renda extra. Na realidade, ele é uma conta a mais. Ou seja, nada de usá-lo como complemento de renda quando o dinheiro acabar no final do mês. Cada gasto no cartão deve ser planejado, como todos os outros que você faz.

Aproveite promoções

Usufruir de períodos promocionais em lojas é uma das maneiras mais eficientes de economizar. Os gastos com supermercado, por exemplo, podem diminuir muito se você desenvolver o hábito de acompanhar as campanhas de desconto realizadas pelas empresas.

A mesma ideia vale para outras compras. Na internet, é possível comparar preços em diversos locais, encontrar promoções e cupons de desconto e, ainda, comprar produtos por preços muito menores.

Até mesmo gastos grandes podem ser muito reduzidos por meio da procura por promoções. É o caso de viagens — em sites de hospedagem ou de compras coletivas você encontra preços bastante competitivos. Os mesmos sites podem ser utilizados para fazer passeios gastando menos.

Conheça alternativas de lazer mais baratas

Um dos principais vilões do planejamento financeiro para os solteiros é o lazer. Afinal, essa costuma ser uma fase que envolve muitas saídas com amigos, viagens, shows e outros programas de entretenimento. No final do mês, isso tudo não sai barato.

Mas é claro que ninguém quer deixar de lado sua felicidade e qualidade de vida apenas para economizar. Então, qual é a saída? A melhor opção é procurar alternativas mais baratas para manter a sua vida social e substituir alguns dos seus programas.

Por exemplo, uma noite de festa pode ser trocada por receber os amigos em casa gastando menos. Uma Ideia semelhante pode ser usada para substituir a ida ao cinema por um filme em casa. Importante destacar que não estamos falando de fazer isso com todas as saídas do mês — apenas com algumas.

Uma possibilidade muito interessante é procurar saber que opções de entretenimento sua cidade oferece. Em capitais, principalmente as turísticas, é comum acontecerem eventos gratuitos (como exposições e shows). Além disso, você pode aproveitar praças, parques e outros espaços para se divertir com amigos.

Tenha uma reserva de emergência

Se você quer ter sucesso de verdade no seu planejamento financeiro é importante conhecer o conceito de reserva de emergência. Ela é fundamental para manter o equilíbrio do orçamento e oferecer segurança mesmo nos momentos de crise financeira.

Pense no que você faria hoje se ficasse sem salário. Provavelmente, seria necessário parar o seu consumo e adaptar à rotina a uma realidade sem renda, certo? O objetivo da reserva de emergência é exatamente evitar isso.

Ou seja, essa reserva é um dinheiro que você poupa e deixa disponível para momentos emergenciais. Ele pode ser utilizado para pagar gastos imprevistos, resolver urgências e oferecer equilíbrio financeiro quando você passar por alguma instabilidade.

Com essas nossas dicas, você tem tudo para montar um planejamento financeiro para solteiros incrível. Dessa maneira, vai conseguir ter uma vida mais equilibrada e realizar mais coisas com seu dinheiro, sem se esquecer de se preparar para o futuro.

E então, nossas informações foram úteis? Aproveite para assinar a newsletter do site e seguir nossas redes sociais para acompanhar os conteúdos que publicamos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *