Você já tentou conseguir um empréstimo e foi barrado pelo banco ou teve a solicitação de emissão de cartão de crédito negado pelas instituições financeiras?  Se a resposta for sim para qualquer uma destas perguntas, é possível que você esteja com o score de crédito baixo.

Para evitar esta situação, não há outra saída a não ser reverter este quadro e aumentar o score de crédito baixo para voltar a ter acesso ao crédito disponível no mercado. Continue a leitura do artigo de hoje para entender um pouco mais sobre o score de crédito e descobrir como elevar o seu através de bons hábitos financeiros.

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma espécie de pontuação. É a ferramenta que as instituições financeiras utilizam para checar se o consumidor possui capacidade para pagar o empréstimo que poderá ser concedido. Baseado neste score, elas decidem se a pontuação é alta o suficiente para liberar ou não o empréstimo solicitado.

Por isso, um score de crédito baixo pode impedir que você tenha acesso ao crédito – seja um empréstimo pessoal, cheque especial, cartão de crédito ou qualquer outra modalidade.

E como é calculado esse score?

O score baseia-se em uma pontuação de 0 a 1000, que é feita através da análise das informações do consumidor perante o pagamento das dívidas. Para isso, é necessário levantar  dados de idade, renda, estado civil e possíveis registros no SPC ou na Serasa.

Assim, é feito um cálculo estatístico e o sistema infere uma pontuação ao consumidor. Quanto mais alto o valor atribuído, maiores suas chances de empréstimo. Uma pontuação baixa indica inadimplência – logo, diminuem as chances de se conseguir o empréstimo.

Em geral, uma pontuação  acima de 700 pontos indica pouco risco de inadimplência. Entre 300 e 700 pontos, o risco é médio. Já abaixo dos 300 pontos, este risco de inadimplência se torna alto.

Por que tenho um score de crédito baixo?

Se você está com um score de crédito baixo, como já falamos, é bem possível que suas chances de conseguir o crédito diminuam consideravelmente. Mas por que o score caiu?

Em geral, um score de crédito baixo pode espelhar hábitos financeiros ruins, como atraso no pagamento de contas, inadimplência, entre outros percalços financeiros, que acabam aparecendo no momento da analise pela instituição financeira.

Como reverter meu score de crédito baixo?

Se o seu score foi muito abaixo do esperado, não é necessário se estressar. O score é apenas um número variável, e pode ser alterado ao longo do tempo e aparecer em um nível mais alto em outra consulta.

Para reverter este quadro, seguir algumas dicas relacionadas a bons hábitos financeiros será fundamental. Em primeiro lugar, você precisa ter controle financeiro.

Uma boa forma de realizar isso é através de uma planilha mensal de gastos. Não sabe fazer a sua planilha ainda? Então clique aqui e aprenda a fazer e controlar a sua.

É preciso pagar as contas em dia e se esforçar para quitar dívidas, se as tiver. Negocie suas dívidas com os credores e pague-as, preferencialmente de maneira antecipada. Com as finanças em ordem, não deixe de realizar investimentos.

Evite contrair novas dívidas e seja um bom pagador. Manter seus dados atualizados também é fundamental para aumentar o score e reverter o quadro de score de crédito baixo.

Como consultar meu score?

Muita gente ainda não sabe, mas é sim possível consultar seu score de crédito online, de maneira simples e prática. No Serasa Consumidor ou no Boa Vista SCPC o consumidor pode realizar esta consulta e verificar se sua situação é de score de crédito baixo ou alto.

Para entender mais sobre o SCPC,  SPC e Serasa, clique aqui.

Seguindo todos estes passos você consegue descobrir e monitorar seu score e, em caso de score de crédito baixo, focar-se para reverter este processo mantendo um bom planejamento financeiro e bons hábitos em relação às suas finanças

Este artigo foi útil para você? Se gostou, então aproveite para assina a nossa newsletter acompanhar bons conteúdos para auxiliar você a organizar sua vida financeira e investir corretamente.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *