A possibilidade de ter dívidas assusta muita gente, e costuma se transformar em um grande pesadelo na vida financeira de qualquer pessoa quando se torna, de fato, uma realidade. O problema pode tomar tamanhas proporções de desespero e preocupação que acaba ultrapassando o nível financeiro e acaba por atrapalhar a vida como um todo, levando ao estresse e até ao desgaste da saúde.

Embora nestas horas tudo o que a maioria das pessoas pensa é em se livrar das dívidas, o melhor a fazer é não se desesperar e ter em mente que, com o planejamento correto, é possível vencer essa batalha e se livrar das dívidas de uma vez por todas.

Se você está passando por uma situação de endividamento ou conhece alguém que precise de ajuda, confira no artigo de hoje algumas dicas que podem ajudar qualquer um a quitar dívidas e manter uma vida financeira mais organizada.

1. Assuma o problema

Tentar se enganar, continuar fazendo tudo da mesma maneira e jogar o problema para baixo do tapete pode ser fácil, mas muito pouco eficiente. O melhor a fazer por quem quer sair do buraco e se livrar das dívidas é encarar a questão de frente, admitir o problema  para si mesmo, para a família e para quem mais for preciso, estando sempre aberto a falar a respeito da situação e de como resolvê-la.

2. Assuma um compromisso

Depois de passar pela fase emocional de admitir o problema, é hora de se esforçar para resolver o problema. Se responsabilize pelo ato de sair desta situação de dívida, mantenha um compromisso consigo mesmo.

Neste momento, é importante evitar a procrastinação. Empenhe-se em encontrar uma solução que caiba no seu bolso, mas que pode ajudar você a dar os primeiros passos para ter uma vida financeira muito mais organizada.

3. Faça as contas

Hora de sentar com papel e caneta  na mão e analisar os gastos. Para onde está indo o dinheiro todos os meses e qual o valor da sua dívida? Fazer um mapeamento das suas obrigações em atraso e dos seus ganhos mensais é um passo muito importante para começar a ter controle das suas finanças e se livrar das dívidas.

Além disso, esta etapa pode dar a você insights de como resolver a questão, além de deixar sua vida financeira muito mais clara para si e para todos da sua família.

4. Programe o pagamento

Agora que você analisou a dívida e sua vida financeira, chegou a hora de fazer as contas: analise sua renda e as contas que precisam ser pagas e o valor dos gastos essenciais. Veja quanto da sua renda pode ser destinado a quitar suas dívidas e comprometa-se em pagá-las.

Mas atenção: na hora de negociar com credores, procure não fomentar acordos que não pode cumprir. Seja transparente e ofereça propostas que caibam no seu bolso e que não comprometam suas demais obrigações mensais, ok?

5. Foque na economia

Focar na economia e no consumo consciente: esta é a regra de ouro para os momentos de vacas magras. Hora de apertar o cinto, deixar de ir nos restaurantes mais caros, cortar programas de lazer que pesam no bolso, entre outras mudanças que podem resultar em economia.

Neste período, é possível que você precise fazer alguns cortes no orçamento. Para evitar ter grandes perdas de qualidade enquanto você está lutando para se livrar das dívidas, vale a pena ser criativo na hora de enxugar as despesas, buscando alternativas para compensar os cortes – como realizar atividades de lazer gratuitas e saudáveis, por exemplo.

6. Busque um dinheiro extra

Procurar por novas fontes de renda ou considerar vender itens dos quais não precisa mais pode ser muito útil para quem deseja se livrar das dívidas. Tem algum item que não utiliza? Anuncie-o em lojas online e junte uma graninha extra.

Sabe fazer uma atividade interessante, que possa lhe render um dinheiro? Procure um trabalho freelancer nas horas vagas ou inicie um negócio que não demande muito dinheiro, apenas tempo e suas habilidades pessoais. Este pode ser um excelente momento para usar mais uma vez sua criatividade para aumentar sua renda.

7. Pense sobre empréstimo

Realizar um empréstimo quase nunca é uma boa opção a se cogitar na hora de se livrar as dívidas – a não ser que os juros do empréstimo sejam menores que os juros que se acumulam por conta das suas dívidas atuais. Se este for o caso, analise a proposta, faça contas e verifique se, de fato, vale a pena buscar uma linha de financiamento mais barata para quitar suas dívidas.

8. Procure auxílio

Muitas pessoas acabam tendo medo, muitas vezes, vergonha da situação de inadimplência, e acabam não procurando ajuda de amigos, familiares ou até mesmo de profissionais para sair do vermelho e se livrar das dívidas. Nestas horas, no entanto, é fundamental contar com o apoio de pessoas queridas, que podem ser essenciais na hora de ajudar você a tomar as decisões corretas para quitar suas pendências financeiras.

Você também pode procurar aprender um pouco mais sobre finanças pessoais na internet, em canais no YouTube ou no Blog de Valor, por exemplo, que oferecem informações gratuitas valiosas para todos os momentos da vida financeira. Esta pode ser uma grande oportunidade para mudar de uma vez por todas seus hábitos diários, ter um maior controle financeiro e planejar melhor suas finanças para não se endividar novamente.

Em momentos financeiros mais difíceis o mais importante é, sem dúvidas, não entrar em desespero, mantendo a mente firme no objetivo de conquistar uma vida financeira mais saudável. E não se esqueça que, no Brasil, ter dívidas é uma situação mais corriqueira do que se imagina, e existe sempre existe saída para se livrar das dívidas.

Com organização e compromisso você também consegue resolver suas pendências financeiras e alcançar o equilíbrio na sua vida financeira. Quer saber mais sobre finanças pessoais? Então acesse nosso artigo sobre a importância da economia doméstica e confira mais algumas dicas de como economizar no dia a dia.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *