Buscar educação financeira e gerenciar melhor suas despesas são cuidados essenciais para quem quer mais tranquilidade na vida. Para isso, vale a pena entender como economizar dinheiro todo mês.

Afinal, gastar toda a sua renda é uma atitude que atrapalha o acúmulo de patrimônio e deixa você mais vulnerável a problemas e imprevistos. Assim, qualquer impacto no orçamento pode significar endividamento e dificuldades.

Quer saber como prevenir ou mudar essa situação? Confira 5 dicas úteis para economizar mais dinheiro e conseguir realizar seus objetivos com organização financeira!

1. Avalie sua realidade

Qualquer controle das finanças começa com a avaliação da sua realidade atual. Isso porque é preciso saber de onde você está partindo para encontrar as melhores estratégias. Nesse sentido, o planejamento financeiro deve ser personalizado.

Um dos primeiros cuidados é conhecer o seu orçamento. Não há como guardar dinheiro sem antes saber exatamente o quanto entra e o quanto sai da sua conta. Por isso, é preciso registrar suas informações e analisá-las.

Os registros podem ser feitos no papel, em uma planilha ou em aplicativos de controle de gastos. Escolha a melhor ferramenta e anote todas as despesas que você tem. Por exemplo: aluguel, internet, conta de luz, mercado, condomínio e assim por diante.

Registre também o seu salário líquido e outras fontes de renda eventuais. Com isso, será possível ver quanto entra e quanto sai da sua conta. Esse é o seu orçamento básico. O próximo passo é classificar seus gastos em categorias.

2. Reduza gastos

Depois de conhecer suas categorias de gastos, você pode avaliar se existem possibilidades para cortar ou reduzir custos. Assim, fica mais fácil saber como economizar dinheiro todo mês. Tenha uma visão apurada em relação aos seus registros e veja maneiras de gastar menos.

Nesse sentido, os gastos fixos são os mais complicados de serem cortados, mas pode ser possível diminuir os custos. Já em relação aos gastos variáveis, há uma liberdade maior para cortar ou reduzir contas.

3. Defina metas e estabeleça tetos de gastos

Após saber o quanto gasta e com o que gasta, chega o momento da etapa seguinte: definir seus objetivos. Se você pretende economizar mais, é porque tem outros destinos a dar para o seu dinheiro, certo?

Esse destino pode envolver uma viagem, a compra de um veículo ou imóvel, seu planejamento de aposentadoria ou independência financeira ou diversas outras metas. Para ter maior consciência do que você deseja para sua vida, tire um tempo e registre seus sonhos.

Depois, você pode estabelecer prazos para a realização de cada plano — assim como o valor necessário para eles. Então use esses valores para estabelecer tetos de gastos mensais para as categorias do seu orçamento.

Ao ter seus objetivos como guia, ficará mais fácil saber como economizar dinheiro todo mês. Afinal, você estará mais motivado para manter os gastos sob controle e seguir os percentuais máximo estipulados.

4. Fique atento às dívidas

As dívidas podem atrapalhar muito seu controle financeiro e seu plano de economizar mais dinheiro. Isso porque elas impactam o orçamento e podem trazer mais gastos com juros ou multas.

Logo, é importante evitar, por exemplo, empréstimos, financiamentos e parcelamentos. Comprometa-se com um gasto apenas depois de avaliar bastante as possibilidades e limites do seu orçamento.

Tenha cuidado especial com o uso do cartão de crédito e do cheque especial. Eles possuem juros muito altos e podem trazer grandes prejuízos. Portanto, é preciso utilizar o cartão de crédito de maneira inteligente — e, se possível, não tenha cheque especial.

Em relação ao uso do cartão de crédito, procura manter os gastos dentro do teto máximo estabelecido anteriormente. Muitos cartões podem oferecer vantagens 1 como pontos. Contudo, use-o com moderação.

5. Comece a investir

Se você quer ter um plano para economizar dinheiro todo mês, aprender como investir pode ser muito útil. O motivo é que os investimentos impulsionam sua reserva e podem trazer mais motivação e disciplina para seu dia a dia.

E não é preciso ter grandes quantias de dinheiro para começar. Você pode, mensalmente, aplicar pequenos valores em títulos de renda fixa ou mesmo em contas remuneradas. Essas opções são simples, seguras e acessíveis.

O importante é começar. Com o tempo, você consolida o hábito de investir todos os meses e o dinheiro fica rendendo juros e se multiplicando. Deixar a quantia investida também ajuda a não gastá-la por impulso.

Agora você conhece 5 dicas de como economizar dinheiro todo mês. Ao colocá-las em prática, ficará mais fácil ter bons resultados nas suas finanças e realizar os seus sonhos. Continue também buscando mais educação financeira!

Ainda se sente perdido ao organizar seu orçamento? Veja como organizar as contas do mês de um jeito simples!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *