4 minutes

A assinatura de serviços de internet está entre as principais contas de um orçamento doméstico. Afinal, é muito difícil que uma família fique sem essa facilidade atualmente.

Ela é importante para permitir o acesso a conteúdos, vídeos, redes sociais, pesquisas de escola ou trabalho, etc. Dessa forma, o corte desse custo não é muito interessante quando se visa a economia.

Ainda assim, existem formas de diminuir seus gastos nessa categoria. A melhor delas é aprender como escolher plano de internet. Com isso, você opta pelo melhor custo-benefício e aproveita o serviço ideal para seu uso.

Confira algumas dicas!

Pesquise bastante

Essa é uma orientação para qualquer compra ou assinatura que você for fazer daqui em diante. Os preços sempre podem variar muito dependendo de cada empresa. Por isso, o mais indicado é não tomar nenhuma decisão sem pesquisar diversas opções.

Imagine fechar com um serviço de internet hoje e daqui a uns dias descobrir que outra companhia oferece um plano melhor e mais barato? Isso não é nada impossível de acontecer com quem não realiza as comparações de preços com atenção.

Lembre-se que mesmo um pequeno desconto mensal pode fazer muita diferença ao longo do ano no seu orçamento. Essa economia nas contas de casa ajuda a aumentar sua reserva de emergência, fazer um passeio legal com a família etc.

Então, valorize seu dinheiro. Tire um tempo para analisar o mercado de internet e contatar várias empresas para descobrir seus planos e preços. Esse é um passo essencial para saber como escolher o plano de internet mais vantajoso.

Uma dica extra é não se limitar apenas às grandes empresas — também existem pequenos negócios que podem apresentar valores atrativos.

Compare diferentes tecnologias

Ao começar a pesquisar sobre os serviços de internet você notará que existem diferentes tecnologias nessa área. As características do plano, assim como sua qualidade e preço, podem ser bem variados de um para o outro.

Considerando isso, o melhor é conhecer cada uma dessas tecnologias. Dessa forma, fica mais fácil concluir qual delas se adéqua melhor às necessidades da sua casa. Veja os principais detalhes envolvidos nisso.

Via cabo

Essa costuma ser a internet oferecida pelas grandes e tradicionais empresas dessa área. Nesse caso, a internet é transmitida por cabos conectados na rede elétrica do imóvel. A vantagem dessa tecnologia é a velocidade maior.

Entretanto, a dependência em relação à rede elétrica gera a desvantagem de enfrentar queda da internet quando há problemas de energia na residência.

Fibra ótica

A internet de fibra ótica utiliza uma tecnologia de pulsos de luz. Com isso, ela fica independente da rede elétrica e não apresenta instabilidades quando ocorrem quedas no serviço de eletricidade.

Esse tipo também apresenta uma boa velocidade, mas tem a desvantagem de não estar disponível em muitos locais. Isso porque a rede de fibra não é de fácil instalação.

Banda larga 4G

A internet 4G — que costuma ser usada nos telefones celulares — também está disponível para residências. Por sua tecnologia sem fios, ela é normalmente utilizada em localidades mais distantes, onde não haja conexões de cabo ou fibra ótica.

Além disso, algumas operadoras de telefonia ou empresas de TV por assinatura oferecem combos com internet 4G. Vale a pena conferir os descontos promovidos por elas. As desvantagens são o limite para consumo de dados e a possível instabilidade do sinal.

Via rádio

Serviços de internet via rádio também funcionam sem a necessidade de cabeamento. Nesse caso, o sinal de internet é transmitido por antenas. O benefício dessa opção é não enfrentar problemas relacionados a dificuldades com o cabo.

Entretanto, a conexão por rádio geralmente apresenta velocidades mais limitadas. E pode ser necessário enfrentar instabilidades no sinal depois da ocorrência de chuvas. É importante ficar atento a esses detalhes antes de contratar um plano.

Via satélite

Por fim, há a tecnologia via satélite. Essa é mais uma alternativa para locais afastados dos serviços que usam cabeamento. Como o sinal se transmite por satélite, não há necessidade da instalação de fios.

Um ponto negativo desse tipo de serviço é que os preços são, em geral, mais altos do que as demais opções. A instabilidade do sinal é outro problema.

Avalie o seu consumo

Como você viu, é importante pesar vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher o melhor plano de internet.

Mas, além da tecnologia com que cada empresa trabalho, é preciso também comparar os planos que elas oferecem. Muitas vezes, os valores promocionais são praticados em pacotes que não atendem as necessidades da sua família.

O contrário também pode acontecer: você acabar contratando um serviço mais caro sem ter necessidade dele. Nesse caso, valeria a pena pesquisar pacotes de consumo menor. Mas como saber disso?

O primeiro ponto é avaliar quantas pessoas utilizarão a internet. Depois, é necessário pensar em como se dá esse consumo: há o uso de muitos dados ao fazer download de jogos e programas?

Um plano mais básico serve bem às famílias que utilizam a internet de maneira simples — como em pesquisas, uso de redes sociais, compras online e e-mail etc. Já quem participa de jogos online e troca arquivos mais pesados precisará de um plano maior.

Negocie com as empresas

Muitas pessoas se contentam em fazer uma pesquisa dos pacotes oferecidos pelas empresas e escolher aquele com melhor custo-benefício para contratar. Ainda que seja possível conseguir valores atrativos assim, há uma maneira de ir além.

Nossa dica é negociar com as empresas, principalmente se você tem uma preferida — seja pela qualidade do sinal, pelo bom atendimento ou outros motivos. Aproveite os orçamentos que outras companhias lhe deram para fazer uma boa negociação.

Entre em contato com a empresa que você gosta e informe sobre os preços dos concorrentes. Diante disso, ela pode praticar melhores descontos para conquistar sua assinatura. Assim, torna-se viável conseguir um plano ideal para seu uso e pagar menos por ele.

A melhor estratégia para conseguir negociar bem é estar munido de informações. Saiba qual é o pacote de dados ideal para sua casa e anote todos os valores oferecidos pelas diferentes companhias.

Ao fazer isso, você evita contratar planos maiores sem necessidade ou enfrentar problemas com a insuficiência de internet no pacote que for contratado. Junto com as outras dicas que demos, isso lhe ajudará a saber como escolher o melhor plano de internet residencial!

Quer se organizar da melhor forma para pagar sua conta de internet? Saiba como montar um orçamento familiar com eficiência!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

1 comentário

  1. Antonio Pereira Da Costa on

    Gostei do que foi explicado no texto. Só faltou dizer qual a melhor opção ou a tecnologia mais adequada para uso residencial.

Leave A Reply