Economizar nas contas de casa pode fazer uma enorme diferença no nosso orçamento doméstico. Se não percebermos nossos hábitos de consumo e para onde o nosso dinheiro vai todos os dias, jamais poderemos organizar as contas e estabelecer metas para nosso futuro.

Ter um lar aconchegante é muito bom, mas devemos ser responsáveis com nosso dinheiro. Afinal, pode ser dentro da nossa residência que o dinheiro está sendo desperdiçado com mais frequência.

Quer saber como economizar nas contas? Então leia o artigo e confira como você pode fazer uma boa economia nas suas finanças! Acompanhe!

Como economizar energia elétrica

Saber como economizar energia elétrica residencial pode fazer uma diferença gritante na sua fatura mensal. Você é daquelas pessoas que deixam a luz acesa depois que saiu do lugar? Se for, pare já com essa mania. Caso não esteja no ambiente, deixe as luzes desligadas.

O mesmo vale para eletrodomésticos. A menos que seja muito necessário, tire-os da tomada quando não estiver usando, seja a televisão, o micro-ondas ou qualquer outro que não precisa ficar ligado na energia enquanto não for utilizado.

Se você tem aparelhos ou algo antigo que consuma muita energia, troque por produtos mais novos que consomem menos, por exemplo um forno elétrico antigo ou até mesmo os chuveiros.

Tudo isso fará você economizar na conta de luz, e com o tempo você poderá notar a diferença, principalmente no valor economizado durante um ano inteiro.

Troque as lâmpadas da sua casa por modelos de LED, que consomem menos energia. Para reduzir mais ainda as despesas, utilize a luz natural durante o dia. Essas dicas também valem para reduzir a utilização de energia na empresa ou no trabalho.

Consumir menos energia nesses ambientes não só ajuda na economia de dinheiro, mas também a ter atitudes sustentáveis.

Supermercado

Ir ao supermercado pode ser para alguns uma das maiores fatias do dispêndio do orçamento mensal. Economizar no supermercado pode parecer difícil, principalmente porque não resistimos a determinadas tentações.  Contudo, com alguns hábitos e pequenas mudanças, isso pode mudar.

A primeira coisa que você deve fazer para não gastar demais no mercado é não frequentá-lo quando estiver com fome! Sim, quando estamos com fome, compramos mais.

Por isso, alimente-se antes de ir ao mercado. Com sensação de saciedade, você evita comprar em grandes quantidades e adquirir outros produtos que não precisava.

Evite ficar muito tempo ou passar de corredor em corredor. Anote em uma lista tudo o que você precisa comprar e vá direto nos corredores desses itens! Assim, você leva somente o que era preciso.

Vá em diferentes mercados e compare os preços. Se determinados produtos forem mais baratos em um do que em outro tudo bem, não se preocupe em dividir as compras em mais de um estabelecimento.

Fique de olho em promoções, compare produtos e marcas. E, claro, veja se em quantidades maiores o valor não fica comparativamente reduzido. Dependendo do estabelecimento, pedir descontos pode ser uma possibilidade.

Lojas especializadas e alimentos a vencer

Outra maneira de economizar é comprar em lojas especializadas. Ou seja, comprar produtos de limpeza em lojas de produtos de limpeza, frutas e verduras na verdureira e apostar nos produtos a granel pode fazer com que, no final do mês, as compras de supermercado fiquem mais baratas.

Evite adquirir os produtos para o mês inteiro de uma vez! Se você exagera na quantidade de alimentos, muitos poderão estragar e ir para o lixo. Isso é um desperdício imperdoável.

É quase impossível ir ao mercado apenas uma vez por mês. Por isso, divida suas compras. O ideal é fazer compras somente para a semana.

Dessa forma, você economiza mais dinheiro, não desperdiça alimentos e consegue aproveitar as promoções que os mercados fazem durante o período.

Aproveite também os alimentos que estão próximos de vencer. Alguns mercados os vendem por até 50% do valor. Esses alimentos ainda podem ser consumidos. Portanto, dê uma olhada nessa categoria.

Se os mercados da sua cidade não fazem essas ações, que tal conversar com os gerentes para terem essa iniciativa? Assim, todo mundo sai ganhando: eles não perdem produtos e as pessoas conseguem adquiri-los por valores menores. Caso contrário, mostre a data de validade do produto e peça algum desconto.

Como economizar água

Todos precisam concordar: o desperdício de água nesse planeta é algo absurdo. Por isso, cabe a nós fazermos nossa parte contra isso.

Evite escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banhos muito quentes e demorados (sim, chuveiro quente faz a conta encarecer) e utilizar água em situações em que ela não se faz necessária (ou utilizar em demasia).

Você precisa saber como economizar energia quando estiver no chuveiro. Controle o tempo do seu banho para não ficar perdendo tempo com o chuveiro ligado. Tenha consciência dos seus atos e, se você está desperdiçando água, mude agora mesmo seus hábitos.

Se quiser saber mais sobre como economizar água, veja 5 dicas úteis para reduzir seu consumo clicando aqui.

Economizando em outras contas

Você anota e tem noção de todos os gastos que tem no mês? Se não, comece a fazer isso agora mesmo. Assim, você saberá para onde seu dinheiro está indo e o que pode ser cortado.

Seu plano de celular está caro ou é muito mais do que você precisa utilizar? Troque por um mais barato e adequado às suas necessidades.

Hoje em dia, os serviços de assinatura, como a Netflix, podem ser encontrados por valores bem acessíveis. Se você tem TV a cabo, considere trocar por essas novas opções do mercado.

Tenha sua casa organizada em todos os cômodos. Se você sabe tudo o que tem, não correrá o risco de comprar algo repetido.

Além disso, venda o que não usa e faça uma grana extra dessa maneira. Mude hábitos de consumo e compre somente o que precisa.

Cozinhe e coma em casa, diminua o consumo de carne (além de fazer bem para a natureza, você sabia que carnes e laticínios são alimentos mais caros que a maioria?) e evite pedir comidas por delivery. Assim, você vai perceber que seus gastos irão diminuir.

Na parte de diversão, procure por lugares ou atrações gratuitas. Ao invés de ir ao shopping todo final de semana, faça um piquenique, passeio por parques públicos ou veja peças de teatros públicas, por exemplo. A dica é acompanhar a programação do seu município para descobrir o que fazer.

Outra dica para economizar é plantar verduras, frutas e ervas. Se você mora em uma casa, que tal utilizar os restos de alimento para enriquecer o solo e plantar os vegetais que você mais consome?

Além de ajudar na economia, você estará consumindo alimentos orgânicos, menos prejudiciais à saúde.

Conclusão

Como você pode ver, economizar nas contas de casa não é difícil, pequenas mudanças de hábitos e no próprio ambiente podem fazer uma enorme diferença. Economizar em casa não faz bem somente para o seu bolso, mas também para a natureza, pois você evita desperdiçar recursos e alimentos (produzindo menos lixo, inclusive).

Portanto, coloque já as dicas em prática! Essas pequenas atitudes podem parecer insignificantes, mas com o tempo você vai perceber o quanto economizou e como ajudou a preservar a natureza!

E você, já sabe economizar seu dinheiro nas contas de casa? Então assine a newsletter agora e aprenda a fazer seu dinheiro render!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!22

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *