Conquistar um novo cliente não é tarefa fácil, concorda? Durante essa jornada, que se inicia com o processo de prospecção e se estende até a assinatura do contrato, o profissional precisa demonstrar seriedade a fim de conquistar a confiança da outra parte.
Em razão disso, a proposta comercial de prestação de serviços tem um papel de destaque. Afinal, trata-se de um documento que abrange todas as informações sobre o trabalho a ser realizado. Nele, o possível contratante pode visualizar prazos, valores e modo de desenvolvimento do projeto.
Ou seja, uma proposta mal desenvolvida, com erros gramaticais ou falta de informações cruciais, pode colocar tudo a perder e fazer com que o cliente negocie com outra empresa. E não é isso o que queremos, não é?
Por isso, a seguir mostramos como montar uma boa proposta de prestação de serviços. Confira!
E então, como montar uma proposta de prestação de serviços?
Ao elaborar uma proposta, o ideal é unir a necessidade do cliente àquilo que a sua empresa tem a oferecer. Então, preocupe-se em personalizar cada uma delas!
Agora, confira cinco tópicos objetivos que o ajudarão a montar a proposta ideal.
1. Dê atenção à capa e ao índice
Na capa, é importante já identificar o contratante (seu cliente) e a contratada (sua empresa). Se possível, insira o logo do seu negócio. No índice, apresente os tópicos abordados na proposta com os números das respectivas páginas, pois o ideal é facilitar a leitura do cliente e a localização de pontos importantes.
São as primeiras coisas que a outra parte verá, portanto capriche no layout e na organização.
2. Apresente o serviço e o escopo de trabalho de forma detalhada
Mesmo que você já tenha explicado o serviço para o contratante, por meio de e-mails ou reuniões, é importante incluir nesse documento informações sobre atividade prestada, escopo de trabalho e metodologia seguida.
Se possível, exemplifique como as entregas serão realizadas, quantas horas cada atividade levará e quais serão as técnicas ou softwares utilizados durante o desenvolvimento do projeto.
3. Insira um cronograma com as datas de cada etapa
No geral, é preciso mostrar de maneira clara e objetiva quais serão as etapas do projeto e as datas de início e término de cada uma. Tabelas ou gráficos são boas opções para utilizar nesta parte da proposta.
4. Inclua valores e formas de pagamento
Nunca deixe de incluir valores em sua proposta comercial, já que são fundamentais para convencer a outra parte a contratar ou não o serviço. É imprescindível fazer um resumo do que está incluso no valor final, portanto:
- identifique se o valor cobrado é por hora, por dia, por projeto etc.;
- discrimine preços de ferramentas ou produtos a serem utilizados;
- discrimine valores a serem gastos com as demais despesas, como transporte, hospedagem ou alimentação.
Ao final, inclua as condições de pagamento e a validade da proposta.
5. Aborde regras, condições e outras informações adicionais
Por fim, inclua informações adicionais sobre:
- multas e juros;
- política de cancelamento;
- condições de trabalho;
- cobranças referentes aos possíveis serviços extras.
Veja, como exemplo, o modelo de proposta de serviço simples e gratuito. É um documento objetivo que apresenta informações importantes:
- objetivo da contratação;
- escopo da proposta;
- valor total (investimento a ser realizado pelo contratante);
- produtos a serem entregues (se fizer parte da prestação do serviço);
- cronograma (com a descrição das etapas a serem desenvolvidas, início e término de cada uma e horas gastas em cada atividade realizada);
- informações adicionais do serviço prestado e da empresa.
Percebe como todas as informações ficam dispostas de uma maneira clara para o cliente? Saiba que há outros modelos disponíveis na internet, o importante é seguir as dicas vistas neste artigo e preencher tudo corretamente.
E então, já sabe como montar uma proposta de prestação de serviços? Ótimo! Lembre-se de que conquistar o cliente é só uma das primeiras etapas da relação a ser construída, por isso desenvolva uma proposta comercial profissional e cumpra tudo o que foi acordado — especialmente os prazos.
E, claro, a fim de realizar serviços com eficiência e garantir o retorno necessário para investir continuamente em seu negócio, é preciso dar atenção à gestão. Por este motivo, automatizar o acompanhamento dos contratos fechados do seu negócio torna este processo mais ágil, prezando pelo rápido.
Agora, o que acha de se aprofundar em mais um conteúdo que o ajudará a alcançar o sucesso? Confira 6 ações para ajudar seu pequeno negócio a crescer!
*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.
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3 Comentários
Pelo tempo já se apercebeu que o Link que deixou, não funciona.
O link não funciona
O link do “modelo de proposta” não está funcionando.