Embora existam diversos meios de pagamento — inclusive online, os talões de cheque continuam sendo usados. Isso significa que, mesmo estando em desuso pela maioria das pessoas, ainda há situações em que é necessário saber como preencher um cheque.
Pequenas empresas, por exemplo, costumam aceitar essa forma de pagamento por não haver custos operacionais. Afinal, depois podem repassar o cheque ou optar pela antecipação de recebíveis. Ainda, ele pode ser usado como alternativa ao cartão de crédito para parcelamentos.
Dessa maneira, é preciso entender a maneira certa de preencher o cheque para garantir a sua regularidade e evitar devoluções pelo banco. Quer saber como fazer isso? Acompanhe a leitura!
O que é um cheque e como funciona?
Antes de aprender como preencher um cheque de maneira correta, saiba que esse é um título de crédito ou uma ordem de pagamento à vista. Quando apresentado ao banco, o valor descrito deve ser pago ao beneficiário.
Contudo, para que o pagamento seja efetivado, o emitente deve ter a quantia disponível em conta ou limite suficiente no momento que o beneficiário fizer o depósito. Caso contrário, o cheque é devolvido.
Além disso, existem diversos termos em relação à emissão de cheques que causam dúvidas nas pessoas. A seguir, confira quais são!
Cheque nominal
No cheque nominal, o emissor especifica o nome do beneficiário. Dessa maneira, somente o destinatário pode sacar o valor. Essa é uma forma de trazer maior segurança, já que você terá a certeza de que terceiros não terão acesso ao montante.
Por determinação do Banco Central do Brasil, todos os cheques com valor superior a R$ 100 devem ser nominais, sob o risco de serem devolvidos. Abaixo desse valor, preencher o nome do beneficiário é opcional.
Cheque cruzado
O cheque cruzado também é uma forma de segurança para as operações com cheque. Nele, o portador do documento não poderá sacá-lo no caixa, pois o valor é pago somente por meio de depósito em conta.
Todo o preenchimento é feito normalmente. Porém, o cheque cruzado também deve ter 2 riscos paralelos no canto esquerdo da folha.
Cheque pré-datado
Apesar de não ser a finalidade do cheque, já que é uma forma de pagamento à vista, há quem aceite receber cheque a prazo e, até mesmo, como forma de parcelamento. Nesse caso, ele é conhecido como cheque pré-datado.
Nessa operação, o emitente coloca a data em que o documento deverá ser descontado. Ao mesmo tempo, ao aceitá-lo, o beneficiário se compromete a aguardar essa data para depositar o cheque ou sacar o valor.
Embora não exista impedimento operacional para que o cheque não seja descontado antes da data combinada, é importante segui-la. Isso porque o depósito antecipado, pode causar danos ao emitente e, consequentemente, gerar uma ação judicial por desacordo entre as partes.
Como solicitar um talão de cheque?
Ao entender mais sobre como funciona o cheque, é comum se perguntar como solicitar um talão de cheques. Para isso, é necessário entrar em contato com o banco em que tenha uma conta corrente para fazer o requerimento.
Entretanto, vale saber que há requisitos que os bancos utilizam para liberar as folhas de cheque. Conheça as principais:
- restrições de crédito;
- número de folhas já concedidas;
- registro no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF);
- existência de saldo financeiro;
- histórico de movimentações da conta.
O que acontece com cheque sem fundo?
Essa é uma dúvida muito comum sobre a utilização dessa ordem de pagamento. Primeiro, é preciso entender que o cheque pode ser apresentado uma vez e não ter fundos. Porém, ele só é considerado um cheque sem fundo após a segunda apresentação pelo banco.
Se, nesse momento, o titular não contar com valores suficientes para cobrir o pagamento, o cheque é considerado sem fundo. Assim, o registro é enviado para o cadastro de emitentes de cheque sem fundos (CCF).
Quando isso acontece, o banco é proibido de emitir novos talões de cheque para esse correntista e pode, até mesmo, decidir encerrar sua conta.
Passo a passo completo para preencher um cheque
Agora que você já entendeu mais sobre o cheque, é o momento de aprender como preenchê-lo de forma adequada. Confira!
Informações do cheque
Ao observar a folha de cheque, você verá diversos campos na parte superior. Alguns, como dados do titular, número da conta e agência, estão preenchidos. Já o valor está em branco para você preencher.
Nesse caso, é necessário adicionar o valor numérico. Ademais, para não correr risco de ter o documento adulterado, é interessante colocar o símbolo do jogo da velha antes e depois da quantia.
Valor por extenso
Em seguida, deve-se escrever o valor por extenso na linha logo abaixo. Por medida de segurança, é importante colocar a quantia entre parênteses, para evitar que alguém rasure o que você escreveu. Por fim, desenhe uma linha reta ao final, no espaço que sobrar.
Destinatário
Como você viu, é possível colocar o nome do beneficiário no cheque (cheque nominal). Para isso, há um campo específico na folha. Logo após o campo destinado ao valor por extenso do documento, você encontrará uma linha que começa com a letra “a”.
Nele, basta colocar o nome completo do destinatário. Se o beneficiário for uma empresa, preencha o campo com a razão social.
Local e data
Na última linha, você poderá observar o campo indicando local e data. Lembre-se que deve ser preenchido considerando o dia em que o cheque foi preenchido, mesmo no caso de cheque pré-datado.
O dia e o ano devem ser escritos em numerais e o mês por extenso. Por exemplo: Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2021.
Assinatura
Terminando de preencher o cheque, resta assinar o documento conforme a assinatura cadastrada no banco e o seu RG. Caso contrário, a divergência pode resultar na devolução do cheque pela instituição bancária e o não pagamento da quantia ao beneficiário.
Dicas importantes para preencher um cheque
Por fim, existem algumas dicas importantes sobre como preencher um cheque e que você não pode deixar de saber. Veja só:
- evite deixar espaço em branco nas linhas;
- confira todos os dados antes de assinar o cheque;
- preencha as informações do cheque no canhoto do talão para ter controle sobre os documentos emitidos e ajudar no planejamento financeiro;
- escreva com letras legíveis;
- não jogue os talões no lixo sem rasgá-los;
- não assine cheques em branco.
Com base nas informações, você entendeu que existem situações em que pode ser necessário preencher um cheque. Contudo, para evitar ser vítima de fraudes, é muito importante fazer o preenchimento de modo adequado para evitar prejuízos.
Quer saber mais sobre como prevenir fraudes? Então conheça 5 golpes com cartão de crédito para evitar!