No mundo digital e conectado de hoje, saber como recuperar contatos perdidos do celular pode evitar grandes problemas. Afinal, nossas agendas estão repletas de conexões importantes, sejam elas pessoais ou profissionais.

Mesmo que você não utilize tanto o celular para fazer ligações, os números contidos na agenda também dão acesso a outras formas de comunicação com seus contatos, incluindo para a conversa em aplicativos como o Whatsapp. E perdê-los pode ser um problema.

Se você já passou por essa situação ou quer saber como agir se isso acontecer, continue acompanhando o artigo!

Como os contatos podem desaparecer do smartphone?

A exclusão de contatos da agenda no smartphone pode acontecer de forma acidental ou até mesmo por conta de bugs e erros do próprio sistema operacional. Os contatos também podem desaparecer durante a sincronização, na atualização do sistema, na redefinição de modelo de fábrica, no roubo do dispositivo, entre tantos outros casos.

A causa mais comum, entretanto, é realmente a atualização do sistema operacional do smartphone. Qualquer que seja o seu aparelho, o fabricante enviará atualizações de software com frequência para atualizar o telefone com os recursos mais recentes. E, infelizmente, isso pode causar a perda de seus contatos.

A boa notícia é que há como recuperar os contatos perdidos! Quaisquer que sejam os cenários, a orientação dos profissionais é proceder de acordo com o sistema operacional do aparelho em questão. Afinal, há diferenças na forma como efetuar a recuperação dos contatos no Android ou no iPhone.

Como recuperar contatos perdidos no Android

Se você tiver usando um dispositivo Android, o sistema pode, às vezes, ocultar seus contatos depois de uma atualização do sistema operacional, fazendo com que pareça que eles foram excluídos.

Felizmente, há uma maneira simples de verificar se esse é o caso. Confira a seguir o passo a passo:

  • Abra o aplicativo “Contatos”;
  • Clique no menu no canto superior direito os três pontos verticais;
  • Selecione “Contatos para exibir”;
  • Selecione “Todos os contatos”, isso deve resolver o problema

Em resumo, a ideia é deixar a opção “Todos os contatos” selecionada. Mas, lembre-se que essa solução só é válida em caso dos contatos não terem sido realmente apagados, e estarem apenas ocultos depois da atualização do Android.

Plano B

Caso esse processo não dê resultado, é hora de partir para o plano B. Primeiro, verifique a sua conta do Google, a mesma que você vinculou ao celular. É provável que no momento em que você fez essa sincronia, também tenha aceitado automaticamente a transferência de seus contatos para a conta.

Nesse caso, a boa notícia é que você pode restaurar todos os seus contatos que estavam no telefone. Para fazer isso:

  • Vá até a sua caixa de entrada e selecione “Contatos” no menu suspenso;
  • Se você puder ver seus contatos, clique em “Mais”;
  • Em seguida clique em “Restaurar contatos” e pronto

Ferramenta de recuperação

Outra dica útil é instalar e executar uma ferramenta de recuperação do Android. Você pode fazer isso através do seu navegador no computador, que fará uma busca para encontrar seus contatos perdidos.

O passo a passo nesse caso é:

  • Conecte seu telefone Android ao seu computador e verifique se você ativou a “Depuração USB” – Se não tiver, basta abrir o menu de configurações no seu dispositivo, escolha “Opções do desenvolvedor” e selecionar “Permitir depuração USB”.
  • Com o dispositivo detectado pelo computador, ele verificará o smartphone. Certifique-se de limitar sua pesquisa apenas aos seus contatos para acelerar o processo.
  • Depois que todos os contatos e mensagens tiverem sido escaneados, você poderá visualizar todos os contatos um por um no resultado da verificação, marcar os que quiser e clicar em “Recuperar” para salvá-los seletivamente (ou todos) no seu computador.
  • Depois de salvos, esses contatos podem ser restaurados manualmente para seu celular.

Depois dos contatos recuperados, lembre-se de evitar que isso aconteça novamente, especialmente copiando os seus contatos para um cartão SIM.

Como recuperar contatos perdidos no iPhone

Alterar as configurações do iPhone, restaurar o dispositivo e até a sincronização de músicas pode, às vezes, excluir a lista de contatos do aparelho. Se isso acontecer com você, a maneira mais fácil de recuperá-los é através do iCloud.

Se você ativou a sincronização de contatos do iCloud, que normalmente é uma atividade padrão, conseguirá restaurar seus contatos através de uma sequência fácil de etapas:

  • Acesse o iCloud.com e clique em as “Configurações”;
  • Em seguida, escolha “Restaurar contatos” na seção Avançado. As versões disponíveis são listadas pela data e hora em que foram arquivadas.
  • À direita da versão que você deseja restaurar, clique em “Restaurar”.

Caso a opção do iCloud não funcione, outra forma de recuperar contatos apagados do iPhone é verificando a sua conta do iTunes. Para isso, ao conectar seu iPhone ao computador, realize uma restauração do iTunes, o que permite a você baixar todas as informações salvas no iTunes, incluindo a sua lista de contatos.

Mas, atenção: essa restauração removerá todos os dados do seu iPhone, substituindo-os pelo que está armazenado na conta do iTunes.

Como alternativa, você sempre pode optar por experimentar ferramentas especializadas de recuperação, mas elas têm taxas de sucesso variadas. Ou seja, você pode ou não recuperar todos os seus contatos perdidos.

Evite perder os seus contatos

Infelizmente,é possível que, em alguns casos, mesmo tentando todas as forma de como recuperar contatos perdidos no Android ou no iPhone, você não consiga retomá-los. Por isso, é sempre importante tomar alguns cuidados para evitar passar por isso.

A melhor prática é fazer o backup de todas as informações importantes com frequência. Isso vale tanto para iPhone quanto para Android.

Se você tiver arquivos salvos no disco rígido do computador ou em serviços de armazenamento em nuvem como iCloud ou Google Drive, poderá verificar o arquivo de backup para ver se existem contatos excluídos.

Os backups valem também em casos de como recuperar contatos perdidos no Whatsapp. Se todas as informações estiverem lá, você poderá baixá-los para o dispositivo para obter os contatos novamente.

E você, já passou pela situação de perder os seus contatos do celular? Que tal compartilhar este artigo com seus amigos e familiares para ajudá-los a aprender a lidar com esse problema?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *