Pense em um médico e em um economista de renome. Você pode ter pensado Drauzio Varella e no Ricardo Amorim, ou em outros profissionais renomados da área no país. Sabe por que nomes assim vieram à sua cabeça? Simplesmente porque esses profissionais construíram uma autoridade em suas áreas.

Sempre que uma pessoa lê sobre economia ou medicina, os nomes destes profissionais acabam aparecendo em algum momento. E esse é o desejo de muita gente. Mas, como ser uma autoridade no meio de tantos colegas de profissão?

Felizmente, você pode se destacar no meio dos demais e se tornar aquela pessoa que sempre é lembrada quando alguém diz que precisa de um profissional do seu ramo. Quer aprender a se posicionar como uma autoridade? Então acompanhe a leitura e saiba como fazer isso!

Por que ser uma autoridade é tão importante?

Robert Cialdini, no seu livro “As armas da persuasão”, comenta sobre gatilhos mentais que são ativados nas pessoas de forma inconsciente quando elas são expostas a determinadas situações ou quando devem fazer escolhas.

Em poucas palavras, podemos definir os gatilhos mentais como respostas que o nosso cérebro toma de forma automática. Essas decisões não são feitas de forma racional e isso influencia muito na nossa conduta. Você pode entender melhor sobre o assunto clicando aqui.

Um dos gatilhos comentados na obra é o da autoridade. Por exemplo, se você vai no medico e ele receita um medicamento para você tomar que desconhece, dificilmente você irá questioná-lo se o medicamento é o correto ou não para o tratamento da doença. Isso porque o médico detém autoridade, fazendo com que ele não seja questionado e que você acredite nas informações que ele lhe passou.

A autoridade pode ser despertada nos outros por diversos fatores: formação profissional, diplomas, livros publicados, palestras e consultorias prestadas, indicações de clientes e até por uma determinada roupa ou pelas posses, como um determinado modelo de automóvel.

Passar autoridade é uma forma de passar confiança para as pessoas. Ou seja, elas vão acreditar no que você diz mesmo se você não se considera o melhor profissional do mercado.

Se você souber construir sua autoridade e despertar esse gatilho, isso basta para que elas lembrem de você caso precisem dos serviços que você presta ou de um produto que você vende, por exemplo.

Passar para os outros a noção de autoridade atrairá mais clientes para o seu negócio, fará você ser ouvido e lembrado nos momentos certos e, consequentemente, aumenta suas chances de sucesso na carreira.

Como construir a autoridade e se posicionar como uma no mercado?

Depois de ver como a autoridade é importante, você precisa saber como fazer isso acontecer. Felizmente, você pode se tornar uma autoridade seguindo algumas dicas.

Contudo, vale lembrar que isso não é fácil e pode levar tempo. Construir a autoridade é algo que deve ser feito com muita responsabilidade e deve ser levado a sério pelas pessoas, pois não acontece da noite para o dia.

Confira as dicas para atingir esse objetivo.

1. Entenda seu público

Entender seu público-alvo é essencial para conseguir construir sua autoridade. Isso porque você precisa entender suas dores, seus problemas e até um pouco sobre a vida e o dia a dia dessas pessoas para conhecê-los melhor e, assim, aprimorar ainda mais seu produto ou serviço para melhor atendê-los.

Por isso, busque informações como: estado civil, nome, região que vive, renda, hobbies, dentre outras. Converse com seus clientes e vá alem: monte uma persona para seu negócio.

A persona é um personagem semi-fictício que lhe dará base para criar conteúdos que atraiam as pessoas para a sua solução. Você pode criar esse personagem por meio de entrevistas com seus clientes ou dos colegas de profissão, redes sociais ou conversando através de e-mail, por exemplo.

Depois de definir sua persona, você poderá dar o passo seguinte: usar o marketing de conteúdo.

2. Comece a investir no marketing de conteúdo

As pessoas hoje em dia vivem conectadas. A maioria já utiliza a internet para encontrar serviços e produtos que querem e que precisam. Por isso, estar na internet já é uma obrigação. Se você quer saber como ser visto como um profissional de renome, a presença na internet é obrigatória, mas não é o bastante.

Você precisa demonstrar que realmente entende do assunto e que é um profissional que sabe do que está falando. Por isso, ter um blog para colocar artigos demonstrando seu conhecimento e sua experiência, que tirem as duvidas da sua persona é a melhor forma de despertar o gatilho da autoridade nas pessoas.

Quando uma pessoa pesquisa algo e encontra seu artigo explicando sobre as dores dela, as chances dela continuar lendo seu blog e lembrar de você depois serão grandes. Outra forma de demonstrar autoridade é tendo um canal no Youtube, por exemplo. As pessoas gostam muito de vídeos e há um grande público que prefere consumir vídeos a textos.

O marketing de conteúdo é bastante eficaz para trazer clientes para você e fazer sua imagem ser vista como a de um grande conhecedor do assunto. Contudo, não é simples e você verá resultados apenas no médio e longo prazo. Mesmo assim, é essencial e os frutos no futuro serão excelentes.

3. Produza conteúdos de valor

Produzir conteúdos é essencial, mas você precisa se destacar. Diante de tantos profissionais da mesma área que você disputando espaço na internet, é preciso encontrar seu diferencial.

Ou seja, além de artigos para blogs ou vídeos para seu canal, você pode oferecer também materiais mais completos, como aulas gratuitas, webinários e e-books. Portanto, analise seus concorrentes, encontre seu diferencial e produza conteúdos que vão além.

4. Tenha presença nas redes sociais

Hoje em dia tornou-se praticamente impossível encontrar uma pessoa que não tenha presença em nenhuma rede social. Em pelo menos uma rede a sua clientela está. Assim, entenda como elas funcionam e procure ter uma presença ativa nelas.

Você não precisa ter um perfil em todas as redes. Descubra quais são as que seu público mais utiliza e foque nelas. Seja ativo, responda dúvidas, converse com as pessoas e publique conteúdos que engajem para fazer os demais se relacionarem com você e com sua marca.

5. Frequente os lugares certos

Você sabe onde seus clientes e colegas de profissão estão? Então comece a frequentar esses lugares. Vá em convenções, palestras e nos lugares que seus colegas estão para se atualizar sobre a área e ver como pode melhorar suas táticas para ser mais conhecido.

Visitar os locais que seus clientes estão lhe ajudará a entender mais sobre eles, se apresentar e “mostrar sua cara” para que eles vejam que você existe, é real e também acessível a todos.

A internet é importante, mas se você puder ficar com seus concorrentes perto e ter contato físico com seus clientes, suas chances de ser mais visto aumentam. E, dessa maneira, sua autoridade também.

Por isso, não foque em apenas ser uma “autoridade virtual”, pois pessoas gostam de conversar com as outras e ser acessível lhe trará mais chances de sucesso. Afinal de contas, quem deseja ser lembrado quando as pessoas falam do seu nicho precisa mostrar-se humano, humilde e com uma real preocupação com as pessoas.

Artigos relacionados:

Muitos não tem ideia de como se tornar uma autoridade. Felizmente, você pode se posicionar como uma demonstrando conhecimento e conversando com as pessoas.

Para isso, é preciso comprometimento, entender seu público, focar no marketing de conteúdo, divulgando conteúdos gratuitos e de qualidade para convencer o público de que você é o profissional ideal e, além de tudo, que se preocupa com seus clientes.

Se você quer fazer as pessoas terem conhecimento e a certeza de que você é um profissional qualificado e de renome, utilize as dicas, comece já a construir sua autoridade e tenha uma vida profissional com muitas realizações!

E você, que tal continuar seus aprendizados? Assine a newsletter para ficar por dentro de outros conteúdos e torne-se uma pessoa de bem com sua vida financeira!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *