2 minutes

O saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode trazer um alívio financeiro para diversas pessoas. Dessa forma, ele pode ser usado para organizar as finanças de forma mais efetiva, trazendo benefícios importantes.

No entanto, você deve entender como ele funciona e como utilizar esses valores com sabedoria. Por exemplo, você sabe em quais situações é possível fazer o saque?

A seguir, conheça mais sobre o FGTS, entenda como funciona o saque e saiba como utilizar esse montante para organizar as finanças. Não perca!

O que é o FGTS?

O FGTS funciona como uma conta bancária em nome do trabalhador que tem depósitos efetuados pelo empregador. Mensalmente, as empresas precisam recolher o equivalente a 8% do salário pago para o FGTS.

Esses valores não são descontados do salário. Portanto, são oferecidos exclusivamente pelos empregadores. O objetivo do FGTS é fornecer suporte ao trabalhador em casos de necessidades — situações em que é possível fazer o saque.

Nesse sentido, todos os trabalhadores urbanos e rurais que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao recolhimento de FGTS.

Como funciona o saque do FGTS?

Como você viu, o FGTS é uma conta vinculada ao trabalhador. No entanto, as movimentações dessa aplicação não são feitas livremente, pois é a legislação que regulamenta quando podem ser feitos os saques do FGTS.

Confira a seguir as situações que ensejam esse saque:

  • demissão sem justa causa;
  • compra da casa própria;
  • aposentadoria;
  • encerramento do contrato de trabalho dos trabalhadores temporários;
  • fechamento da empresa;
  • rescisão por comum acordo;
  • idade igual ou superior a 70 anos;
  • doenças graves;
  • falta de atividade do trabalhador avulso por mais de 90 dias.

Também há o chamado saque aniversário do FGTS. Ele pode ser feito pelo trabalhador próximo de sua data de nascimento, mas é preciso optar por essa modalidade. Nesse caso, os valores variam conforme o saldo em conta.

Como utilizar o saque do FGTS para organizar as finanças?

Quem trabalhou por muitos anos na mesma empresa e não precisou fazer o saque do FGTS pode ter um montante significativo na conta. No entanto, mesmo com valores menores é possível organizar as finanças com esse saque.

Uma dica importante nessa hora é tentar livrar-se das dívidas ou, pelo menos, reduzi-las. Afinal, elas trazem juros e multas, que dificultam a organização financeira e acumulam gastos desnecessários. Logo, usar a quantia do FGTS para isso pode trazer alívio financeiro.

Já se você está com as dívidas controladas e com pagamentos planejados, é possível utilizar o FGTS para montar uma reserva de emergência. Ela deve ser investida em uma aplicação que oferece liquidez — facilidade de resgate — e segurança.

Dessa maneira, a reserva poderá ser utilizada em caso de necessidade para pagar as contas e evitar dívidas inesperadas. Se você já tem um montante referente a ela, pode usar o saque do FGTS para realizar objetivos ou investir para outros planos.

Conseguiu entender como utilizar o saque do FGTS para organizar sua vida financeira? Então avalie se esse valor pode ajudar na sua situação e use o dinheiro com sabedoria!

Que tal continuar seu aprendizado? Confira 9 dicas para evitar comprar por impulso durante uma crise!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply