Quem começa a investir em renda variável frequentemente se depara com novos termos. Conhecer e compreender os conceitos do mercado é fundamental para entender a dinâmica dos investimentos e tomar decisões mais acertadas.

Entre os termos fundamentais que precisam ser compreendidos por quem deseja fazer aportes na bolsa visando o longo prazo estão o valor patrimonial por ação e o P/VPA. Eles são muito utilizados em análises fundamentalistas e estudados por investidores de todos os níveis de experiência.

Está interessado em conhecer mais sobre esses conceitos do mercado financeiro? Continue a leitura e entenda o valor patrimonial por ação e o P/VPA!

O que é valor patrimonial?

Antes de aprofundar nas definições, precisamos entender o conceito de valor patrimonial, que é o valor contábil de uma empresa. O cálculo desse indicador é feito com base no patrimônio líquido (PL) total da companhia.

A variável representa a soma de todos os bens da organização, incluindo terrenos, maquinários, áreas industriais etc. Os passivos não são contabilizados.

Esse conceito é diferente do Valor Patrimonial por Ação (VPA), que indica a relação entre o patrimônio líquido de uma empresa e o número de ações emitidas. Para chegar nesse resultado, é necessário dividir o PL pelo número de ações.

O VPA determina quanto o mercado está disposto a pagar, naquele momento, pelo patrimônio líquido de uma empresa.

O que é P/VPA?

Agora, podemos compreender melhor o conceito de P/VPA, que significa Preço sobre Valor Patrimonial por Ação. Esse indicador é um dos mais utilizados nas análises fundamentalistas por investidores e analistas que desejam comprar ações baratas na bolsa.

O P/VPA equivale ao preço de uma ação dividido pelo valor patrimonial correspondente a ela. A avaliação do índice é feita tecnicamente, baseada em informações contábeis e de mercado. A fórmula para o cálculo é simples: basta dividir o preço por ação pelo valor patrimonial por ação.

É possível encontrar o valor pelo qual os papéis estão sendo negociados no Google, no home broker das instituições financeiras ou em sites de análises fundamentalistas. Inclusive, muitas vezes, esses sites já fornecem o valor do cálculo do P/VPA para o investidor.

Como utilizá-lo?

O Preço sobre Valor Patrimonial por Ação pode ser utilizado para ter uma resposta instantânea e atual sobre o momento de determinada empresa. A situação mais natural é quando o resultado está próximo de 1.

O P/VPA também pode servir como ponto de partida de uma análise. Ele pode ser utilizado por quem procura empresas que estejam baratas no mercado. Ao descobrir quais companhias estão subprecificadas, é possível buscar as melhores oportunidades de investimento.

É importante destacar, no entanto, que o P/VPA não pode ser utilizado isoladamente para tomar uma decisão de investimento.

Como os conceitos são aplicados na prática?

Agora que você sabe o que significa valor patrimonial por ação e P/VPA, vamos entender como esses conceitos se aplicam na prática. Para isso, ilustraremos com o levantamento realizado pela plataforma de análises financeiras Comdinheiro, no dia 17 de agosto de 2020.

As empresas listadas faziam parte do índice Small Cap nesta data e tinham patrimônio líquido positivo. Elas estavam sendo negociadas com valor menor que o seu valor patrimonial por ação, segundo a Comdinheiro. A seguir, você acompanhará esta listagem.

Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à ferramenta por 14 dias. Clique aqui e conheça a plataforma Comdinheiro!

Afinal, o que é uma small cap?

Small cap é uma abreviação para small capitalization, que significa baixa capitalização. Empresas desse tipo têm um valor de mercado menor do que outras organizações negociadas na bolsa de valores. E entender sobre elas pode ser importante para entender, entre outros fatores, o exemplo que compartilharemos a seguir.

Normalmente, empresas small caps estão em processo acelerado de expansão. Muitas são relativamente novas, podendo ter poucos anos de atuação no mercado e são pouco conhecidas pelos investidores em geral.

Ao longo dos anos, a tendência é que esse tipo de empresa cresça e seu lucro aumente de forma significativa. Se isso ocorrer, os investidores que compraram suas ações antes do desenvolvimento podem ter um bom retorno dos investimentos.

Índice de Small Caps

O Índice de Small Caps é um indicador que visa fornecer para o mercado uma referência de variação. Ele considera empresas desse porte e também fundos que investem nesse tipo de ação.

Na prática, o Índice de Small Caps funciona como uma carteira teórica. Apenas ações de menor capitalização da bolsa compõem esse índice, o que exclui todas as organizações gigantes, como Vale, Petrobras, entre outras.

Em geral, as empresas menores atraem investidores que buscam uma possibilidade de crescimento. Como vimos, as small caps tendem a ser empresas jovens ou que pertencem a setores que não têm alta representação na economia brasileira.

Na bolsa brasileira existe apenas um Índice de Small Caps, chamado Índice Small Caps SMLL. Ele é composto pelas empresas de menor capitalização da bolsa. Não há um número exato de papéis que compõem o índice. A lista completa das empresas presentes no índice SMLL pode ser conferida diretamente no site da B3 — a bolsa de valores brasileira.

Exemplo ilustrativo

Com todos os conceitos em mente, vamos conhecer 15 empresas que faziam parte do Índice de Small Caps e possuíam patrimônio líquido positivo em agosto de 202>. Os dados são do levantamento do dia 17 de agosto de 2020, feito pela Comdinheiro.

Quer ter acesso a estes e outros levantamentos sobre o mercado de renda variável? Acesse a plataforma Comdinheiro. Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à ferramenta por 14 dias. Clique aqui e acesse agora!

Repare que todos os P/VPA estão abaixo de 1, indicando que as ações estão sendo negociadas abaixo do valor patrimonial da empresa:

Empresas Nome da Empresa PVPA Valor de Mercado
GOAU4 GERDAU MET 0,27 8.003.819.397,69
EMBR3 EMBRAER 0,38 6.205.096.700,00
MYPK3 IOCHP-MAXION 0,52 2.104.426.800,00
USIM5 USIMINAS 0,61 9.794.613.715,64
GFSA3 GAFISA 0,62 735.600.000,00
BRPR3 BR PROPERT 0,64 4.649.684.600,00
VLID3 VALID 0,72 856.836.750,00
BRSR6 BANRISUL 0,74 6.278.386.700,00
ABCB4 ABC BRASIL 0,79 3.292.854.579,56
MEAL3 IMC S/A 0,82 1.018.781.556,00
LIGT3 LIGHT S/A 0,85 5.662.291.537,80
POSI3 POSITIVO TEC 0,86 767.404.800,00
BRML3 BR MALLS PAR 0,86 9.892.687.530,00
ALUP11 ALUPAR 0,89 7.822.643.969,24
COGN3 COGNA ON 0,95 17.546.268.063,50

Viu como é importante conhecer os conceitos do mercado? Eles ajudam a realizar análises mais completas dos ativos e a fazer investimentos mais conscientes. Por isso, é importante sempre estudar e buscar informações atualizadas sobre o mercado financeiro, além de respeitar o seu perfil e os seus objetivos antes de investir.

Quer conferir outros levantamentos como este ou deseja realizar estudos sobre o mercado de renda variável de forma aprofundada e confiável? Então conte com as ferramentas da plataforma de análises financeiras Comdinheiro!

Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à plataforma por um período de 14 dias. Clique aqui e inicie seus estudos!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *