Você já pensou em como seria viver em uma das cidades mais caras do mundo? Além da ideia de luxo e comodidade, outra questão que pode pesar quando o assunto é morar no exterior ou passar algum tempo fora do país é o custo de vida e todos os gastos envolvendo esta nova empreitada.
A preocupação tem sentido, uma vez que os preços de produtos básicos e serviços em cidades badaladas ao redor do planeta tendem a ser bastante altos e pesar no bolso de qualquer um. Para identificar quais são, de fato, as cidades mais caras do mundo –e também as mais baratas, a revista Economist Intelligence Unit (EIU) elaborou um ranking de custo de vida em 133 cidades, com Paris, Nova York, Genebra, entre outras.
Tem planos de morar ou estudar no exterior, de viajar a passeio ou apenas curiosidade em saber quais são as cidades mais caras do mundo? Então continue a leitura e confira quais são os locais mais baratos e mais caros do planeta para se viver, segundo a EIU.
As cidades mais caras do mundo
O ranking da revista analisou o valor médio de 160 bens em 133 cidades ao redor de todo o mundo. Entre os itens analisados estão alimentação, bebidas, transporte, moradia, cuidados pessoais, entretenimento, educação.
No estudo também foi considerado o impacto da inflação e a variação da moeda de cada um destes países. Em todos os quesitos analisados, as cidades de Singapura, Paris e Zurique ocuparam as primeiras colocações, compondo o top 3 entre as cidades mais caras do mundo.
Confira, a seguir, as 10 cidades mais caras do mundo em 2018, segundo a EIU, e conheça alguns dos principais destaques de cada um destes locais – seja para turistas ou para moradores locais.
1. Singapura (Singapura)
A cidade de custo de vida mais caro do mundo está no topo do ranking pelo quinto ano consecutivo. Nesta elegante cidade da península da Malásia, você pode conferir o exuberante Parque Melion, fazer um safari noturno, ver a roda gigante e ver a arquitetura urbanoide deslumbrante.
2. Paris (França)
A capital da França está no segundo lugar entre as cidades mais caras do mundo. Além de cara, Paris continua sendo o cartão postal dos turistas de todo o mundo, com seus pontos turísticos incansáveis – a torre Eiffel, o Museu do Louvre, a avenida ChampsElysees, entre outros.
3. Zurique (Suíça)
A cidade da Suíça – no top três entre as cidades mais caras do mundo – traz um ar de elegância e construções antigas. Você pode conhecer o Lago Zurich, visitar a Igreja Fraumunster, ver belíssimas cadeias de montanhas, curtir uma vista natural espetacular e até fazer um passeio turístico do filme da Noviça Rebelde.
4. Hong Kong (China)
Este centro urbano vem se tornando cada vez mais popular dentre os destinos de viagem. Em Hong Kong você pode visitar o Ocean Park e a torre TsimSha Tsui, apreciar a vista da cidade pelo Victoria Peak e até mesmo visitar a Disneyland de Hong Kong.
5. Oslo (Noruega)
A capital da Noruega tem, de fato, um custo de vida muito elevado se comparado ao padrão que conhecemos no Brasil. Por outro lado, é interessante conhecer um estilo de vida cultural diferente – calcado, em especial, no comportamento das pessoas.
Em Oslo você pode conferir o Museu do Munch e aproveitar para conhecer itens da cultura escandinava viking, como o Viking ShipMuseum.
6. Genebra (Suíça)
Outra cidade suíça, Genebra é a casa da ONU e da Cruz Vermelha. Em Genebra é possível visitar o Lago Geneva, conhecer o Palácio das Nações e o Muro da reforma Calvinista.
7. Seul (Coreia do Sul)
Na capital da Coreia do Sul, os metrôs, as luzes da cidade e a arquitetura estonteante se encontram em meio ao movimento. Você pode conhecer a torre de Seul, visitar templos budistas e o palácio Gyeongbokgung.
8. Copenhagen (Dinamarca)
A Dinamarca já foi considerada o país mais feliz do mundo. E, além de felizes, os dinamarqueses de Copenhagen também têm bastante dinheiro – ao que tudo indica, uma vez que a cidade é uma das 10 mais caras do mundo.
Na capital da Dinamarca você pode experimentar um pouco da tradição da cultura escandinava, conhecer o Tivoli e a estátua da Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.
9. Tel Aviv (Israel)
Na nona posição entre as cidades mais caras do mundo está a cidade mais famosa de Israel. Ali, você pode visitar a cidade antiga, ver o Yarkon Park e visitar os locais sagrados.
10. Sydney (Austrália)
A cidade da Austrália está na décima posição entre as mais caras do mundo – e uma das mais procuradas por turistas, intercambistas e por profissionais que desejam começar uma vida fora do Brasil.
Na cidade você pode visitar a casa de Ópera de Sydney, conhecer belíssimas praias e passear pelo porto Darling Harbour – uma das zonas mais animadas de Sydney.
Para visitar ou ir morar em qualquer uma destas cidades, é importante, portanto, se lembrar de preparar o bolso. Afinal, seus gastos podem ser bastante altos durante sua estadia.
As cidades mais baratas do mundo
Além das cidades mais caras, o ranking da revista EIU apontou também as dez grandes cidades mais baratas do mundo – onde o custo de vida é bem abaixo da média mundial.
As cidades mais baratas do planeta para visitar e morar, segundo a publicação, são: Damasco (Síria), Caracas (Venezuela), Almati (Cazaquistão), Lagos (Nigéria), Bangalore (Índia), Karachi (Paquistão), Argel (Argélia), Chennai (Índia), Bucareste (Romênia), e Nova Delhi (Índia).
Gostou do artigo de hoje? Então que tal conhecer agora as 9 cidades mais ricas do mundo?
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!