Aumentar o faturamento empresarial costuma ser um dos principais desejos de quem possui um negócio. Porém, muitas vezes, essa é uma tarefa difícil, demandando planejamento, foco, dedicação e as estratégias certas.
A boa notícia é que existem segredos que podem colaborar diretamente para esse objetivo. Por meio deles, as empresas têm a possibilidade de melhorar as suas receitas, manter-se competitivas no mercado em que atuam e crescer de maneira sustentável.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira os 7 principais segredos para aumentar o faturamento de um empreendimento!
1. Diversifique suas soluções
Independentemente se o seu negócio vende produtos ou serviços, é essencial diversificá-los. Isso porque ao oferecer uma variedade de soluções, você pode aumentar o ticket médio e atrair diferentes perfis de clientes.
Vale ressaltar que diversificar produtos ou serviços não significa sair do seu nicho principal, mas criar soluções complementares às que você entrega. Uma dica é conversar com seus consumidores para ter ideias sobre o que oferecer a eles.
2. Crie uma precificação estratégica
A precificação reflete diretamente no faturamento empresarial. No entanto, muitos empreendedores cometem um erro nessa tarefa. Eles definem preços com base somente nos custos diretos, sem considerar o valor percebido pelo cliente ou a concorrência.
A precificação estratégica é uma ferramenta útil para o aumento de faturamento de um negócio e demanda considerar aspectos como:
- custos fixos e variáveis;
- valor agregado da solução;
- percepção de mercado;
- margem de lucro desejada;
- perfil dos clientes e posicionamento da marca.
3. Dê atenção à fidelização de clientes
Fidelizar clientes é outra medida crucial para aumentar o faturamento empresarial. O motivo é que esses consumidores costumam comprar mais vezes do negócio. Eles ainda podem fazer recomendações para outras pessoas e custa menos mantê-los do que conquistar novos compradores.
Portanto, em vez de apenas focar em atrair mais clientes, trabalhe na fidelização de consumidores. Existem diferentes estratégias para tanto, como criar programas de vantagens ou cashback, oferecer um ótimo atendimento antes, durante e depois de uma compra e entregar mais do que promete.
Ao investir na fidelização de clientes, você cria um relacionamento de longo prazo com eles. Como consequência, os consumidores passam a confiar no seu negócio, a comprar com frequência e podem se tornar promotores da sua marca.
4. Invista em marketing digital
Aumentar o faturamento empresarial demanda fazer investimentos em estratégias que ajudem a atrair, captar e converter potenciais consumidores em clientes — além de fidelizá-los. Nesse contexto, está o marketing digital.
Os consumidores estão muito mais conectados. Assim, é fundamental que os negócios estejam no ambiente online. Pode ser por meio de um site, um e-commerce, um blog, um perfil nas redes sociais ou anúncios.
Sua empresa deve aparecer onde os compradores estão. Com uma estratégia sólida de marketing digital, os negócios conseguem aumentar a sua visibilidade, captar novos clientes e realizar mais vendas — o que, por consequência, contribui para o aumento de faturamento.
Com o tempo, o marketing digital pode se transformar em um motor contínuo de atração e retenção de consumidores, colaborando diretamente para a expansão da receita empresarial.
5. Observe a concorrência
É importante ver o que os seus principais concorrentes fazem em termos de ações, marketing e vendas. Observar os movimentos deles possibilita obter insights e identificar oportunidades capazes de colaborar para seu faturamento.
Cabe ressaltar que não se trata de copiar o que as outras empresas fazem, mas analisar abordagens e tendências. A partir dessa avaliação, você pode realizar ajustes nas suas estratégias e ofertas, evitar erros e buscar maneiras de se diferenciar.
6. Amplie seus canais de vendas
Também é interessante ampliar os seus canais de vendas. Afinal, quanto mais pontos de contato com clientes a empresa tiver, maior é a chance de fechar um negócio.
Então vale evitar depender somente do estabelecimento físico ou de um site para vender. Você pode comercializar produtos ou serviços nas redes sociais, no WhatsApp, em marketplaces, via e-mail marketing e mais.
A ideia de ampliar os seus canais de vendas é tornar o processo de compra mais conveniente e acessível para os consumidores, que procuram agilidade e praticidade. Logo, se a sua empresa estiver onde eles estão, ela tem a possibilidade de faturar mais.
7. Melhore a gestão financeira do negócio
Por fim, nenhuma estratégia de aumento de faturamento será tão eficaz se a empresa não tiver uma boa gestão financeira. Para um empreendimento ter um crescimento sustentável, é primordial controlar as suas entradas e saídas, projetar cenários e identificar gargalos.
Aumentar o faturamento não depende apenas de vender mais, mas de fazer negócios com inteligência e gerenciar as finanças empresariais corretamente. Do contrário, existe o risco até mesmo de ter prejuízos.
Se um negócio fecha muitas vendas e tem um bom faturamento, mas gasta muito, o seu lucro tende a ser afetado. Por esse motivo, é necessário fazer uma gestão eficiente nesse sentido.
Ela inclui passos como:
- ter um planejamento financeiro estratégico e bem estruturado;
- controlar o fluxo de caixa com precisão;
- identificar produtos mais e menos lucrativos;
- analisar indicadores financeiros, como margem de lucro, ponto de equilíbrio e ticket médio.
Embora relevantes, essas tarefas costumam ser trabalhosas — ainda mais para pequenos e médios negócios. Uma solução útil é contar com um serviço de BPO financeiro.
Saiba mais sobre ele!
O papel do BPO financeiro no aumento do faturamento de uma empresa
O BPO (business process outsourcing) é um serviço de terceirização da área financeira. Com ele, você consegue ter uma visão mais clara dos recursos do seu negócio, sem precisar lidar sozinho com planilhas, relatórios ou tarefas complexas.
A AB Consult, por exemplo, é uma empresa que oferece serviços de BPO financeiro. Dessa forma, enquanto cuidamos das contas a pagar e a receber, da emissão de boletos e outras atividades, você pode focar nas vendas e no crescimento do seu empreendimento.
Aumentar o faturamento empresarial é uma meta que exige planejamento, criatividade e atenção a diferentes aspectos — da precificação à gestão financeira. Portanto, considere os 7 segredos apresentados neste conteúdo para melhorar os ganhos do seu negócio.
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