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A disputa entre concorrentes, independentemente do segmento, está cada vez mais acirrada. Com a popularização das redes sociais, as ações de marketing tornaram-se ainda mais direcionadas aos consumidores em potencial – como é o caso do marketing de guerrilha.

As campanhas de divulgação de produtos tendem a impactar o aspecto emocional que, muitas vezes, ativam certos gatilhos responsáveis pela conclusão da compra. O marketing de guerrilha traz algumas reflexões relacionadas a essa conduta.

Mas não se preocupe se você não sabe o que é marketing de guerrilha. No artigo de hoje você conhecerá um pouco mais sobre essa estratégia massiva – e econômica – que traz bons resultados.

Acompanhe e entenda um pouco mais sobre a aplicação do marketing de guerrilha no Brasil. Boa leitura!

Afinal, o que é Marketing de Guerrilha?

O conceito de marketing de guerrilha é definido como o uso de estratégias inovadoras, agressivas e marcantes para a promoção de determinado produto ou serviço. Muitas vezes, essa divulgação envolve menções à concorrência, relação com sentimentos e atitudes que causam impacto.

O marketing de guerrilha não é tão atual quanto se parece. Além das ações digitais, as ações presenciais já ocorriam no final dos anos 70. A estratégia foi desenvolvida pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson, nesta mesma época, cuja inspiração foi a Guerra do Vietnã – por isso o nome.

O principal atrativo do marketing de guerrilha é impactar com baixo custo.

Como aplicar o Marketing de Guerrilha de forma eficiente

Preparado para fazer marketing de guerrilha no Brasil ou em qualquer outro lugar? Veja algumas dicas infalíveis para colocar sua ação em prática, com total eficiência.

Conheça muito bem sua persona

Aqui estamos mais uma vez falando sobre a importância de conhecer o seu público-alvo, sobretudo sua persona.

Independentemente da estratégia de marketing – seja o marketing de conteúdo, o marketing de influência ou, neste caso, o marketing de guerrilha, saber exatamente para quem você está direcionando suas ações é o aspecto chave do sucesso da campanha.

Sendo assim, desvendar quem são as pessoas reais impactadas positivamente com a estratégia de marketing de guerrilha é primordial para aplicar o marketing de guerrilha no Brasil.

Mantenha a mesma linguagem já utilizada

Um dos grandes atrativos do marketing de guerrilha é utilizar linguagens extremistas, ou sérias demais, ou engraçadas demais. É preciso ter cautela e optar pela linguagem que sempre representou a sua marca.

Modificar o tom das ações apenas para causar impacto e agradar o público talvez não seja tão inteligente quanto parece.

Seja original

Se você pesquisar, encontrará centenas de milhares de exemplos de marketing de guerrilha por aí. Apesar de ser possível inspirar-se nos cases de marketing de guerrilha, é preciso ter cautela quanto a cópia de ações já utilizadas por outras empresas.

A grande sacada do marketing de guerrilha é a inovação. Considerando essa informação, pense em ideias realmente originais, jamais vistas pelo seu público.

Se ficar realmente difícil, é possível adaptar cases já existentes mas evitando, ao máximo, manter os padrões originais.

Utilize o co-marketing

Você já sabe o que é marketing de guerrilha, mas já ouviu falar em co-marketing? Trata-se da busca por parcerias nas ações de marketing. Os resultados com este tipo de ação costumam ser bem promissores.

Com alguns simples exemplos marketing de guerrilha é possível entender, na prática, como funciona o co-marketing.

Você é dono de uma clínica de estética. Para divulgar o seu novo serviço de redução de medidas, você faz parceria com um salão de cabeleireiros localizado ao lado de uma clínica concorrente. A complexidade dessa ação não é alta, mas o resultado certamente será efetivo.

Observe as emoções provocadas pelas ações

O marketing de guerrilha está totalmente atrelada às emoções, sejam positivas, sejam negativos. Neste sentido, atentar-se ao despertar destas emoções é uma das precauções de quem o aplica.

Dependendo da estratégia escolhida, você pode despertar o sentimento de tristeza ou de raiva, bem como de alegria e satisfação. Saber exatamente qual deles desabrochará é imprescindível.

Já imaginou se você cria uma campanha que traga o sentimento de tristeza ao potencial cliente? Ele irá linkar a tristeza ao seu produto ou marca e, consequentemente, descartará a compra.

Por que utilizar o Marketing de Guerrilha?

Toda empresa busca resultados interessantes com custos que não comprometam o orçamento. Neste caso, o marketing de guerrilha pode ser um caminho considerável, já que sua principal qualidade é ser eficiente e econômico.

Além do aspecto de custo, o marketing de guerrilha possui o poder de manter-se vivo na mente do consumidor por longos períodos. Uma ação realiza hoje, por exemplo, pode causar um impacto tremendo, capaz de resultar em uma compra daqui a 3 meses.

Se com as ações de marketing queremos aproximar o potencial cliente e com ele manter uma relação estreita, o marketing de guerrilha pode ser uma excelente ferramenta de conquista, certo?

Vantagens

Para demonstrar o quão eficiente ele pode ser, destacamos de forma breve outras vantagens que o marketing de guerrilha oferece à sua estratégia:

  • Grande impacto inicial: por causar extrema curiosidade, o impacto inicial tende a ser maior do que em outras estratégias de marketing. O boca-a-boca, também estimulado pela curiosidade, traz mais visualizações para a ação e, consequentemente, ao produto
  • Poder de diversão: através de ações divertidas, é possível aproximar-se do seu público e estreitar relações, elevando a possibilidade de aquisição do produto em um futuro próximo
  • Implementação ágil: não requer grandes estruturas, podendo ser implementado em cursos períodos – adiantando o início das ações
  • Mais ousadia: permite que tanto agência quanto cliente tracem estratégias mais ousadas e arriscadas, uma vez que seu direcionamento será mais assertivo, impactando especialmente suas personas,

Conclusão

Impactar e converter o interesse em venda: esse é o intuito do marketing de guerrilha. Não é à toa que este conceito vem sendo utilizado desde a década de 70, fortalecendo-se e atualizando-se desde então.

Surpreender positivamente o potencial cliente é uma das estratégias para otimizar os resultados. E, neste sentido, o marketing de guerrilha torna-se, sem sombra de dúvidas, uma excelente ferramenta.

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