Se você é um investidor iniciante no mercado de ações, o mercado fracionário é ideal para aplicar o seu dinheiro. Caso não tenha muito dinheiro aplicado e deseja diversificar a sua carteira sem muito capital, este espaço também se torna muito proveitoso.

Porém, para quem nunca nunca investiu ou não ouviu falar desse ambiente, é normal surgirem muitas dúvidas acerca do mesmo. Uma das dúvidas mais comuns é sobre as diferenças entre o mercado fracionário e o mercado integral. Outro questionamento é se vale a pena operar neste mercado de frações. 

Neste artigo, iremos responder todas estas questões. Acompanhe e entenda mais sobre o mercado fracionário de ações.

O que é o mercado fracionário?

O mercado fracionário é um ambiente eletrônico de investimentos na bolsa onde é possível negociar ações sem lote mínimo. Neste mercado, você pode comprar, por exemplo, 10,13,15 ações fracionadas, ou a quantidade desejada.

Diferente do que ocorre no mercado fracionário, no mercado integral de ações, você terá que comprar um lote de, geralmente, 100 ações. 

Assim, este mercado de ações fracionadas se torna uma boa saída para quem tem pouco capital e está iniciando a compra de ações. Entretanto, é importante destacar que o mesmo possui uma baixa liquidez, devido ao seu menor volume. 

Agora que você já entendeu o que é o mercado fracionário, será que vale a pena comprar ações fracionadas? Veja a seguir!

Vale a pena operar no mercado fracionário?

Para responder esta questão, mostraremos alguns pontos sobre o mercado fracionário de ações, que você precisa conhecer se o objetivo é fazer operações neste ambiente.

O lote fracionário costuma ter um spread, ou seja, uma distinção no valor de compra e venda, maior do que no lote padrão (no mercado integral). Isso se deve à menor liquidez, o que pode ser um ponto negativo para o pequeno investidor e para os investidores de curto prazo. Mas, para quem não tem capital suficiente para adquirir o lote padrão, o fracionário pode funcionar bem.

Uma das vantagens deste mercado é a possibilidade de montar uma carteira com valor financeiro reduzido e diversificar mais o seu portfólio de ações. Para quem não possui um capital mais alto de início, é possível comprar ações fracionadas, até que elas façam parte do lote padrão. Assim, você acumulará ações e, posteriormente, pode negociar no mercado integral.

Sobre a taxa das instituições financeiras e a poupança para o futuro

Quem for operar neste mercado deve estar de olho nas taxas que serão cobradas pela instituição financeira. Tome cuidado para não perder um percentual grande do seu investimento com estas taxas.

Ademais, quanto mais dinheiro investir, a taxa cobrada pela instituição financeira ficará mais diluída. Esse pode ser um ponto positivo se você possui um capital um pouco maior.

Caso você compre ações mensalmente, o mercado fracionário pode ser uma ótima opção. Principalmente se quiser poupar dinheiro pensando no seu futuro. Ao investir um valor pequeno todo mês em uma empresa que possui um potencial bem grande de valorização, no futuro, isso pode se tornar um bom e grande investimento.

Agora é com você! Citamos algumas vantagens e desvantagens ao operar no mercado fracionário. Você, como investidor e com uma boa capacidade crítica, terá que analisar e verificar se isso vale a pena.

O que achou do mercado fracionário? Comente aqui embaixo se você irá investir em ações fracionadas ou se acha que o mercado integral faz mais sentido.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Joselir veiga Martins    

    Compro algumas ações de algumas empresas, mas só que são fracionárias. De empresa A compro 4, de empresa B 2,, de cada empresa eu adquiro algumas ações fracionadas, já que não tenho condições de investir vde forma integral.
    Só posso no caso , investir no congo prazo?
    Boa noite André.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *