A fintech Nubank – conhecida por seus serviços de cartões de crédito – recebeu, na última segunda-feira (22), autorização do governo para se tornar, oficialmente, uma financeira. A decisão, assinada pelo presidente Michel Temer e divulgada por meio de publicação no Diário Oficial da União, permitirá à startup ganhar mais autonomia, sem depender de parcerias com grandes bancos brasileiros para oferecer crédito e realizar operações financeiras no Brasil.

A autorização não dará à Nubank o direito de trabalhar com produtos bancários – como contas corrente, poupança, entre outros, mas permitirá à fintech ampliar a oferta de serviços inerentes às financeiras, como operações de empréstimos e financiamentos com características específicas, além de possibilitar a fomentação de convênios com estabelecimentos comerciais.

Burocracia brasileira

Apesar de ser uma empresa brasileira, o Nubank é controlado por uma holding que tem sede nas Ilhas Cayman e, por conta disso, a fintech precisava de aprovação, via decreto presidencial, para operar como financeira em território brasileiro. O pedido inicial do Nubank para operar no país como financeira foi feito há cerca de dois anos.

Na publicação do Diário Oficial da União que autoriza a startup a se tornar uma financeira, o presidente Temer informa que “é do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 100 por cento no capital da instituição financeira a ser constituída pela Nu Holdings Ltd”.

Autonomia e independência

A aprovação da solicitação da Nubank pelo governo – que entrou em vigor na data da publicação – permitirá à empresa atuar de forma mais independente no mercado nacional, sem a necessidade de fomentar parcerias com bancos que operam no Brasil para captar recursos e oferecer crédito aos seus clientes.

A fintech – que já emitiu mais de 3 milhões de cartões de crédito no Brasil, ainda não divulgou quais serviços financeiros pretende lançar no futuro. A expectativa, no entanto, é que produtos já oferecidos pelo Nubank, como a conta digital NuConta, tornem-se, a partir de agora, ainda mais funcionais para o usuário.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *