B3SA3 é o código que permite investir em uma empresa da bolsa de valores — você sabe qual ela é? Essa ação pode gerar curiosidade, pois representa ativos da própria empresa que administra a bolsa brasileira, a B3.

Anteriormente chamada de Bovespa, a instituição de capital aberto cresceu e passou por fusões até chegar à nomenclatura atual. Dessa forma, ao investir na B3SA3, você está comprando ações da B3, que é a bolsa de valores brasileira — onde outras ações e investimentos são negociados.

Parece confuso? Continue a leitura para saber mais sobre a história da B3 e das ações B3SA3. Assim, você poderá verificar se esse investimento é vantajoso para o seu caso!

O que é a B3?

A B3 é a bolsa de valores do Brasil — a principal da América Latina e uma das maiores do mundo. Ela surgiu em 2017 a partir da fusão entre bolsa de valores, BM&FBovespa e Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

O nome B3 vem da junção das iniciais de “Brasil, Bolsa, Balcão”. Historicamente, o Brasil teve diversas bolsas em estados diferentes, mas a bolsa de São Paulo se tornou a única do nosso país — e deu origem à instituição que funciona hoje.

A partir das fusões, foi possível atualizar a companhia para atender às demandas do mercado. Entre as suas atividades, a B3 afirma que atua na “criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos”.

No entanto, além de ser o ambiente onde se negociam ações e outras possibilidades, a B3 também é uma empresa de capital aberto. Assim, suas próprias ações são negociadas na bolsa — de modo que você pode ser um sócio da empresa.

A B3 conta com cerca de 85% do seu capital dividido entre seus milhares de investidores. Dessa forma, não há a presença de um acionista controlador. A maior porcentagem dos seus ativos está sob controle da Capital World Investor, dos Estados Unidos, que mantém menos de 10%.

E B3SA3, o que é?

Depois de entender o que é a B3, você pode saber que a sigla B3SA3 representa o ticker de negociação dos seus ativos. Ou seja, é o código pelo qual as ações da B3 são negociadas na bolsa. Para quem já entende do mercado de ações é mais fácil fazer essa conexão.

Se você ainda não tem esse conhecimento, é importante saber que todas as empresas ganham um código como esse. A finalidade dele é fazer com que a companhia seja encontrada pelo investidor na plataforma da bolsa.

Por exemplo, Magazine Luíza é conhecida como MGLU3, a Petrobras é PETR4 e a B3 é negociada como B3SA3. Antes de se tornar a B3, a BM&F Bovespa também era uma empresa de capital aberto e suas ações eram negociadas com o ticker BMFV3.

É importante destacar que o número 3 depois da sigla indica que as ações são ordinárias. Assim, dão aos acionistas direito ao voto em assembleias. Outro direito garantido é o tag along, um mecanismo de proteção para acionistas minoritários.

Como adquirir as ações da B3?

Para investir em ações da B3 é preciso ter conta em um banco de investimentos. Ele dá acesso ao home broker ou outra plataforma de negociação das ações. A partir de então o processo funciona como qualquer ação.

Ou seja, você deve acessar a bolsa e fazer o aporte desejado. A compra de ações acontece de forma totalmente digital, podendo ser realizada por meio de site ou de aplicativos. Contudo, ela deve ser feita dentro do horário do pregão da bolsa.

Quais as vantagens e os riscos desse investimento?

O investimento em ações pode trazer benefícios e riscos para quem investe. Com a B3, não é diferente. Por isso, veja pontos importantes a seguir!

Vantagens

Uma das principais vantagens de investir em ações é o potencial de retorno. Contudo, é preciso analisar a B3 e verificar o que é considerado por você como pontos fortes para investir em B3SA3. Isso pode ser feito por meio de uma análise fundamentalista, por exemplo.

Um aspecto relevante da B3 é sua política de governança. As ações B3SA3 são negociadas no Novo Mercado. Isto é, fazem parte do mais alto segmento de empresas da bolsa. Ele reúne organizações que adotam estratégias de governança acima do que a lei determina.

Assim, podem ser elementos vantajosos para investidores por indicarem a segurança de que a empresa conta com uma administração mais transparente. Outras possíveis vantagens são os direitos das ações ordinárias, como o voto e o tag along.

Riscos

Quando se fala em renda variável é muito importante ficar atento aos riscos. Apesar das vantagens, você deve avaliar se eles fazem sentido para o seu perfil e objetivos. O principal é o risco de mercado — representado pelas oscilações de preços na bolsa de valores.

Existe a chance de ter prejuízo no seu investimento. Logo, investir no mercado de ações demanda entendimento sobre o tema e abertura para lidar com a volatilidade. Além disso, há os riscos inerentes à própria B3 e seu setor. Por exemplo, a possibilidade de surgir concorrência no futuro.

Quem deve comprar as ações da B3?

Agora você sabe que B3SA3 é o ticker da bolsa de valores e conheceu um pouco mais sobre a empresa. Mas será que vale a pena realizar o investimento? Para decidir, é preciso considerar os riscos e o potencial de vantagens.

A escolha é individual e você deve avaliar se o investimento está alinhado ao seu perfil e aos seus objetivos. De modo geral, a renda variável se adapta melhor aos objetivos no longo prazo, visando o manejo de risco.

Desse modo, o investimento em ações costuma se destinar a investidores moderados ou arrojados que tenham planos de longo prazo. Contudo, lembre-se de que, para identificar se B3SA3 é interessante no seu caso, é preciso também realizar uma análise mais aprofundada da empresa.

Gostou de saber o que é B3SA3? Ela pode fazer parte de uma estratégia de diversificação da sua carteira, se combinar com o que você busca. Não deixe de buscar mais informações para tomar sua decisão com segurança!

Quer saber se o mercado acionário se adéqua aos seus interesses? Veja quando começar a investir em ações!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *