Você realmente sabe como montar um currículo? Apesar de ser uma pergunta cuja resposta está na ponta da língua, muitas vezes ela não reflete a realidade.

Grande parte dos aspirantes a uma vaga de emprego pensam que um bom currículo é que aquele que traz, de forma simples, informações pessoais, de qualificação profissional e experiências profissionais anteriores.

Mas é válido saber que o modo como essas informações são demonstradas tem total influência na escolha do recrutador. É preciso saber o que informar e, principalmente, como informar.

No artigo a seguir você aprenderá, no passo a passo, como montar um currículo perfeito. Pegue papel, caneta e utilize nossas dicas para montar um currículo que se destaque nos processos seletivos.

Boa leitura!

Principais dificuldades em montar um currículo

Fazer um currículo pode ser trabalhoso para algumas pessoas, principalmente para os que estão em busca de um primeiro emprego ou, ainda, buscam oportunidades para a melhor idade. Uma das grandes dúvidas em montar um currículo é sobre personalizar ou não o documento, de acordo com a empresa e a vaga desejada. Aqui, a resposta é sim!

Imagine-se como dono de uma empresa de Tecnologia da Informação e o candidato informa no seu currículo suas habilidades em gastronomia. Não é exatamente a informações que ele desejaria, certo? Neste caso, vale apresentar informações que estejam relacionadas à vaga em questão.

Outro ponto relevante ao fazer um currículo é sobre a inserção de número de documentos. A não ser que seja solicitado de forma explícita ou seja um campo obrigatório em currículos online, estes dados não devem ser inseridos no currículo.

É interessante lembrar que nem sempre o trajeto realizado entre o momento da entrega e a leitura do documento é curto. Seu currículo pode passar pelas mãos de pessoas de mal intencionadas, que podem usurpar tais informações.

Este é apenas o começo. Existem ainda outras dicas para montar um currículo matador.

As melhores dicas para montar um currículo matador

Quer conhecer estas melhores dicas para montar um currículo matador? Veja agora!

1.   Direcione seu interesse às vagas que se enquadrem em seu perfil

Sabemos que no momento do desemprego o desespero pode falar mais alto. Porém, é preciso ter foco e discernimento sobre quais vagas suas habilidades e competências realmente serão úteis.

Filtre as oportunidades que lhe interessem. Depois, utilize filtros que descartem aquelas que não são pertinentes às suas experiências ou formação profissional.

2.   Utilize o mínimo de páginas

Quer saber como montar um currículo bom? Desconsidere os currículos extensos. Muitas vezes, o recrutador “passará o olho” na primeira e na segunda páginas, deixando o restante sem ler.

Para evitar essa atitude e perder a oportunidade de emprego, seja sucinto. Revise suas informações e mantenha-as enxutas e diretas. O recomendado é utilizar, no máximo, 2 folhas – apenas com a frente impressa.

3.   Utilize o formato ideal para impressão

Ao montar um currículo, escolha o papel ideal para impressão. Usualmente, os currículos são impressos em folhas do tamanho A4, brancas. Estas podem ser folhas comuns de sulfite ou de gramatura superior, como uma folha de papel Canson.

Evite o uso de cores no currículo. Exceto em currículos digitais e de áreas criativas, como Designer, por exemplo,  recomendação é de utilizar sempre a fonte na cor preta. Discreto e simples.

Sobre a fonte utilizada na escrita, as mais populares são a Arial e a Times New Roman, nos tamanhos 10 ou 12.

4.   Estruture corretamente o conteúdo

Assim como em um texto voltado para vendas, as informações do seu currículo devem ser ordenadas, com foco em prender a atenção do leitor. Sendo assim, é importante apostar em uma estrutura bem definida.

Ao aprender como montar um currículo perfeito, o esperado é que o documento traga os seguintes tópicos:

  • Informações pessoais;
  • Objetivos;
  • Habilidades e competências;
  • Formação Acadêmica;
  • Experiência profissional;
  • Conhecimento em idiomas;
  • Formações complementares, de todos os níveis

5.   Inclua as experiências por ordem cronológicas e de relevância

Apresentar apenas as experiências importantes para o processo seletivo é um dos requisitos de como montar um currículo perfeito. Aqui, será necessário revisar todas as suas experiências e avaliar quais delas serão de grande valia para o selecionador atestar seus conhecimentos perante a vaga.

Depois de saber quais delas apresentará, cuide da cronologia. Inicie pelas experiências mais recentes e informe os três últimos empregos.

Além do nome do contratante, insira também a data de admissão, de desligamento, as principais funções exercidas – tanto quando você entrou na referida, como quando você foi desligado.

Ao montar um currículo com essas informações, será mais fácil para o entrevistador conhecer, mesmo que superficialmente, a sua trajetória dentro daquela empresa.

6.   Detalhe o nível de conhecimento em idiomas

Segundos ou terceiros idiomas são muito bem vistos pelas empresas. Se você possui uma segunda ou terceira língua, não hesite em informar no currículo.

Mas é preciso ter cautela. Você precisa ser transparente e informar o nível exato de entendimento sobre o idioma. Lembre-se que além do currículo escrito, você será submetido a uma entrevista pessoal. Nesse momento, o selecionador certamente testará seus conhecimentos.

Não se preocupe se você é autodidata e não possui certificado de escola de idiomas. Muitas pessoas aprender outros idiomas sozinhas, com a prática. Isso, definitivamente, não é um problema para o recrutador. O que importa é o seu conhecimento comprovado na prática.

7.   Informe cursos extras que sejam relevantes a vaga

Formações complementares oferecem pontos positivos a vaga. Porém, elas somente são válidas caso estejam estritamente relacionadas à oportunidade de emprego.

Caso vá inseri-las, mencione o tipo de formação, nível e instituição pela qual foi qualificado. No caso de autodidatas, essa informação também pode ser adicionada.

8.   Foque suas atenções na trajetória profissional

É claro que você deve se orgulhar de seus feitos pessoais. No entanto, ao montar um currículo você está resumindo a sua trajetória profissional. Essa deve ser a prioridade.

Além disso, outro ponto que merece atenção é o excesso de elogios. Ao elevar o uso de adjetivos a sua trajetória, pode causar uma impressão de superioridade e ego elevado. Nem sempre isso é visto com bons olhos.

9.   Apresente o currículo impecavelmente

Ao montar um currículo, você também deve pensar na apresentação. Além de escolher o papel e estrutura ideais, como mencionamos num passo anterior, atentar-se a aparência do documento também é importante.

Jamais entregue um currículo amassado ou rasurado.Opte sempre por envelopes lacrados e, de preferência, com uma identificação externa.

Aprender como montar um currículo bom é o primeiro passo para a busca por uma nova oportunidade de emprego. A dica geral é ser verdadeiro e conciso em suas informações. Além disso, não se esqueça que tudo o que for informado no papel deverá ser comprovado pessoalmente.

Gostou do artigo? Descobriu como montar um currículo matador? Nosso Portal possui outros conteúdos de grande valor, capazes de agregar valor à sua jornada em busca de um novo emprego. Acompanhe e atualize-se com as nossas publicações!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *