Seja para relaxar, rever a família ou conhecer outra cidade, viajar é uma boa experiência. Mas, por conta da pandemia, muitos planos foram adiados nos anos de 2020 e 2021. Além das restrições sociais, muitas pessoas precisaram fazer mudanças no orçamento para lidar com a crise.

Contudo, não é preciso abrir mão dos seus sonhos. Com planejamento de viagem adequado, é possível organizar-se financeiramente para viajar muito em breve sem comprometer o orçamento.

Quer ajuda para programar a sua próxima viagem? Você achará neste artigo. A seguir, você acompanhará algumas dicas de como fazer um planejamento de viagem e aproveitar esse momento!

Continue a leitura e confira!

Entenda sua situação financeira

O primeiro passo para planejar é entender a sua situação financeira. Isso é necessário para definir um orçamento médio e um teto de gastos para a viagem. Assim, será mais fácil saber quanto de dinheiro está disponível e quais destinos estão dentro da sua realidade.

Então comece identificando suas entradas e saídas de cada mês. Ainda, faça uma análise criteriosa para descobrir quais gastos podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados. Por exemplo, se você tem um gasto elevado pedindo comida em casa, pode tentar diminuir esse consumo.

Outro exemplo são os gastos com compras por impulso, principalmente na internet. Se não houver um controle, eles podem comprometer seu orçamento e adiar seus planos de viajar.

Defina o destino e a época do ano

O próximo passo é definir o seu destino ou os destinos de viagem. O ideal é considerar diferentes opções para encontrar aquelas que são mais interessantes. Logo, anote os lugares que deseja conhecer e pesquise as características de cada região.

Além disso, é importante definir qual é a época do ano que fará a sua viagem, pois isso afetará o seu orçamento de viagem. Afinal, em altas temporadas os preços sobem em relação aos outros períodos do ano.

Outro detalhe relevante é o clima. As estações do ano influenciam nos tipos de roupas que você precisa levar na mala — e nos gastos que terá. Quem mora em uma região quente e pretende viajar durante o inverno para uma região fria certamente precisará providenciar roupas específicas.

Monte o seu roteiro de viagem

Depois de definir o seu destino e a melhor época para viajar, é hora de montar um roteiro de viagem. Ele é importante para organizar o planejamento financeiro. O primeiro passo é estabelecer quanto tempo durará a sua viagem.

Isso porque o tempo de duração do passeio definirá diversos aspectos, como quantos lugares poderá conhecer e quanto gastará. Então faça uma pesquisa sobre o destino escolhido e descubra quais são os pontos turísticos e as atrações do local.

Pense também sobre onde prefere se hospedar durante a viagem. Depois, escolha os melhores passeios — considerando os valores de cada um e de acordo com o seu perfil de viajante. Em lugares de clima instável, considere fazer planos para dias de chuva e de sol.

Calcule o dinheiro necessário para a viagem

Com todas as informações definidas, é o momento de calcular o dinheiro necessário para a sua viagem. Por isso, essa etapa é feita quando já se tem em mente seu destino, quanto tempo durará e qual o tipo de acomodação você prefere.

Assim, é possível prever o quanto deverá gastar com passagem ou deslocamento, hospedagem e alimentação. A partir do seu roteiro de viagem, você também pode calcular os gastos com entretenimento, compras e outros.

Tudo deve ser anotado, para que você evite gastar mais do que o necessário ou que falte dinheiro durante o passeio. Para planejar melhor os seus custos, vale a pena utilizar ferramentas online que auxiliem nessa pesquisa.

Monte um planejamento financeiro de viagem

O próximo ponto é montar um planejamento financeiro. Nesse caso, você precisa considerar suas finanças pessoais e o seu orçamento de viagem. Então pense: qual é o valor necessário para a viagem? Quando fará esse passeio?

Quanto dinheiro consegue reservar todo mês para tal objetivo? É possível diminuir ou eliminar mais alguns gastos ou aumentar a sua renda? Com essas respostas, você saberá quanto precisará guardar todos os meses em seu fundo de viagem e em quanto tempo pode atingir seu objetivo.

Por exemplo, imagine que os custos de sua viagem fiquem em torno de 10 mil reais e você pretende viajar dentro de 1 ano. Será preciso reservar cerca de 840 reais por mês. Para facilitar, construa seu planejamento de viagem em uma planilha.

Invista seu dinheiro para render mais

Depois de fazer sua organização financeira e montar um planejamento, é interessante investir a sua reserva de viagem. Dessa forma, ela proporcionará rendimentos para ajudá-lo a atingir sua meta de viajar mais rapidamente.

Mas, antes de começar a investir, existem alguns passos importantes. Por exemplo, identificar o seu perfil de investidor, estudar as alternativas de investimentos disponíveis no mercado e abrir uma conta em um banco de investimentos.

Em especial, você deve procurar investimentos que não apresentam um alto risco de perda, o que poderia comprometer seus planos. Além disso, é importante buscar alta liquidez ou um prazo próximo ao da viagem, para ter acesso ao dinheiro quando precisar.

Tenha uma reserva de emergência

Incidentes podem acontecer a qualquer momento, até mesmo durante uma viagem. Por exemplo, caso você vá de carro, pode ter um imprevisto de manutenção. Assim, você teria gastos extras com o mecânico.

Outros gastos que podem surgir são a variação da taxa cambial — no caso de uma viagem ao exterior, contas de hospital, alimentação e estadia se houver atrasos nos voos, conta do celular, compras imprevistas etc.

Pensando nisso, vale a pena ter uma reserva de emergência para aproveitar sua viagem sem se preocupar com os imprevistos. Além disso, a reserva é útil para proteger seu planejamento, já que no caso de problemas você não precisa resgatar o dinheiro destinado à viagem.

Como vimos, com um planejamento de viagem eficiente é possível otimizar o seu orçamento para usufruir, quando possível, de uma viagem mais tranquila. Agora que você já sabe como se planejar, é só escolher o seu destino e começar a economizar!

Você pode contar com a BTG Pactual digital nesta jornada. Abra a sua conta e invista o dinheiro da sua viagem e da sua reserva de emergência!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *