A economia é um passo importante para uma vida financeira mais livre e para a conquista da independência financeira ao longo dos anos. Mas, será que sempre vale a pena economizar a qualquer custo?

Racionalizar custos é importante para acumular seu patrimônio, mas nem sempre é necessário exagerar e poupar dinheiro sem sabedoria. Quer saber quando não vale a pena economizar dinheiro no seu dia a dia? Então continue lendo o artigo de hoje e descubra!

Descobrindo quando não vale a pena economizar

Economizar de maneira inteligente é o primeiro passo para tomar sábias decisões em relação ao seu dinheiro e acumular patrimônio ao longo da vida. Economizar em cada cafezinho no dia a dia e abrir mão da sua comodidade ou dos seus desejos, entretanto, não é a maneira mais correta de conquistar resultados financeiros positivos.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você a entender quando não vale a pena economizar e quando faz sentido, de fato, reduzir seus custos.

Quanto vale o seu tempo?

Identificar quanto vale o seu tempo e o que é importante para você é uma das principais maneiras de descobrir quando não vale a pena economizar. Muitas pessoas, por exemplo, sugerem que caminhar por diversos mercados e pesquisar preços pode ser uma boa forma de economizar dinheiro.

Porém, você pode descobrir que o tempo que perde com esta tarefa não compensa os poucos reais economizados. O tempo pode ser utilizado para outra atividade de sua preferência – que pode, inclusive, lhe gerar renda.

Faça as contas das suas horas de trabalho e a remuneração que você recebe. Antes de economizar a qualquer custo alguns reais e perder uma grande quantidade de tempo no seu dia a dia para realizar diversas tarefas cotidianas, verifique se a hora passada no mercado – ou em qualquer atividade – pesquisando preços resulta em uma economia maior do que a sua hora de trabalho.

Se você verificar que a economia não vale a pena, este é o momento de parar de economizar alguns poucos trocados ao custo de horas do seu tempo.

Lembre-se sempre que, no momento em que você tem um aumento de rendimentos na sua vida, o custo da sua hora acaba se tornando mais valioso – assim como o seu custo de vida. Procure evitar, portanto, pensar apenas em centavos e busque manter uma visão mais holística dos seus ganhos, do seu custo e também do valor da sua hora de trabalho.

Os produtos de baixa qualidade

Para economizar, muita gente decide investir em produtos mais baratos – e que também têm, muitas vezes, menor qualidade. Mas esta economia pode resultar em mais gastos.

Você pode, por exemplo, ter de comprar uma maior quantidade do mesmo produto no futuro – já que o produto pode não durar tanto quanto o de maior qualidade – ou ter de comprar outro se o produto não for bom o suficiente. Nunca se esqueça que nem sempre gastar menos ao realizar uma compra é sinônimo de economizar na prática.

Por isso, ao invés de poupar a qualquer custo, procure ficar atento à qualidade daquilo que se adquire – e considere, inclusive, pagar mais por um produto de qualidade superior. No longo prazo, você pode economizar muito e nem se dar conta disso.

O valor imensurável

Nem tudo depende de valor monetário. Existem outros tipos de valores – os quais não se pode medir. Nestes casos, não vale a pena economizar. É preciso ter noção do que é importante para você, do que agrega valor à sua vida e o que, de fato, lhe fará feliz e trará satisfação.

Olhar a economia apenas a partir da ótica dos valores monetários, portanto, não é inteligente. Não se esqueça que você pode economizar de forma mais equilibrada no dia a dia naquilo que realmente vale a pena sem abrir mão daquilo que lhe trará felicidade.

A questão da produtividade

Utilizar melhor o seu tempo e obter uma maior produtividade do seu tempo também é uma maneira de economizar e evitar jogar dinheiro fora. Por isso, ao invés de contar alguns reais economizados em uma compra de supermercado ou em outras situações no dia a dia, procure fazer um uso melhor do seu tempo – o que pode gerar economia e lhe trazer, inclusive, mais rendimentos.

Mensure o custo-benefício dos seus hábitos que têm como objetivo economizar dinheiro e procure identificar quando não vale a pena economizar no seu dia a dia. Lembre-se que, muitas vezes, a economia se dará quando você se dispuser a gastar um pouco mais para adquirir alguma coisa.

E quando você perceber que estas economias do seu dia a dia não fazem sentido em relação ao custo do seu tempo, em relação ao valor imensurável e também em relação aos gastos que elas podem lhe trazer no futuros, talvez seja o momento de reavaliar seus hábitos em busca de um equilíbrio financeiro adequado – visando a economia inteligente.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *