Joel Greenblatt um nome bastante conhecido quando falamos de investimentos. Criador de uma fórmula mágica para investir, suas estratégias se tornaram fonte de consulta para investidores no mundo todo.

Nessa série de artigos sobre grandes nomes do mercado financeiro, você tem tido a oportunidade de conhecer um pouco sobre diversas autoridades que contribuíram (e ainda contribuem) para o mercado, e nomes com grande importância para os investidores.

No artigo de hoje, você conhecerá Joel Greenblatt, um dos maiores investidores do mundo. Continue a leitura do artigo e aprenda mais sobre ele e suas contribuições para o segmento!

Quem é Joel Greenblatt?

Joel Greenblatt é um dos investidores mais bem sucedidos do mundo. Além disso, é escritor e professor da Columbia Business School.

Nasceu em dezembro de 1957, nos Estados Unidos. Se formou em administração pela The Wharton School, na Universidade da Pensilvânia.

Sua carreira no mercado financeiro começou em 1985, quando formou o Gotham Capital, um fundo de investimento hedge. Para isso, Greenblatt contou com a contribuição financeira de Michael Milken, um grande investidor da época.

Até o ano de 2006, Greenblatt conseguiu que o fundo obtivesse um retorno de 40% anualmente sob sua gestão e administração. Assim, o grupo alcançou número expressivo e se posicionou entre os maiores fundos de hedge que existem.

Seu sucesso à frente da Gotham Capital o fez se tornar um exemplo de gestão na bolsa de valores. Tanto que, em momentos posteriores, Greenblatt obteve resultados significativos. Conseguiu reconhecimento também por passar seus ensinamentos adiante e assessorar investidores.

Além de professor, investidor e escritor, Greenblatt é cofundador do site Value Investor Club, um portal destinado a trocar ideias e ensinamentos sobre investimentos entre um grupo seleto do ramo.

E, desde 1996 até hoje, se dedica a ministrar aulas sobre finanças e investimentos na Columbia University Graduate School of Business.

Por que Joel Greenblatt é importante para o mercado?

Seu conhecimento como administrador do Gotham Capital fez Greenblatt ser considerado um dos maiores gestores de fundo de hedge da história. Contudo, são suas estratégias que o fazem ser importantes para o mercado.

Greenblatt investe com objetivo no longo prazo e acredita que os investidores precisam fazer aportes com sabedoria. Para ele, é importante analisar minuciosamente qualquer atitude tomada na Bolsa de Valores e ter uma administração bastante ativa e presente dos ativos adquiridos.

Ele entende que as oscilações no curto prazo são comuns e o real valor de uma companhia costuma ser mais sólido. Logo, a melhor alternativa é procurar por ações desvalorizadas de grandes corporações. Isso porque, no longo prazo, a tendência é que elas se valorizem e o retorno seja bastante positivo.

Mas não é apenas pelo seu sucesso como investidor e gestor de um dos maiores fundos de hedge que fez Greenblatt ser conhecido e visto com importância para o mercado financeiro e investidores no mundo todo. Isso porque o investidor associa seu sucesso a uma “fórmula mágica”.

Entenda melhor do que se trata a seguir!

A fórmula mágica de Greenblatt

A famosa fórmula mágica de Joel Greenblatt consiste em identificar, de forma simplificada, companhias listadas na Bolsa de Valores que tenham um alto valor e sejam sólidas. Mas cujos ativos estejam sendo negociados a preços abaixo no mercado.

Feita essas identificações, é elaborado um ranking com as melhores oportunidades encontradas. Tal lista, portanto, é composta por empresas de alto valor, as quais são medidas por meio do retorno sobre o capital. Porém, papéis sendo negociados a preços baixos, mensurados pela relação de lucro sobre o valor de mercado das companhias.

De acordo com ele mesmo, entre 1988 e 2004, uma carteira composta por cerca de 30 ações com as melhores classificações obteve um retorno médio de 30% ao ano, enquanto que uma carteira tradicional rendeu apenas 12% no mesmo período.

Para montar o ranking, podem ser utilizados os índices ROE (retorno sobre o patrimônio líquido), obtido por meio da divisão do lucro líquido da companhia pelo seu patrimônio líquido e pelo P/L, que é obtido pela divisão do preço de uma ação pelo lucro obtido por ela.

Assim, o investidor consegue identificar a saúde financeira da empresa e se o preço do ativo está alto ou baixo.

Feito isso e depois de criado o ranking, é possível analisar os indicadores e verificar quais das companhias listadas têm o melhor cenário para investir em relação ao seu valor e preço atual dos ativos disponíveis na bolsa.

Qual o legado de Joel Greenblatt?

Atualmente, Greenblatt é considerado um megainvestidor e é respeitado por ser um grande estudioso da área de investimentos. Além de sua estratégia explicada anteriormente, suas obras ficaram conhecidas e são consideradas fontes de consulta por diversos investidores.

Alguns de seus livros são:

  • The Little Book that beats the market ou A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para bater o mercado de ações ou também pelo nome: “O mercado de ações ao seu alcance” ;
  • You Can Be a Stock Market genius: uncover the secret hiding places of stock market profits;
  • The big secret for the small investor: a new route to long-term investment success.

O livro “A fórmula Mágica de Joel Greenblatt para bater o mercado de ações” pode ser considerado o mais conhecido. E é nesta obra que ele revela sua técnica para investir, por meio de uma metodologia muito simples.

Além da Fórmula Mágica, Greenblatt aposta no Value Investing, estratégia de Benjamin Graham para compor sua carteira de investimentos.

Concluindo

Greenblatt sempre utilizou-se da análise fundamentalista para escolher suas ações e movimentos na bolsa de valores. Ele ensina que ações não podem ser tratadas como aventuras, mas sim como uma decisão séria, e que oferece oportunidades que podem ser aproveitadas.

Devido aos seus livros e, principalmente, pela sua “fórmula mágica” e, claro, pelo seu sucesso enquanto gestor de fundos, Greenblatt se tornou um dos investidores mais conhecidos e um grande nome do mercado financeiro. Ele é, portanto, um dos grandes exemplos para diversos investidores no mundo todo.

Gostou de ler sobre Joel Greenblatt? Continue sua leitura sobre grandes nomes do mercado financeiro! Confira agora quem é Aswath Damodaran e por que ele é considerado uma das pessoas mais importantes para os investidores de ações!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *