Você já ouviu falar em QuickBooks? Um administrador financeiro conhecido em todo o mundo, o QuickBooks pode ser uma ferramenta importante para o gerenciamento de vendas e despesas, especialmente para as empresas de pequeno e médio portes.

Por oferecer soluções que funcionam para diferentes estilos de negócios, no entanto, é importante que o empreendedor conheça as especificações de cada serviço oferecido para fazer a escolha da solução certa para o seu negócio.

Se você quer saber com mais detalhes como funciona o QuickBooks e como ele pode contribuir para a rotina administrativa da sua empresa, continue acompanhando o artigo até o final.

O que é Quickbooks?

Desenvolvido pela empresa Intuit, o QuickBooks é um software de contabilidade que funciona como um gerenciador financeiro para a empresa. Suas ferramentas fornecem aplicativos de contabilidade online e para desktop, bem como aplicativos baseados em nuvem que podem processar contas e pagamentos comerciais.

Você pode usá-lo para gerar faturas de clientes, pagar contas, gerar relatórios de planejamento, fazer a declaração de impostos, entre muitas outras atividades. A facilidade de uso e a funcionalidade de relatórios são os benefícios que mais agradam os empreendedores.

O programa também oferece muitas versões projetadas para atender às necessidades contábeis de praticamente qualquer empresa, principalmente dos pequenos empreendimentos como startups. Todas as versões do QuickBooks apresentam ferramentas para contabilidade de uma rotina administrativa empresarial e que simplificam o rastreamento de faturas, despesas, clientes, contas e muito mais.

Independentemente das suas necessidades comerciais, é muito provável que exista uma versão do Quickbooks para ajudá-lo em seu negócio.

Por que devo considerar o Quickbooks para a minha empresa?

O QuickBooks ganhou popularidade por sua combinação de reconhecimento entre empresas famosas, possuir um preço acessível e ser uma ferramentas muito fácil de ser usado até mesmo por empreendedores iniciantes.

Entre os principais benefícios deste software estão:

  • Economia de tempo, já que a maioria das tarefas são feitas automaticamente, facilitando a administração;
  • Relatórios precisos e com as informações necessárias;
  • Balanços gerais como a demonstração de lucros e perdas e uma demonstração dos fluxos de caixa;
  • Personalização de acordo com o seu negócio, uma vez que a ferramenta é flexível e adaptável a uma ampla variedade de empresas;
  • Agilidade nos pagamentos de clientes através de faturas e extratos que podem ser enviados diretamente por e-mail

Há muitas outras vantagens de usar o QuickBooks em sua empresa. É claro que, assim como a maioria dos softwares padronizados, pode haver alguma limitação.

Mas, ainda assim, essa ferramenta traz habilidades que satisfazem as necessidades da maioria dos empreendimentos em relação aos serviços contábeis e financeiros, tributação e consultoria de negócios em uma ampla gama de setores.

Como baixar Quickbooks?

Há diferentes formas de baixar e usar QuickBooks. A linha de produtos inclui o QuickBooks Online, o QuickBooks Desktop, o QuickBooks Autônomo e o QuickBooks Mac. Cada um deles oferece uma variedade de recursos.

Vale ressaltar, no entanto, que o Quickbooks é pago. E, por se tratar de um software estrangeiro, o valor (mensal ou taxa única) para uso do serviço é cobrado em dólares.

Confira, de forma resumida, as diferenças de cada produto da linha:

QuickBooks Online

O QuickBooks Online é um produto baseado no armazenamento em nuvem que não requer instalação de nenhum tipo de software. Este produto está disponível em três níveis de assinatura: Simple Start, Essentials, Plus. É ideal para qualquer empresa baseada em serviços que não tenha requisitos de faturamento muito complicados.

O QBO permite que você acesse seus dados de qualquer computador com conexão à Internet usando o seu próprio login seguro, o que também permite a facilidade para o gerenciamento.

QuickBooks Desktop

O QuickBooks Desktop também vem em três versões – Pro, Premier, Enterprise. Todas as opções deste produto requerem a instalação de um software no seu computador.

O QuickBooks Pro é ideal para a maioria das pequenas empresas que não fabricam produtos. O Premier, por outro lado, combina mais com empreendimentos que se enquadram em nos setores de manufatura, prestação de serviços, varejo ou organização sem fins lucrativos (ONGs). Já o QuickBooks Enterprise é indicado para grandes empresas.

Essas versões específicas do software incluem um plano de contas e relatórios personalizados para cada estilo de empresa. Por isso, estude qual a alternativa melhor se adequa à sua empresa.

QuickBooks Autônomo (Self-Employed)

O QuickBooks Autônomo ou Self-Employed é o produto ideal para freelancers, agentes imobiliários e todo o tipo de profissional autônomo, como motoristas de Uber, por exemplo.

Semelhante ao modelo Online (QBO), esse é um produto baseado no armazenamento em nuvem que pode ser acessado a partir de qualquer computador com conexão à Internet.

Inclui recursos exclusivos que não estão disponíveis no QBO e no QuickBooks Desktop, como a capacidade de separar os gastos comerciais dos gastos pessoais, transferência de dados entre bancos, etc.

O QuickBooks Self-Employed calculará seus pagamentos trimestrais de impostos e o lembrará quando os mesmos estiverem perto de vencer.

QuickBooks Mac

O QuickBooks Mac, também conhecido pela sigla QB Mac, é o único produto de desktop disponível para usuários de Mac. Se você não quiser usar o QBO e tiver um computador Mac, necessariamente deverá usar o QB Mac.

Este produto é muito semelhante à versão Pro. E é ideal para a maioria das pequenas empresas que não fabricam produtos.

Compare as opções disponíveis

Agora que você já sabe como o QuickBooks pode ajudar a gerenciar as finanças da sua empresa e quais são as opções disponíveis para o estilo de cada empreendimento, compare qual ferramenta pode contribuir para a rotina administrativa da sua empresa com mais eficácia.

Uma dica final: antes de se comprometer com um plano mensal ou anual da ferramenta, experimente o serviço inscrevendo-se para uma avaliação gratuita de 30 dias.

Essa avaliação apresenta uma versão quase completa e totalmente funcional. E permite ao empreendedor, inclusive, explorar todo o potencial contábil e financeiro do QuickBooks, independentemente das suas necessidades comerciais.

E caso este software não seja adequado às suas necessidades, não se preocupe. Saiba que existem diversos softwares disponíveis no mercado que podem ajudar você a manter suas finanças empresariais sempre organizadas!

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos e familiares nas redes sociais! Assim mais pessoas poderão se beneficiar deste material!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *