7 motivos para fazer um seguro viagem

Um seguro viagem é uma opção para viajar com mais tranquilidade.Viajar é talvez uma das experiências mais gostosas que qualquer pessoa pode fazer na vida. Realizar o sonho de conhecer o lugar dos sonhos, poder ver como funciona a rotina de uma população de uma cultura diferente ou mesmo apenas mudar de ares para aliviar o estresse são algumas das razões que empolgam as pessoas para ir para outro estado ou país.

Na euforia de explorar novos horizontes, porém, muitos se esquecem de alguns detalhes importantes para garantir a segurança e não aparecer com problemas de última hora. Um deles é a precaução para eventuais problemas que possam vir a surgir no novo local que poderiam ser perfeitamente prevenidos com um seguro viagem.

A sensação de que tudo dará certo e a idealização da viagem perfeita fazem com que esse seguro viagem nem seja cogitado em muitas vezes. O problema é que não dá para prever o futuro e algumas coisas podem sair do planejado e, nesse caso, o seguro viagem pode ser determinando para evitar dores de cabeça ainda piores.

Veja a seguir 7 motivos para fazer um seguro viagem.

Saúde

A saúde é o primeiro e provavelmente mais importante motivo para pensar em fazer um seguro viagem antes de embarcar em qualquer avião. E a razão é muito simples: é impossível prever como o corpo humano irá se comportar em uma situação totalmente diferente daquela que está habituado.

Mudança de clima, de umidade, de alimentação… São muitas as causas que podem causar uma sensação estranha ou ruim. A alimentação principalmente tem poder devastador. Quem não fica curioso para experimentar aquela especiaria local mesmo sem saber como o corpo reagirá com o alimento?

Se ficar doente durante uma viagem já não é agradável, precisar recorrer a um hospital (nem sempre é possível ir para hospitais públicos) ou remédios específicos e caros certamente será ainda pior. O seguro saúde poderá cobrir boa parte ou até a totalidade desses gastos, sendo altamente recomendável para quem vai viajar para qualquer local.

Bagagem

Outra situação mais comum do que se imagina é a perda da bagagem no meio do caminho. A sensação de chegar ao destino, ir para a esteira de retirada da sua bagagem e ela não aparecer já é motivo de desespero – imagine então ter a certeza de que ela se perdeu pelo caminho ou foi colocada para outro vôo.

Confiar no sistema das companhias aéreas coloca essa possibilidade sempre com risco. Mesmo aquelas mais renomadas e acostumadas com esse tipo de viagem possuem uma grande lista de pessoas que perderam suas bagagens no meio do caminho. Mais do que a perda dos pertences, precisar comprar roupas para poder estar no novo local é uma dor de cabeça das piores.

As seguradoras estão habituadas a tratar com as companhias e poderão intermediar e analisar a resolução do caso para quem contratar um seguro viagem. Esse ponto também deverá fazer o segurado cogitar seriamente a possibilidade de fazer um seguro desse tipo.

Morte acidental

Essa possibilidade é rara, claro, mas não é 100% descartável. Acidentes acontecem em todos os lugares e não é porque você está pagando a viagem que nada pode acontecer. É sempre necessário trabalhar com as mais diversas possibilidades e pensar também em como a sua família iria continuar caso algo acontecesse com você.

O seguro viagem costuma ter alguma indenização prevista para a família nesses casos de acidentes que venham a causar óbito durante a viagem, garantindo ao menos alguma segurança financeira aos familiares – o que é especialmente importante em casos de viagem a trabalho.

Cancelamento de viagem

Por vezes pode ser necessário cancelar a viagem por imprevistos de última hora. Geralmente os motivos são mais urgentes do que a possibilidade de ir para outro local e pior do que precisar cancelar a viagem é arcar com os custos já realizados.

A seguradora garante mais tranquilidade com o seguro viagem já que ele também receberá o valor que seria seu prejuízo no caso de cancelamento (ou seja, a parte que a companhia aérea não reembolsaria). O mesmo vale para remarcação das viagens: a seguradora garante a cobertura de eventuais taxas.

Documentos

Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu nada e depois precisou voltar para procurar. Isso pode perfeitamente acontecer em viagens e, pior ainda, o objeto esquecido poderá ser a carteira com os documentos. O furto também não pode ser descartado. Nesses casos, o desespero para renovar os documentos e conseguir retornar seria um grande problema.

Caso tenha feito um seguro viagem, esse risco é bem menor do que o imaginado inicialmente. As principais seguradoras oferecem suporte 24 horas por dia (afinal, cada cliente estará em um lugar do planeta e, portanto, com horários diferentes) e as melhores orientações para onde se dirigir para a confecção dos novos documentos. Em caso de consulado brasileiro no local, também ajudam com as indicações necessárias.

Despesas com jurídico

Assim como acidentes ou problemas de saúde não podem ser descartados por mais saudável que você seja, também não há como garantir que não ocorra qualquer problema menor que necessite da interferência e assistência de algum departamento jurídico. Uma simples batida de carro pode exigir essa situação e, nesses casos, é melhor estar prevenido.

Para situações como essas ter de se preocupar com o pagamento de honorários seria um gasto extra que muitas vezes pode acabar com a alegria do passeio. O seguro viagem, porém, ajuda também nesse quesito já que, em geral, possui nos seus planos a inclusão de todo suporte necessário para a solução desse conflito.

Tranquilidade

Se os motivos apresentados anteriormente não despertaram a necessidade de criar um seguro viagem antes de embarcar para um local distante da sua casa, imagine ter que conviver com todos eles na cabeça durante toda viagem. Muitas vezes esses pensamentos só surgem quando realmente estiver longe e aí já pode ser tarde demais.

Os planos com seguro viagem não costumam ser caros e é possível fazer um com muita facilidade horas antes de embarcar. No final das contas, a tranquilidade de viajar sem ficar pensando nesses pequenos detalhes não tem preço.

===

Dica do Blog de Valor: Na hora de comprar moeda estrangeira para sua viagem internacional, recomendamos o serviço de câmbio online da BeeCâmbio.

Clique aqui para conhecer!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *