Aqueles que já compraram um carro ou pretendem comprar um muito provavelmente já ouviram falar na Tabela Fipe. Por mais que o nome seja conhecido, no entanto, há quem ainda não saiba exatamente o que é e como funciona esta tabela.

A Fipe é uma importante ferramenta nos negócios que envolvem a compra e venda de veículos. Por causa disso, conhecer a fundo sobre o assunto ajudará a entender a base das negociações dos valores dos automóveis nas lojas de carro.

Quer entender mais sobre a tabela Fipe? Então leia o texto e torne-se um expert no assunto!

O que é a tabela Fipe?

A Fipe é um instrumento acadêmico que utilizam como referência para definir os preços de mercado dos carros novos e usados mensalmente. Foi criada no ano de 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A tabela possui funções como:

  • Definir o valor dos automóveis novos e usados no mercado automobilístico;
  • Auxiliar na definição de valores de impostos, como o IPVA;
  • Estabelecer o valor adequado para fins de indenização de seguros de veículos.

Por isso, todos que possuem um carro e que desejam vendê-lo deve acompanhar as notícias para se manter informado e atualizado sobre os novos valores dos veículos no mercado.

Além disso, sua análise deveria ser feita muito antes de adquirir um carro novo. Para se ter uma ideia do quanto será pago de IPVA, qual o valor do seguro e por quanto é possível revendê-lo, por exemplo, a Tabela Fipe é muito importante.

Vocè pode perceber que, de certa forma, consultar a tabela Fipe é interessante em todas as etapas envolvendo um negócio com carros. Afinal, ela pode ser útil desde a consideração por comprar um veículo até o momento da revenda.

Quer conhecer outras formas de analisar se um carro é ou não um bom negócio? Então confira estes artigos:

A construção da Fipe

Essa tabela é construída com base na coleta de valores de veículos como carros, motos e caminhões novos e usados no mercado nacional. E serve como referência para vendedores e compradores se situar quanto aos valores.

Contudo, é importante ressaltar que há vários fatores que influenciam no valor de um automóvel, não sendo possível considerar apenas a tabela Fipe na hora de vender ou comprar. Por isso muita atenção na hora de fazer negócio!

Como funciona a tabela Fipe?

Como você já sabe, a tabela é formada a partir da coleta de preços disponíveis no mercado nacional e considera carros, motocicletas, caminhões, ônibus e microônibus, sejam novos, seminovos ou usados. O índice leva em consideração o valor do momento, sendo atualizado todo mês.

Com esses dados, é possível analisar quais os preços muito acima ou abaixo do mercado, a montadora do veículo, o modelo do automóvel e o ano de fabricação, sem mencionar outros fatores que influenciam na formação do preço final.

Nessa pesquisa, os valores muito distintos são descartados, e os valores que sobraram são usados para fazer a média. Cada modelo de veículo recebe um valor, o qual entra na tabela FIPE.

Como consultar a Fipe?

A tabela Fipe exerce influência na formação dos preços no mercado automobilístico. Como os valores são atualizados todos os meses, é importante se atentar para olhar os valores mensalmente se pretende fazer alguma compra de veículo.

Se você quiser, por exemplo, vender ou comprar algum automóvel, mas conferiu os valores apenas no mês anterior, o risco de ter em mente os valores desatualizados é uma possibilidade grande. Por isso é importante sempre ver a tabela no mês em que for fechar o negócio.

Importante mencionar também que a tabela leva em consideração os valores de todos os estados brasileiros. Outro fato a ser citado é que a FIPE não é de uso obrigatório para as transações. Não há lei que determine seu uso, ou seja, é apenas um estudo que pode ou não ser levado em consideração.

Para acessar a tabela Fipe, é preciso entrar no site oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Lá, o interessado pode consultar o preço médio do veículo que deseja, bastando apenas preencher alguns campos. como: marca do automóvel, modelo, ano de fabricação e outros itens.

Tabela Fipe e seguros de carro: qual a relação?

As seguradoras também utilizam a tabela Fipe. E por isso a Fipe pode estar diretamente ligada ao valor que o seguro irá lhe restituir em caso, por exemplo, de roubo ou perda total do veículo.

Porém, como a Fipe é atualizada mensalmente, significa que o valor indenizatório pode sofrer alteração de um mês para outro. Em outras palavras, as seguradoras atualizam seus ressarcimentos mensalmente.

Portanto, se você contrata uma seguradora de veículos e precisa solicitar o ressarcimento do dinheiro por perda total, por exemplo, o valor que você receberá não será necessariamente o que você pagou pelo carro, mas sim o que a tabela FIPE determina no momento do pedido.

Isso influencia na valorização ou desvalorização do veículo. Afinal, você pode ter solicitado o resgate da quantia e receber mais ou menos que o valor pago na hora da compra.

Portanto, pesquisar e escolher bem o melhor modelo que se aproxime dos seus objetivos é essencial antes da decisão da compra. Cada contrato feito com uma empresa de seguros é que define o quanto será pago da tabela FIPE, podendo ser de 110%, 100%, 90% ou 80% do valor da tabela.

Essas porcentagens influenciam nos valores que serão recebidos como indenização. Então, atenção!

Mas, afinal, para que serve a tabela Fipe?

Ao longo do artigo você já deve ter notado para o que essa tabela serve. Mas, mesmo assim, vale mencionar de forma mais clara.

Veja suas utilidades:

  • Serve como base para pesquisa na hora de comprar ou vender algum veículo;
  • Ajuda a determinar o valor do IPVA;
  • Estabelece o valor médio de cada modelo de automóvel no mercado;
  • Define o valor adequado para indenização de seguro;
  • Contribui para as seguradoras entenderem o valor que podem dar para os segurados;
  • Ajuda o comprador a escolher o melhor modelo que atenda suas necessidades financeiras

Como visto, a tabela Fipe tem muitas utilidades. E, apesar de não ser um instrumento de uso obrigatório, é muito utilizada na formação de valores e nos negócios que envolvem a aquisição de veículos.

Importante para o vendedor, para não vender veículos com valores exorbitantes e principalmente para o comprador, que poderá ter noção do valor de cada modelo que lhe atrai. Portanto, não deixe de consultar a tabela Fipe no momento que desejar fazer alguma compra para tomar a melhor decisão!

Gostou do artigo? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos incríveis como esse!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *