Investir na bolsa de valores é uma atividade complexa. Como tal, existem estratégias e ferramentas diversas que podem ser utilizadas. Entre os tipos principais de operações, há os investimentos com foco no médio e longo prazo e as operações de especulação, cujo foco é no curto prazo.

Os especuladores visam realizar compras e vendas breves (com intervalo de algumas horas ou dias) para lucrar com a volatilidade de preços na bolsa. Mas como perceber os bons momentos de entrar e sair de uma operação?

Uma das maneiras de tomar a decisão é por meio do tape reading. Então, aproveite para saber mais sobre esta estratégia neste post!

O que é tape reading?

Em tradução livre, tape reading significa “leitura de fita”. A história do conceito é interessante, pois sua origem tem relação com o período em que os pregões da bolsa de valores aconteciam presencialmente e os ativos eram negociados pelo telefone.

Nessa época, existia uma máquina que gravava e armazenava as ligações. Logo, ao ter acesso às gravações era possível se informar sobre os ativos negociados e os seus respectivos preços. Essas informações eram utilizadas por trades.

Ou seja, os especuladores usavam os dados das ligações para tirar conclusões sobre o fluxo dos investimentos no dia. Isso os ajudava a decidir sobre as próprias operações — considerando o volume de negociação do dia, eles avaliavam o momento de comprar ou vender ativos.

O principal objetivo relacionado ao tape reading é identificar os ativos mais negociados pelos investidores. Por isso, ele também pode ser chamado de análise de fluxo de ordens. Ao avaliar os maiores movimentos do mercado, o trader procura perceber tendências de preços.

É claro que a técnica não consiste mais em escutar fitas de gravações telefônicas, já que atualmente o pregão acontece no meio eletrônico. Mesmo assim, o nome se manteve e o tape reading ainda é muito utilizado.

Como ele funciona?

Conforme você viu, o tape reading consiste em procurar saber quais são as negociações que estão acontecendo na bolsa. Ao identificar os ativos negociados em maiores volumes, o especulador pode encontrar tendências.

O tape reading é geralmente utilizado para identificar as decisões de grandes investidores — como instituições. As operações realizadas por eles normalmente geram tendências fortes, já que são responsáveis por negociar grandes volumes de dinheiro.

O volume é um elemento significativo no uso da técnica porque negociações que envolvem muitos investidores podem causar efeitos significativos na bolsa de valores. Desse modo, o especulador procura oportunidades de compra e venda de ativos nos fluxos que analisa.

Alguns dos efeitos causados são as mudanças nos preços. Quando determinados ativos estão sendo comprados ou vendidos em maiores volumes, é possível que esteja acontecendo uma transformação na tendência.

Se o número de pessoas interessadas em vender uma ação aumenta muito, por exemplo, costuma gerar um movimento de queda do preço. Assim, muitos especuladores enxergam oportunidades de realizar operações de curto prazo e lucrar com a volatilidade dos ativos.

Como utilizar o tape reading?

Agora você já sabe o que é o tape reading e entendeu que ele é uma ferramenta utilizada para a especulação financeira, certo? Isso significa que a técnica não é muito útil em decisões de longo prazo — nesses casos, existem análises específicas, como a fundamentalista.

Dito isto, como é possível utilizar o tape reading nas suas decisões? Atualmente, existem softwares que ajudam a acompanhar os detalhes do mercado, como o volume de negociações e os preços que estão sendo praticados.

A análise dos dados pode ser feita de acordo com três operações principais. Saiba mais sobre elas.

Book de ofertas

O book de ofertas diz respeito às negociações que ainda estão sendo executadas. Ou seja, ele mostra as ordens abertas de compra e venda de ativos.

Ao avaliá-las, o especulador consegue tirar conclusões acerca das intenções dos investidores institucionais no mercado.

Histórico de negócios

Diferente do caso anterior, no histórico de negócios o objetivo é analisar as operações que já foram realizadas. Ele pode ser utilizado para observar diferentes períodos da bolsa de valores. A partir disso, o trader busca padrões nas compras e vendas feitas pelos grandes investidores.

Volume de profile

Por fim, o volume de profile é uma análise mais específica de um histórico. Ele promove uma visão concentrada, pois mostra as regiões de acúmulo dos maiores volumes de negociação entre compradores e vendedores na bolsa.

O tape reading é vantajoso?

De maneira semelhante a outras estratégias para análise de investimentos e operações na renda variável, o tape reading pode ser ou não vantajoso. Tudo depende das escolhas feitas por cada especulador — o que também depende dos conhecimentos de cada um.

Por isso, uma dica importante para quem se pergunta se vale a pena utilizar o tape reading é considerar as necessidades e os riscos envolvidos, que são muitos. Como se trata de uma técnica que embasa a especulação, ela exige algum grau de experiência na bolsa.

Afinal, os riscos de realizar operações de curto prazo são mais altos, já que você estará exposto diretamente à volatilidade do mercado. Entretanto, com os devidos cuidados, o tape reading pode se mostrar muito útil para realização de boas negociações de especulação na bolsa.

Uma das principais vantagens dele é a possibilidade de basear suas decisões nos movimentos gerados pelos grandes investidores no mercado. Análises eficientes conseguem mostrar os melhores momentos para realizar uma compra ou venda de ativos.

Que cuidados são necessários?

Quem deseja utilizar o tape reading deve ficar atento também às desvantagens desta estratégia. A principal é que o tape reading requer conhecimento para saber interpretar os dados.

Cada dado pode indicar oportunidades ou riscos. Logo, você deve aprender a interpretá-los da melhor forma para diminuir o perigo de fazer escolhas equivocadas e perder dinheiro. Por esse motivo, o tape reading não é tão indicado para investidores iniciantes.

Sem dúvida, o maior cuidado antes de utilizá-lo é estudar o tema e aprender a realizar as análises. Praticar com operações menores também é uma maneira de desenvolver suas habilidades para se arriscar mais no futuro.

Outras necessidades para os especuladores que se interessam pelo tape reading é ter bons recursos — como internet rápida e acesso a um home broker estável para realizar as operações com agilidade.

Além disso, vale a pena considerar mais informações. Por exemplo, utilizar a análise técnica junto ao tape reading pode lhe trazer melhores condições para tomar decisões. Fique atento aos cuidados importantes e aumente suas chances de lucrar na especulação em renda variável!

Quer estudar mais o assunto? Veja se é possível confiar em softwares e plataforma para trades!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *