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Início » Turnover: quando a rotatividade de funcionários se torna um problema
Negócios & Tecnologia

Turnover: quando a rotatividade de funcionários se torna um problema

Equipe André BonaBy Equipe André Bona11 de dezembro de 2019Updated:11 de dezembro de 2019Nenhum comentário6 Mins Read
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4 minutes

Empresas sabem que o custo para conquistar um novo cliente chega a ser cinco vezes maior do que para manter um atual. Algo muito parecido acontece com os funcionários.

Hoje em dia, não basta a organização recrutar os melhores talentos. É preciso encontrar maneiras de retê-los pelo maior tempo possível. Isso não é um assunto novo para a maioria das empresas, todavia, reter colaboradores é algo que praticamente todo empregador tem dificuldade da conseguir.

Quando uma empresa tem muita rotatividade de funcionários é preciso acender o alerta e verificar o que está ocorrendo. No mundo da Gestão de Pessoas, essa rotatividade é conhecida como turnover.

Neste artigo, abordaremos o tema e veremos o que sua empresa pode fazer para reduzir o turnover.

Entendendo a  rotatividade de funcionários

A rotatividade de pessoal, ou turnover, refere-se ao número ou porcentagem de colaboradores que deixam uma empresa e são substituídos por novos empregados.

Existem dois tipos de turnover: voluntário e involuntário. O primeiro ocorre quando um funcionário escolhe sair (ou seja, pede demissão), enquanto o turnover involuntário acontece quando o empregador toma a decisão de demitir o empregado.

Tanto no turnover voluntário quanto no involuntário, a ausência do colaborador acabará afetando a empresa. Isso porque o custo de contratar alguém (e, se for o caso, o custo envolvido em uma demissão), resulta em perda de produtividade e de receita.

Muitas empresas demoram para perceber os problemas de um alto índice de turnover. Dentre eles, citamos:

  • Talentos migrando para a concorrência;
  • Custos para contratação de novos colaboradores;
  • Custos de desligamento e verbas rescisórias;
  • Perda de produtividade;
  • Mal-estar entre os funcionários;
  • Aumento de despesas com treinamentos;
  • Perda de conhecimento.

Como calcular o turnover?

Para entender o índice de desligamentos de uma forma mais geral, a fórmula é bem simples:

___________Desligamento/2_____________ x 100
Média de trabalhadores no período analisado

Já se o objetivo for o de entender a razão de os funcionários deixarem a empresa de forma voluntária, o cálculo de rotatividade é:

_________Desligamentos voluntários /2____  x   100
Média de trabalhadores no período analisado

O índice de desligamentos voluntários é considerado como o mais preocupante de todos, porque reflete um problema da empresa em reter seus talentos. Quando muito alto, é importante analisar se há problemas internos que podem estar levando a pedidos de demissão.

Existe ainda uma outra fórmula, considerada mais geral e que leva em conta o número de colaboradores admitidos dentro do período analisado:

_____Admitidos + Desligamentos/2__  x  100
Média de trabalhadores neste período

Especialistas dizem que, para este último cálculo, uma porcentagem normal de rotatividade seria de 5%, mas não existe uma regra. É importante a empresa analisar quais são seus objetivos e como está a sua situação econômica.

Quais são as razões do turnover?

Quando acontece de forma involuntária é preciso analisar fatores externos e internos. No primeiro caso, sugere-se avaliar o índice geral de rotatividade no trabalho, a situação da sua indústria e as conjunturas econômicas nos níveis nacional e internacional.

A análise interna deve ser ainda mais minuciosa, pois pode ser um sinal de que alguma mudança precisa ser feita. A seguir descrevemos as cinco principais razões para a alta rotatividade de funcionários:

  1. Salário: receber melhor proposta salarial é um dos maiores motivos pelos quais as pessoas pedem demissão. Lembre-se que custa muito dinheiro para substituir os colaboradores, por isso, revise os salários e avalie os benefícios que sua empresa oferece.
  2. Falta de perspectiva de crescimento: para reter bons funcionários é importante eles sentirem que têm como crescer e se desenvolver dentro da empresa.
  3. Falta de oportunidade de desenvolvimento: funcionários querem se desenvolver profissionalmente, adquirindo mais habilidades e subindo na hierarquia da empresa.
  4. Cultura da empresa: o ajuste cultural é importante e, infelizmente, é uma área muitas vezes negligenciada. Em vários casos a cultura fala até mais alto que o salário. Se os funcionários estão felizes e dentro de um ambiente que os faz bem, é mais provável que fiquem.
  5. Alta carga de trabalho: pode parecer natural que em períodos de recessão econômica a equipe precisa assumir responsabilidades extras. No entanto, um dos maiores motivos de turnover é a busca por um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Se seus colaboradores precisam fazer muitas horas extras, considere novas contratações ou procure por freelancers.

Como diminuir o turnover?

Entendidas as causas do turnover, veremos algumas ações que você pode adotar para diminuir a rotatividade de pessoal.

A primeira delas é investir em seus funcionários. Participe ativamente do desenvolvimento profissional deles e promova o desenvolvimento da sua força de trabalho. Isso mostrará que a empresa aposta em seus talentos, o que dará a eles uma sensação maior de pertencimento (e, consequentemente, mais motivação).

Também pensando em motivação, lembre-se que os colaboradores querem saber que sua contribuição é valorizada. Reconheça os sucessos de sua equipe e recompense seus esforços.

Embora o salário possa não ser o principal motivo da alta rotatividade, pague a seus funcionários uma remuneração justa que aumenta à medida que eles se desenvolvem e ganham mais responsabilidade. E não esqueça também de agradecer pelos seus esforços (às vezes, um simples “obrigado” pode fazer toda a diferença).

Além de agradecer, mantenha um canal de comunicação aberto com sua equipe, estando pronto para ouvir o que eles têm a dizer. Saiba receber feedback e saiba dá-lo de maneira que ajude o colaborador a refletir sobre seu desempenho, reconhecer áreas de melhoria e desenvolver suas habilidades.

Por fim, não esqueça que equilíbrio é importante. Incentive todos os seus funcionários a fazerem uma pausa completa para o almoço e garanta que a carga de trabalho seja administrável o suficiente para que eles não sejam obrigados a ficar até tarde ou começar cedo o tempo todo.

Concluindo

As taxas de turnover de funcionários podem desvendar problemas ocultos nas organizações. Portanto, um alto índice de rotatividade é um sinal de aviso que nenhum empregador deve ignorar.

Revise seus processos de recrutamento, analise a cultura da empresa, altere o plano de remuneração e benefícios, e escute seus funcionários. Se você for proativo para lidar com questões de rotatividade, com toda certeza melhorará sua empresa e manterá ótimos colaboradores em seu quadro.

Caso tenha mais alguma dica de ações para diminuir o turnover, envie-nos um comentário. E se este artigo foi útil a você, compartilhe-o com seus colegas.

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