O setor imobiliário tem grande destaque no Brasil. Desse modo, é esperado que compradores, analistas e investidores estejam sempre atentos à valorização dos imóveis. À vista disso, saber o que é FipeZAP pode ser de grande ajuda. Afinal, o indicador é uma das maiores referências.

Além de saber do que o índice se trata, é interessante conferir sua função, entender como ele é calculado e aproveitar as vantagens que ele pode trazer. Neste conteúdo, todos esses pontos serão abordados.

Assim, você poderá entender mais sobre das condições econômicas envolvidas no setor de imóveis. Vamos lá?

O que é FipeZAP?

Até recentemente, não era possível acompanhar as oscilações de preços do segmento de imóveis. Porém, ao considerar sua relevância para o país, foi firmada uma parceria entre duas empresas, na intenção de trazê-las ao público.

São elas: o portal de imóveis ZAP e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Como consequência dessa colaboração, surgiu o FipeZAP. Resumidamente, o FipeZAP é um índice que publica os dados necessários sobre a evolução dos preços do setor imobiliário.

Ele utiliza métodos estatísticos para oferecer as informações à população. Logo, o indicador realiza um acompanhamento constante e mantém os profissionais e interessados da área atualizados sobre o tema.

Como funciona e para que serve o índice?

A criação do FipeZAP se deu em 2011. Em um primeiro momento, ele trouxe dados sobre o preço da venda de imóveis de 7 cidades. Elas incluem: Recife, São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Distrito Federal.

Hoje, o sistema já traz informações sobre 25 lugares diferentes. Além disso, a união entre o grande volume de anúncios do portal ZAP com a capacidade de cálculo e desenvolvimento de índices de preços da Fipe gerou ainda mais resultados.

Juntos, os serviços oferecem outros produtos. Eles vão além da geração e disponibilização da evolução dos preços do setor imobiliário e serão abordados a seguir!

Boletim FipeZAP

O Boletim FipeZAP traz dados interessantes aos que desejam se aprofundar no mercado de imóveis. Ele angaria informações de porte macroeconômico, apresentado análises que facilitam a compreensão do andamento do setor. O foco está nas conjunturas mais atuais do segmento.

Índice FipeZAP Histórico

Você já sabe que o FipeZAP é um índice, mas vale destacar que é possível acessar outro indicador dentro de seu portal. O índice FipeZAP Histórico é de caráter trimestral e mostra os preços dos imóveis que foram anunciados em na cidade de São Paulo desde 1965 até os dias atuais!

Raio-X FipeZAP

O Raio-X FipeZAP traz três importantes conjuntos de indicadores aos interessados. São eles: motivo de compra, descontos e expectativa de mercado. Os dados apresentados são calculados por meio de pesquisas formuladas de maneira associada entre o ZAP e os usuários de seu portal.

Como o FipeZAP é calculado?

Agora você descobriu que o índice FipeZAP está ligado à valorização de imóvel. Dessa forma, é interessante saber como seu cálculo é realizado. Para esse fim, primeiramente, são coletados dados de milhões de anúncios de locação e venda de imóveis residenciais e comerciais.

Esse processo é realizado todos os meses. Em seguida, um tratamento estatístico detalhado é aplicado sobre os elementos angariados. Por fim, são selecionados e divulgados no site do FipeZAP os dados mais relevantes aos compradores, profissionais, analistas e investidores.

Eles são expostos em relação aos preços representativos de cada bairro — no caso dos 25 municípios monitorados. Com isso, os interessados conseguem acompanhar a evolução dos preços de sua região ou de onde desejarem.

Qual a vantagem de utilizar o indicador?

Assim como em qualquer outro mercado, o setor imobiliário é dinâmico. Desse modo, aqueles que desejam conhecer alguns padrões por trás de suas oscilações devem estar atentos. A análise é importante na hora de otimizar seus negócios ou investimentos.

Por meio do indicador FipeZAP é possível acessar, entre outros dados, os preços médios dos imóveis de uma região ou de todo país. O dado, por sua vez, permite tanto ganhar dinheiro com um bem quanto entender o mercado, aprimorando a adequação dos investimentos.

Portanto, independentemente se você deseja investir em imóvel ou atuar profissionalmente na área, apostar no acompanhamento da evolução dos preços do setor é essencial.

Existem outros indicadores imobiliários?

Além do FipeZAP, é possível contar com outros indicadores imobiliários na hora de angariar informações relevantes sobre as condições econômicas desse mercado. Conheça-os!

IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado pode ser um grande aliado no acompanhamento da valorização dos imóveis. Dessa forma, além de saber o que é FipeZAP, também vale a pena contar com ele.

Seu funcionamento é simples: ele apresenta, mensalmente, um cálculo em termos dos contratos de compra e venda de imóveis construídos. Como ele tem uma influência grande nos aluguéis, pode ser usado na hora de conferir as correções realizadas nas mensalidades.

CUB

O Custo Unitário Básico da Construção Civil também pode ser útil no acompanhamento da evolução dos preços do setor imobiliário. Ele fala sobre os custos relacionados às obras. Mais especificamente, da mão de obra envolvida na construção do imóvel.

Selic

Muitas pessoas não sabem, mas a Taxa Selic é uma boa indicadora na hora de compreender o setor imobiliário. Por ser fundamental na economia do país, ela também exerce impacto nos imóveis. Quando está baixa, por exemplo, a tendência é que o acesso a crédito seja facilitado. Assim, o mercado pode se aquecer.

ROI

Por fim, os investidores podem considerar, ainda, o Retorno Sobre Investimento. Ele clarificará a relação entre custos e ganhos de um investimento em imóvel. Dessa maneira, serve para amparar a tomada de decisões do investidor — delimitando a eficiência do negócio.

Como você viu, entender o que é FipeZAP é importante para todos aqueles que se interessam pela evolução dos preços do setor imobiliário. Isso inclui os que trabalham na área, os que desejam investir nela e o os que buscam comprar e vender imóveis!

Se você se interessa por investimentos em imóveis, que tal saber como escolher fundos imobiliários? Confira nossas dicas!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *