A verificação em duas etapas do WhatsApp é uma ótima opção para quem deseja aumentar ainda mais a segurança da conta. Disponível desde o início de 2017, o uso do recurso não é obrigatório, mas recomendado. Isso porque, ao ativá-lo, o usuário precisará inserir um PIN no momento que o número de telefone atrelado ao WhatsApp for confirmado.

Assim, caso alguém tente acessar sua conta, através de outro telefone, por exemplo, haverá essa camada extra de proteção, na qual o usuário teria que confirmar que é realmente o proprietário do número de telefone, informando o PIN cadastrado.

Entretanto, o uso do recurso exige cuidado: antes de optar por adotar a verificação em duas etapas no WhatsApp, você deve estar ciente de que, em certas ocasiões, suas mensagens podem ser apagadas e sua conta pode ser desativada por alguns dias ou até mesmo apagada.

Ficou curioso para saber quais são essas regras de uso do recurso de verificação em duas etapas do WhatsApp? Então continue a leitura, iremos explicar tudo para que você não corra riscos! Além disso, você verá o passo a passo para ativar a verificação em sua conta. Confira!

Como a verificação em duas etapas do WhatsApp acontece e quando inserir o código?

Se optar por utilizar o recurso de verificação em duas etapas do WhatsApp, você precisará criar um código, de seis dígitos, que deverá ser inserido sempre que o número de telefone associado a sua conta for verificado.

Caso você mude de celular, por exemplo, e queira acessar a sua conta nele, você deverá inserir o código desse recurso para confirmar seu número.

Não confunda: esse não é aquele código com números aleatórios enviado via SMS que você recebe quando vai verificar seu número. Essa etapa de segurança é obrigatória a todos os usuários.

Quem opta por utilizar o recurso de confirmação em duas etapas do WhatsApp, além de inserir o código de números aleatórios recebido via SMS, também deve inserir o código criado por ter ativado essa ferramenta, toda vez que for confirmar o número no app.

Atenção: às vezes, ao acessar o app, a senha será solicitada. Dessa forma, você será constantemente lembrado de sua senha, evitando que esqueça-a quando precisar utilizá-la para confirmar seu número.

Importância de fornecer um endereço de e-mail autêntico

Ao optar por ativar o recurso de verificação em duas etapas, você poderá inserir, também como medida protetiva, seu endereço de e-mail.

Fornecer um e-mail autêntico, que você utilize e saiba a senha, é de extrema importância nesse momento. Isso porque, caso você venha a esquecer seu código de 6 dígitos, o aplicativo irá enviar, para o e-mail que cadastrou, um link que permitirá que você desative sua confirmação em duas etapas.

O WhatsApp não faz a confirmação e-mail cadastrado para verificar se ele é autêntico. Portanto, dependerá de você inserir seu e-mail correto.

Caso contrário, se você esquecer o seu código e não conseguir desativar a confirmação em duas etapas do WhatsApp através do seu e-mail, correrá o risco de ficar sem o acesso da sua própria conta. Ccontinue a leitura, essa e outras restrições serão elencadas e explicadas no final do conteúdo.

Cuidado com recebimento de e-mails sem solicitação

Caso receba um e-mail como esse citado  acima, com uma solicitação para desativar sua verificação em duas etapas, não clique se não tiver solicitado.

Se isso ocorrer, alguém pode estar querendo confirmar o seu número do WhatsApp, e é essa camada extra de proteção que pode impedir hackers de acessarem sua conta (caso a proteção obrigatória, do envio de SMS, falhe).

Agora que você já entendeu como a confirmação em duas etapas do WhatsApp funciona, confira no passo a passo abaixo, como ativá-la em sua conta. Depois, você irá conhecer quais são as regras desse recurso, que você deve ler com MUITA atenção. Se não, poderá acabar sem sua conta ou algumas mensagens recebidas.

Confira!

Passo a passo – Ativando a verificação (Android e iOS)

  1. Abra a sua conta e acesse o menu (aquele ícone com 3 pontinhos), localizado no canto superior direito.
  2. Depois, acesse “Configurações”.
  3. Clique em “Conta”.
  4. Selecione a opção “Verificação em duas etapas”.
  5. Clique em “Ativar” para ativar sua verificação em duas etapas do WhatsApp.
  6. Então, abrirá uma tela solicitando que escolha o seu PIN de 6 dígitos, ou seja, o código que será solicitado sempre que registrar seu número no WhatsApp.
  7. Na próxima tela, confirme a senha escolhida.
  8. Adicione o seu e-mail, como segurança caso esqueça a senha escolhida.
  9. Clique em “Salvar” e pronto!

Esse passo a passo é o mesmo para dispositivos iOS, a única diferença é que, ao invés de clicar em “Configurações”, como é o caso do Android, no seu dispositivo iOS você deverá acessar “Ajustes”.

ATENÇÃO às regras!

  1. “Esqueci a senha da verificação em duas etapas do WhatsApp, e agora?” Caso você esqueça sua senha e não tenha adicionado um e-mail (ou não consiga acessá-lo), não conseguirá desativar sua verificação em duas etapas. Por conta disso, você ficará impossibilitado de confirmar seu número por sete dias, a contar da última vez que utilizou o WhatsApp sem o código.
  2. Passados esses 7 dias, você poderá confirmar seu número novamente, mesmo sem seu PIN. Entretanto, todas as mensagens que tiver recebido nesse período serão apagadas, e você as perderá.
  3. Se o seu número vier a ser confirmado novamente após 30 dias (ou mais) sem utilizar o seu app, e você não tiver inserido seu código, você terá sua conta apagada. Posteriormente, uma nova conta vai ser gerada.
  4. Caso deseje desativar a verificação em duas etapas do WhatsApp, basta seguir o mesmo passo a passo que utilizou para ativar.

E então, gostou do conteúdo? O que acha desse e outros recurso do WhatsApp? Já utiliza ou pretende utilizar a verificação em duas etapas? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Comentários

  1. Karla    

    Olá André, muito bom seu posto !! preciso de uma ajuda. Eu ativo a confirmação em 2 etapas, porém se eu esqueço e coloco a opaco desativar a confirmação, ele apenas desativa. Não envia nenhum email, não ocorre nada. Você já fez o teste para ver se esse recurso funciona ? Estou preocupada. Aguardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *