A Itália é um país europeu que possui muitas cidades famosas mundialmente. Roma, Verona, Milão. Cada uma com sua particularidade, cultura e história. E ponha história nisso.
Hoje, irei falar sobre uma cidade italiana muito charmosa que está entre as águas, com seus canais, pontes e ilhas. É claro que, com toda esta descrição, só poderia estar falando de Veneza, a cidade amada, principalmente, por casais apaixonados.
Muitas atrações de Veneza, hoje, são patrimônios da humanidade. O local é repleto de vários monumentos, passeios incríveis e atrações interessantes.
Acompanhe o artigo até o final para ver o que fazer em Veneza, bem como os melhores passeios pela cidade. Então se acomode na sua cadeira, no seu sofá ou onde estiver e aprecie o conteúdo como se você estivesse navegando pelos canais venezianos.
1. Passeio de gôndola em Veneza
Uma coisa é certa. Se você for conhecer Veneza, é obrigatório fazer o passeio de gôndola na cidade. Gôndola é um pequeno barco, utilizado para levar as pessoas, moradores e visitantes, para conhecerem Veneza entre as águas.
Além de observar uma bela paisagem, os gondoleiros – condutores do barco – contam um pouco da história de cada lugar. Obviamente, isso torna o passeio mais interessante.
O passeio também se torna um diferencial, pois as gôndolas também passam por algumas rotas alternativas, longe de pontos movimentados da cidade. Para quem curte uma calmaria, principalmente se for a dois, o passeio de gôndola é ideal.
2. Basílica de São Marcos
Este é um local com uma arquitetura incomparável, conhecida como Igreja do Ouro. Isso se deve porque o local é repleto de pisos de ouro, representando riqueza e poder.
A Basílica de São Marcos nada mais é que a Catedral da Arquidiocese Católica Romana de Veneza. Da Catedral, você também poderá visitar o Museu Nacional de São Marcos e à Pala d’Oro.
Para ter acesso a estes locais adicionais, você terá que adquirir um ingresso diretamente no local.
3. Campanário São Marcos
O Campanário São Marcos é uma estrutura enorme, conhecida pelos seus cinco sinos em sua torre. O monumento também possui uma arquitetura belíssima e cheia de detalhes.
Cada sino do Campanário São Marcos tinha uma função. São os seguintes:
- Marangona: é o único que ainda é original, e anunciava o início e o fim dos dias úteis dos carpinteiros que trabalhavam no Arsenal de Veneza;
- Nona: este tocava quando dava meio dia;
- Trottiera: dava informações sobre todas as conferências do Grande Conselho;
- Mezza Terza: sinalizava os encontros do Senado;
- Malefico: quando havia uma execução, tocavam este sino.
Quanta história por trás desse monumento, não é mesmo?
Além de tudo isso, o Campanário foi o local onde, em 1609, Galileu provou que o telescópio realmente funcionava, diretamente do alto da torre do local.
4. Palácio Ducal
Banhado à ouro e cheio de detalhes. o Palácio Ducal, antes sede da República, hoje possui várias obras de arte.
Estando no local, você poderá atravessar a Ponte dos Suspiros. Este nome foi dado porque era o caminho que levava as pessoas condenadas até a prisão.
Como sempre, Itália sendo Itália, com sua enorme história – e grandes edificações também.
5. Teatro La Fenice
Chegando a receber mais de 100 espetáculos por ano, o Teatro La Fenice é um grande teatro de ópera. É possível fazer um tour guiado pelo local. E fique tranquilo, pois há opções de áudio em seis idiomas.
Entretanto, o ingresso esgota muito rápido. Então é preciso comprá-lo com muita antecedência.
6. Museu Leonardo da Vinci
Que Leonardo da Vinci era um artista fenomenal, todos nós sabemos. Mas você sabia que existia um museu totalmente inspirado no artista? Em Veneza você irá encontrar!
No museu, existe uma seção na qual corresponde aos 4 elementos – água, fogo, ar e terra -, muito interessante. Além disso, você poderá percorrer pelo local e conhecer as complexas e mais intrigantes invenções de Leonardo da Vinci.
São máquinas de estudo sobre arte, história, anatomia humana e muito mais. Tudo ao seu alcance. Imagine o quanto isso pode ser mágico, principalmente se você for fã do artista.
Ainda há descrições de cada obra em vários idiomas (não tem em português, infelizmente) e telas que passam vídeos, cenas e fotos da vida e carreira de Leonardo.
Todavia, se você for viajar para Veneza e visitar este museu com seus filhos, fique de olho. Qualquer criança menor de 15 anos só pode entrar acompanhada de um adulto.
Viagem a Veneza
São tantas atrações em Veneza que muitos turistas ficam até sem saber por onde começar.
E fora as sugestões de atrações que trouxemos neste artigo, existem também muitas outras opções de passeios e roteiros interessantes para Veneza.
Há, inclusive, guias que lhe ensinam a fazer sua própria máscara veneziana, para depois utilizá-la. Tudo isso para você se sentir em um carnaval local, naqueles famosos bailes de máscara da cidade. Vale destacar que Veneza possui essa tradição. A máscara de papel machê é um grande símbolo dos bailes de carnaval.
Então, o que acha de visitar Veneza na sua próxima viagem e descobrir mais sobre a cidade? Entre canais, água, gôndolas, charme e amor, Veneza desperta várias emoções em seus visitantes. E vale a visita!
Quer saber como se preparar financeiramente para fazer esta ou outras viagens pelo mundo? Então leia o artigo “Como viajar com economia em qualquer época do ano”.
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!