Aliar respiração saudável e concentração, em meio a uma rotina estressante e corrida, é uma tarefa difícil. Afinal, a todo o tempo você é testado e estimulado a produzir em menos tempo, entregar resultados satisfatórios e demonstrar que lida bem com todas as exigências e obrigações. Neste cenário, práticas relaxantes, como a Yoga, auxiliam no controle emocional e relaxamento.
Você deve imaginar que a Yoga resume-se apenas a respirar com tranquilidade e realizar uma série de movimentos, certo? Na verdade, a prática vai mais além.
Quer entender melhor como a prática da Yoga impacta positivamente sua vida? Acompanhe o artigo e desvende a prática da Yoga, bem como seus benefícios. Em conjunto, receba algumas dicas de como praticar Yoga, seja você iniciante ou um pouco mais experiente!
Boa leitura!
Entenda a história da Yoga
A Yoga é uma prática milenar indiana, originada por volta do século V a.C. Existem alguns significados diferentes atrelados a palavra Yoga, que variam de acordo com os estudos e pesquisadores. Para a maioria, Yoga significa união Mas há significados relacionados a concentração e reintegração.
Dentre os principais estudiosos da prática da Yoga, destacam-se Dr. Edwin Bryant e A. G. Mohan.
A Yoga defende a relação de 4 aspectos principais para o corpo e a mente, sendo a força física, emocional, o peso e a flexibilidade.
A força física, na Yoga, é caracterizada pelas posições de Yoga praticadas durante os treinamentos. Já a força emocional, tem como pressuposto a prática da meditação aliada às posturas.
Sobre o alongamento, a perfeição se dá através dos movimentos e posições realizadas. Por fim, a força emocional é o conjunto dos três outros aspectos, resultando em autocontrole.
Para que serve a Yoga: benefícios para a mente e corpo
Ao iniciar a prática da Yoga, espera-se que o indivíduo abra seu coração e sua mente, despindo-se de pensamentos negativos e carregados. Além disso, a prática deve ser constante e ser inserida na rotina diária.
Fazer uma aula de Yoga por mês não surte os efeitos esperados. O ideal é praticar todos os dias, no mesmo horário, adotando-a como estilo de vida.
Confira a seguir para que serve a Yoga e alguns dos seus benefícios para a mente e o para o corpo.
Depressão e ansiedade
Não há como não relacionar a Yoga aos tratamentos de depressão e ansiedade. E é possível comprovar. As posições de Yoga, quando realizadas corretamente e respeitando o tempo respiratório, provocam o relaxamento muscular e emocional.
Logo, pensamentos imediatistas e negativos, característicos da depressão e da ansiedade, tendem e diminuir.
Qualidade do sono
A Yoga é uma excelente aliada do sono. Devido a suas características relaxantes, que unem a respiração mais lenta junto aos exercícios, a prática da Yoga promete tranquilizar os pensamentos.
Sendo praticada antes de dormir, a Yoga atua como um calmante natural, proporcionando tranquilidade, bem-estar e pensamentos mais leves.
Emagrecimento
Num primeiro momento, a Yoga parece não ser a atividade ideal para quem deseja emagrecer, certo?
Errado! Dependendo da modalidade de Yoga praticada – existem as com movimentos mais leves e outros mais rápidos e constantes – é possível queimar até 500 calorias em uma única aula prática. Já pensou?
Flexibilidade
Especialmente importante para idosos, a Yoga também atua na flexibilidade corporal. Isso porque a prática movimenta praticamente todos os músculos do corpo, até mesmo aqueles esquecidos em outras atividades esportivas.
A flexibilidade também é resultado do alongamento proporcionado pelas posições de Yoga.
Como praticar Yoga em 6 passos
Agora que você já sabe o que é Yoga, é hora de preparar o seu primeiro treino. Apesar de ser altamente recomendado solicitar auxílio de um professor experiente, existem alguns apps de Yoga que norteiam a prática da atividade, da mesma maneira que as meditações guias.
Passo a passo, é possível ouvir os áudios, mantras e mensagens, focar no pensamento positivo e elevar a sensação de relaxamento.
Veja a seguir como praticar Yoga corretamente:
1. Tenha disciplina
O sucesso na Yoga requer prática e constância. Estas duas qualidades são cruciais para quem deseja elevar a qualidade dos exercícios e prática das posições.
Praticar Yoga diariamente deve ser uma constante em sua rotina. Além de realizá-la no mesmo local, procure seguir um horário pré-determinado, todos os dias.
2. Escolha um ambiente relaxante
Não é indicado praticar Yoga com sons muito altos ou em ambientes movimentados. Por se tratar de uma atividade que exige alta concentração e tranquilidade, espaços relaxantes, com plantas, isolados de som e com colchonetes, almofadas ou colchões são as melhores opções.
3. Não alimente-se antes de praticar Yoga
Diferente do que ocorre em outras atividades, o ideal é não se alimentar-se antes de praticar Yoga. O motivo? Evitar episódios de refluxo gástrico.
O recomendado é ingerir alimentos leves, pelo menos 30 minutos antes de iniciar a Yoga.
4. Use roupas bem confortáveis
Utilizar peças leves e maleáveis é indispensável para uma boa aula de Yoga. Roupas apertadas e de tecidos mais densos dificultarão o alongamento e a movimentação do corpo.
5. Atente-se aos limites do seu corpo
Principalmente no início da prática, muitas pessoas têm certa dificuldade para realizar as posições propostas. No entanto, o recomendado é seguir as respostas do seu corpo, respeitando os limites físicos.
6. Leve a Yoga para a sua vida
Há quem mantenha a prática de Yoga apenas como um exercício físico e nada mais. Porém, os benefícios da Yoga devem estender-se para a sua vida. De nada adianta passar 15 minutos meditando enquanto faz Yoga se na primeira dificuldade você inicia uma discussão com o seu chefe, por exemplo.
Mesmo sem estar praticando, priorize os pensamentos leves, tranquilos e saudáveis. Não amplie a dimensão dos problemas, trate cada um como eles realmente são.
Se tiver solução, será resolvido. Se não tiver, infelizmente não há o que fazer. Pensamentos negativos não surtirão efeito.
Como você percebeu ao longo do artigo, praticar Yoga traz excelentes benefícios para a sua saúde física e emocional. Adotando-a como estilo de vida, então, é possível elevar o impacto de seus benefícios!
Que tal começar a praticar Yoga todos os dias? Aproveite as dicas e comece hoje mesmo!
Quer mais dicas de como manter a sua saúde e bem-estar? Então acompanhe os demais conteúdos do portal!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!