Aliar respiração saudável e concentração, em meio a uma rotina estressante e corrida, é uma tarefa difícil. Afinal, a todo o tempo você é testado e estimulado a produzir em menos tempo, entregar resultados satisfatórios e demonstrar que lida bem com todas as exigências e obrigações. Neste cenário, práticas relaxantes, como a Yoga, auxiliam no controle emocional e relaxamento.

Você deve imaginar que a Yoga resume-se apenas a respirar com tranquilidade e realizar uma série de movimentos, certo? Na verdade, a prática vai mais além.

Quer entender melhor como a prática da Yoga impacta positivamente sua vida? Acompanhe o artigo e desvende a prática da Yoga, bem como seus benefícios. Em conjunto, receba algumas dicas de como praticar Yoga, seja você iniciante ou um pouco mais experiente!

Boa leitura!

Entenda a história da Yoga

A Yoga é uma prática milenar indiana, originada por volta do século V a.C. Existem alguns significados diferentes atrelados a palavra Yoga, que variam de acordo com os estudos e pesquisadores. Para a maioria, Yoga significa união Mas há significados relacionados a concentração e reintegração.

Dentre os principais estudiosos da prática da Yoga, destacam-se Dr. Edwin Bryant e A. G. Mohan.

A Yoga defende a relação de 4 aspectos principais para o corpo e a mente, sendo a força física, emocional, o peso e a flexibilidade.

A força física, na Yoga, é caracterizada pelas posições de Yoga praticadas durante os treinamentos. Já a força emocional, tem como pressuposto a prática da meditação aliada às posturas.

Sobre o alongamento, a perfeição se dá através dos movimentos e posições realizadas. Por fim, a força emocional é o conjunto dos três outros aspectos, resultando em autocontrole.

Para que serve a Yoga: benefícios para a mente e corpo

Ao iniciar a prática da Yoga, espera-se que o indivíduo abra seu coração e sua mente, despindo-se de pensamentos negativos e carregados. Além disso, a prática deve ser constante e ser inserida na rotina diária.

Fazer uma aula de Yoga por mês não surte os efeitos esperados. O ideal é praticar todos os dias, no mesmo horário, adotando-a como estilo de vida.

Confira a seguir para que serve a Yoga e alguns dos seus benefícios  para a mente e o para o corpo.

Depressão e ansiedade

Não há como não relacionar a Yoga aos tratamentos de depressão e ansiedade. E é possível comprovar. As posições de Yoga, quando realizadas corretamente e respeitando o tempo respiratório, provocam o relaxamento muscular e emocional.

Logo, pensamentos imediatistas e negativos, característicos da depressão e da ansiedade, tendem e diminuir.

Qualidade do sono

A Yoga é uma excelente aliada do sono. Devido a suas características relaxantes, que unem a respiração mais lenta junto aos exercícios, a prática da Yoga promete tranquilizar os pensamentos.

Sendo praticada antes de dormir, a Yoga atua como um calmante natural, proporcionando tranquilidade, bem-estar e pensamentos mais leves.

Emagrecimento

Num primeiro momento, a Yoga parece não ser a atividade ideal para quem deseja emagrecer, certo?

Errado! Dependendo da modalidade de Yoga praticada – existem as com movimentos mais leves e outros mais rápidos e constantes – é possível queimar até 500 calorias em uma única aula prática. Já pensou?

Flexibilidade

Especialmente importante para idosos, a Yoga também atua na flexibilidade corporal. Isso porque a prática movimenta praticamente todos os músculos do corpo, até mesmo aqueles esquecidos em outras atividades esportivas.

A flexibilidade também é resultado do alongamento proporcionado pelas posições de Yoga.

Como praticar Yoga em 6 passos

Agora que você já sabe o que é Yoga, é hora de preparar o seu primeiro treino. Apesar de ser altamente recomendado solicitar auxílio de um professor experiente, existem alguns apps de Yoga que norteiam a prática da atividade, da mesma maneira que as meditações guias.

Passo a passo, é possível ouvir os áudios, mantras e mensagens, focar no pensamento positivo e elevar a sensação de relaxamento.

Veja a seguir como praticar Yoga corretamente:

1.   Tenha disciplina

O sucesso na Yoga requer prática e constância. Estas duas qualidades são cruciais para quem deseja elevar a qualidade dos exercícios e prática das posições.

Praticar Yoga diariamente deve ser uma constante em sua rotina. Além de realizá-la no mesmo local, procure seguir um horário pré-determinado, todos os dias.

2.   Escolha um ambiente relaxante

Não é indicado praticar Yoga com sons muito altos ou em ambientes movimentados. Por se tratar de uma atividade que exige alta concentração e tranquilidade, espaços relaxantes, com plantas, isolados de som e com colchonetes, almofadas ou colchões são as melhores opções.

3.   Não alimente-se antes de praticar Yoga

Diferente do que ocorre em outras atividades, o ideal é não se alimentar-se antes de praticar Yoga. O motivo? Evitar episódios de refluxo gástrico.

O recomendado é ingerir alimentos leves, pelo menos 30 minutos antes de iniciar a Yoga.

4.   Use roupas bem confortáveis

Utilizar peças leves e maleáveis é indispensável para uma boa aula de Yoga. Roupas apertadas e de tecidos mais densos dificultarão o alongamento e a movimentação do corpo.

5.   Atente-se aos limites do seu corpo

Principalmente no início da prática, muitas pessoas têm certa dificuldade para realizar as posições propostas. No entanto, o recomendado é seguir as respostas do seu corpo, respeitando os limites físicos.

6.   Leve a Yoga para a sua vida

Há quem mantenha a prática de Yoga apenas como um exercício físico e nada mais. Porém, os benefícios da Yoga devem estender-se para a sua vida. De nada adianta passar 15 minutos meditando enquanto faz Yoga se na primeira dificuldade você inicia uma discussão com o seu chefe, por exemplo.

Mesmo sem estar praticando, priorize os pensamentos leves, tranquilos e saudáveis. Não amplie a dimensão dos problemas, trate cada um como eles realmente são.

Se tiver solução, será resolvido. Se não tiver, infelizmente não há o que fazer. Pensamentos negativos não surtirão efeito.

Como você percebeu ao longo do artigo, praticar Yoga traz excelentes benefícios para a sua saúde física e emocional. Adotando-a como estilo de vida, então, é possível elevar o impacto de seus benefícios!

Que tal começar a praticar Yoga todos os dias? Aproveite as dicas e comece hoje mesmo!

Quer mais dicas de como manter a sua saúde e bem-estar? Então acompanhe os demais conteúdos do portal!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *