Existe um ditado que diz que “pessoas não deixam suas empresas, pessoas deixam seus chefes”. Se a frase for verdade – como acreditamos que seja, isso significa um bom número de talentos indo para a concorrência por problemas de gestão.

O principal desses problemas pode ser algo bem simples de resolver: o entendimento da diferença entre chefe e líder e a escolha de papel a ser assumido (você quer ser um chefe ou um líder?). Para saber mais, acompanhe este artigo!

O que é um chefe?

Ser chefe é um status específico e mostra que a pessoa ocupa um cargo mais alto em relação àquelas pelas quais ele é responsável em uma organização. De certa maneira, quando alguém diz ter o cargo de chefe fica subentendido que o indivíduo possui uma posição de poder.

Quando tratamos das diferenças entre chefe e líder, “chefe” é uma palavra que tende a evocar respostas negativas. Isso porque por meio da sua posição de poder, um chefe diz aos subordinados o que fazer e espera que eles ajam de acordo.

O que é um líder?

Um líder, por outro lado, é uma palavra cuja resposta das pessoas tende a ser mais positiva. Um exemplo disso está quando, ao nos referirmos a alguém, dizemos que tal pessoa é um “líder nato” ou “um grande líder”.

Como a associação com a palavra é mais positiva que quando pensamos em chefe, é normal utilizarmos “líder” no contexto de pessoas que reverenciamos ou admiramos.

Um líder é alguém que aconselha os subordinados, instrui e usa o poder fornecido pela posição de modo mais positivo. Embora o foco ainda esteja na realização dos trabalhos necessários, a ênfase de um líder não está apenas no resultado, mas também no processo.

Pontos principais de diferenças entre chefe e líder

Ao entender o que cada termo significa, você já conseguiu compreender que, apesar de serem muitas vezes duas palavras utilizadas com uma mesma ideia, existem áreas que separam os chefes dos líderes. São elas:

1 – Liderança

A principal e mais óbvia das diferenças entre chefe e líder está em como cada um exerce a liderança. Como o nome sugere, um líder lidera, isto é, ele consegue motivar seus times e inspirá-los para que sigam seus exemplos.

Enquanto líderes direcionam, chefes pressionam. Sabe aquela imagem de chefe sentado em uma cadeira atrás de uma grande mesa, dando ordens?

Apesar de simplista e de ser um clichê, essa representação de chefe resume tudo: chefes ficam atrás de suas equipes, dando instruções. Já líderes estão na linha de frente trabalhando em conjunto com seus colaboradores para alcançar metas.

Um líder não está lá para dizer o que precisa ser feito, mas para mostrar qual é o trabalho futuro e atuar como um orientador durante as tarefas. De certa forma, o papel de um líder é mais motivacional do que de supervisão.

Com a orientação e o apoio, um líder se torna a base para manter os subordinados motivados a seguirem o caminho.

2 – Modo de gerenciar

Chefes gerenciam através do medo e coerção. Funciona assim: se você não fizer o que o chefe manda, saberá que haverá alguma forma de punição. Aliás, chefes costumam ordenar e não dão autonomia para seus funcionários.

Já os líderes demonstram que confiam em seus liderados. Essa confiança é sentida quando concedem às pessoas níveis adequados de autonomia e autoridade e os deixam fazer seu trabalho.

3 – Foco

Das diferenças entre chefe e líder temos que enquanto para o primeiro o objetivo final é o lucro, um líder, além da lucratividade, foca em sempre melhorar pessoas e a organização

Colocando em termos simples, seria como dizer que um chefe não está interessado em saber como seus colaboradores vão do ponto A ao ponto B. O interesse está única e exclusivamente no resultado.

O líder também quer resultados, mas ele interessa-se muito mais no processo e nas pessoas por trás dele, porque acredita que assim conseguirá ter times motivados a atingirem os objetivos organizacionais.

4 – Autoridade

Um dos elementos principais quando pensamos em chefe vs. líder é o fato de ambos terem autoridade. Isso é algo claro, uma vez que qualquer posição de poder necessita de autoridade. Todavia, existe algo que difere entre os papéis.

Em essência, um chefe é uma figura de autoridade por causa de um título. Qualquer pessoa com um nível mais alto na hierarquia organizacional pode ser um chefe. Ou, ainda, qualquer pessoa que esteja em uma posição de hierarquia, onde outros funcionários tenham menos autoridade ou poder, se torna um chefe.

Já um líder pode receber a autoridade de uma pessoa do mesmo nível hierárquico. Enquanto um título faz um chefe, um título não faz de ninguém um líder, sendo que sua autoridade existe porque os liderados acreditam na sua capacidade de assumir o controle e mudar as coisas.

Perceba, portanto, que a autoridade pode não parecer tão importante para um líder quanto para um chefe.

5 – Comunicar e delegar

Outra grande área cujas diferenças entre chefe e líder é visível é a maneira como ambas as posições comunicam e delegam.

Geralmente, o estilo de comunicação de um chefe é o de comandar. Ele não espera que seu subordinado seja um participante ativo de uma discussão. Nesse caso, a natureza da comunicação baseia-se em transmitir a mensagem (qual é o objetivo e como chegar lá) e não em aprender ou ouvir o que o subordinado tem a dizer.

Desse modo, a abordagem de um chefe é focada na tarefa, sendo ele o responsável pela decisão de quem faz o quê.

Já o líder tem um estilo de comunicação muito mais participativo, não importa quanto poder tenha na tomada de decisão. Ele mostra-se mais interessado na opinião do liderado, e colaboração e feedback são tipicamente os elementos básicos do seu estilo de comunicação.

Além disso, um bom líder concentra-se na capacidade de não apenas falar, mas também de ouvir. Como o foco na liderança está em mudar as coisas, a comunicação geralmente é mais sobre inspirar os subordinados e liderar pelo exemplo.

Concluindo

Para finalizar as diferenças entre chefe e líder, lembre-se que a essência em ser chefe está em conquistar uma posição específica em uma organização.

Ser líder não significa tanto manter uma posição, mas criar uma visão e ganhar o respeito e a confiança dos liderados. Também é importante observar que um chefe e um líder divergem na questão da confiança.

Se por um lado os líderes precisam ganhar a confiança dos liderados a fim de que eles sejam inspirados a segui-lo, um chefe usa a autoridade de estar em uma posição acima. Isto é, não necessariamente se preocupa em transmitir confiança.

Para fechar com chave de ouro, temos um convite. Caso o assunto interesse a você, deixamos aqui a sugestão dos 13 livros sobre liderança que todo líder deveria ler.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *