Quem gosta de viajar para o exterior sabe que os valores de passagens de avião podem ser altos. Mas será que há como economizar na passagem aérea? Felizmente, existem diversas dicas que podem ajudar a economizar (e muito) na compra desses bilhetes.

Viajar é muito bom, mas quando conseguimos um preço bacana, em um dos fatores que mais pesam no orçamento, é muito mais prazeroso, não é mesmo? Então confira 10 dicas para economizar na passagem aérea e faça viagens incríveis! E já lhe adianto: a dica número 7 é sensacional!

Vamos lá?

1. Utilize sites e aplicativos de busca

Essa dica é básica para quem quer economizar nas passagens aéreas. Para ficar de olho nas promoções e ofertas de passagens, utilize aplicativos com esse objetivo, como o Melhores Destinos, eDestinos e o Passagens Imperdíveis.

Utilize-os sempre e, se possível, coloque um alerta para avisarem caso haja promoções que possam lhe interessar.

2. Compre com antecedência

Antes de finalmente realizar a compra, você precisa pesquisar os valores com antecedência para analisar a mudança dos preços.  Depois de escolher o destino, antecipe-se e adquira a passagem, pois perto da data da viagem você pode correr o risco de pagar mais caro.

O aconselhado é comprar as passagens entre cinco meses e um mês e meio antes da viagem. Antes disso não vale pois as companhias aéreas não terão colocado as passagens promocionais. Evite comprar entre um mês ou menos antes da data escolhida para viajar, pois os valores serão maiores.

3. Compre nos finais de semana

De acordo com o Expedia, os melhores dias para encontrar bons preços são o sábado e o domingo. Segundo o site, se você comprar uma passagem no domingo, tem grandes chances de economizar até metade do valor que despenderia se comprasse numa sexta-feira.

Contudo, o mesmo não vale para realizar as viagens. Os voos tendem a ser mais caros nos finais de semana, por causa da alta procura. Se você tem a opção de evitar esses períodos, escolha viajar nos dias de semana, tanto na ida quanto na volta.

4. Seja flexível com os dias e destinos

Dependendo do destino, viajar durante a semana acaba sendo mais barato. Se você quer viajar para outro país, pode escolher partir e voltar em um dia de semana, durante a baixa temporada, por exemplo.

Além disso, escolha viajar em horários “inusitados”, pois o valor pode ser bem mais em conta.  Em voos internacionais, é difícil fazer isso, mas fazer viagens em voos domésticos em horários não convencionais acabam sendo mais baratos, pois o preço varia de acordo com a procura.

Pegar o voo de manhã bem cedo, de madrugada, no horário do meio-dia ou no final de noite pode ser um modo de economizar.

Outra forma de poupar é ter flexibilidade quanto ao destino. Você pode conhecer um país pelas promoções de passagens aéreas ou escolher viajar para uma cidade perto daquela que você queira visitar, por ser mais em conta. ]

Ser flexível com o destino pode baratear muito o valor da viagem. Por isso, fique atento a esse quesito.

5. Compre individualmente

Sempre que viajamos com algum acompanhante, é quase automático comprarmos as passagens de todos os viajantes na mesma compra. Contudo, isso é uma armadilha para quem quer economizar nos bilhetes aéreos.

Faça sempre sua busca apenas para um bilhete de cada vez. Isso porque o sistema que as empresas aéreas utilizam não permite que duas ou mais passagens sejam compradas juntas com preços distintos.

Assim, caso não haja mais bilhetes promocionais, a companhia aérea irá oferecer todos os bilhetes por um preço maior, pois todos “devem” ter o mesmo valor. Por isso, guarde essa dica e nunca esqueça: compre o bilhete individualmente.

6. Escolha voos com conexão

Voos diretos podem ser mais cômodos, mas geralmente são mais caros. Assim, optar por um voo com escala pode ser mais econômico. Às vezes, adicionar uma ou até duas paradas pode fazer você economizar até 50%.

Isso ocorre porque você acaba tendo mais opções e pode escolher viajar com diferentes companhias aéreas até o seu destino. Por isso, se você tiver tempo, tenha paciência e planeje suas viagens com conexões e até mesmo diferentes empresas de transporte aéreo.

7. Compre passagens aéreas para vários destinos

Pode parecer um sonho, mas não é. Escolher viajar para mais de um país em uma mesma viagem pode sim ser mais barato! Mas para isso, você precisa planejar, testar e fazer simulações com dias e destinos diferentes.

Pode ser um pouco difícil, mas se você conseguir organizar uma viagem para visitar 2 ou 3 países, isso seria fantástico, não é mesmo? Você pode fazer por conta e olhar os valores que as diferentes companhias aéreas disponibilizam ou utilizar o “vários destinos” de sites como Kayak, Skyscanner e Momondo.

Teste-os e quem sabe você não consegue conhecer mais de um país em uma única viagem?

8. Limpe o histórico do seu navegador

A internet hoje em dia é muito inteligente. Sabe quando você pesquisa um produto e depois fica aparecendo anúncios do que você pesquisou na tela do seu computador? Então, a internet sabe o que você pesquisou e quais são os seus interesses.

Quando você busca passagens aéreas para um destino e volta a pesquisar em outro momento, as empresas já sabem quais vontades possui. Assim, os preços das passagens aéreas aumentam porque houve mais procura.

Ou seja, na sua segunda, terceira ou quarta busca, os valores podem ficar maiores por causa da curiosidade que você demonstrou.

Por isso, apagar seu histórico de navegação pode ser interessante. Caso não queira fazer isso, pesquise e compre passagens por meio de uma janela anônima.

9. Pesquise e compre passagens em sites diferentes da mesma companhia aérea

Pode parecer estranho, mas é possível encontrar valores diferentes para o mesmo destino em sites da mesma companhia aérea de outro país. Por exemplo, você pode viajar para outro lugar da América do Sul pagando mais barato no site da Avianca Colômbia do que no site da Avianca Brasil.

Por isso, se tiver tempo, procure o valor das passagens aéreas em sites da mesma empresa aérea hospedados em países distintos.

10. Pesquise por companhias aéreas de baixo custo

Além das companhias aéreas que você conhece, que tal pesquisar se há alguma companhia aérea de baixo custo que oferece passagens baratas para o seu destino? Há diversas delas, como a Ryanair, muito usada na Europa, dentre outras.

Essas companhias aéreas podem oferecer valores muito abaixo do que você está acostumado, por isso, não custa pesquisar a respeito para ver se encontra alguma que oferece valores mais atrativos.

E você, quer economizar mais ainda enquanto viaja? Dê uma olhada nesses artigos e planeje uma viagem inesquecível sem estourar seu orçamento ou ficar endividado ao final:

Economizar na passagem aérea é possível sim e aqui compartilhamos 10 dicas que podem lhe ajudar a comprá-las por um valor bem acessível. Por isso, guarde este artigo com você e, sempre que for viajar, utilize as dicas para conseguir bons descontos nas passagens e faça seu passeio sem se preocupar com dinheiro!

Quer aprender por vídeo? Então inscreva-se no canal do Youtube do André Bona e fique por dentro das melhores maneiras de fazer seu dinheiro render!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *