Liderar uma equipe ou um projeto é uma tarefa difícil. A boa notícia é que não se trata de um dom especificamente, pois é algo que pode ser aprendido.
Para aprimorar essa qualidade, nada melhor do que ler livros sobre liderança. Há muitos autores e líderes que podem nos ensinar a conquistarmos respeito e fazermos nossa equipe trabalhar em prol dos objetivos almejados.
A importância da liderança
Liderança não tem a ver diretamente com mandar. É com confundir liderar com “dar ordens”. Um bom líder é aquele que ouve a todos e trabalha conjuntamente para que toda a equipe chegue no resultado desejado.
Ao contrário de uma pessoa que apenas comanda, um líder ensina, é humilde, é bom ouvinte e admirado pelos demais.
Quer aprender a se tornar um bom líder? Então confira esses 13 livros sobre liderança e seja o dirigente que todos desejam ter!
1. A Arte da Guerra, Sun Tzu
Livro antigo que ensina sobre estratégia militar. É ótimo para lideranças porque as “disputas” entre empresas no mercado não deixam de ser uma espécie de guerra. Por isso, é muito utilizado nos setores corporativos no mundo todo.
Apesar de ter sido escrito com base em experiências militares, as lições podem ser adaptadas para os dias de hoje. Dessa forma, pode-se aprender muito sobre liderança, posicionamento e segmentação, sendo interessante até para profissionais de marketing e administração.
2. Inteligência Emocional, Daniel Goleman
Impossível um líder ser competente se não souber lidar com suas emoções. Para liderar outras pessoas, é necessário ter inteligência emocional, saber ouvir e se colocar no lugar do outro. O autor diz que a empatia é necessária para que o gerenciamento de uma equipe seja feita com sucesso, pois conhecer os sentimentos dos outros poderá evitar uma série de problemas.
A inteligência emocional ajuda a ensinar melhor, identificar sentimentos na equipe e não permite que o líder seja influenciado por sentimentos alheios.
3. 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey
O livro fala dos 7 hábitos que ajudam as pessoas a serem eficazes em todas as áreas da vida. Ideal para auxiliar os líderes a tomarem boas decisões, sendo indicado para todos irrestritamente.
O que um líder pode aprender com a obra é: importância da proatividade, ter objetivos e metas claras, gerenciamento do tempo e estabelecer prioridades. Quando uma pessoa aprende essas lições e sabe se autogerenciar, saberá ser um gestor que ensinará melhor o próximo.
4. A essência do líder, Warren G. Bennis
Livro essencial para aprender habilidades de gestão. O autor já aconselhou alguns presidentes da república dos EUA e executivos de grandes empresas do mercado. Escreveu esse livro justamente para explicar o que torna alguém um bom líder.
Warren ainda defende que as empresas precisam de líderes e não de chefes. A obra conta com um guia prático, ensinando o que é liderança.
Para escrever a obra, o autor entrevistou diversos líderes de áreas e segmentos variados para conseguir responder a questão: “O que faz um bom líder?”
5. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, Maxwell, John C.
O autor já foi consultor de Barack Obama. A obra defende que grandes líderes são aqueles que se conectam com as pessoas e tornam-se um exemplo para toda a equipe, adicionando valores a todos.
Um líder só ganha se todos os seus liderados também ganham. Fala sobre como enxergar o futuro, sobre dar o mérito, dominar o tempo e definir prioridades, dentre outras lições.
6. As armas da persuasão, Robert Cialdini
Robert Cialdini é considerado o maior especialista no campo dos estudos da persuasão. Nesta obra, o autor aborda 6 armas da persuasão para influenciar pessoas e não deixar se influenciar.
Um líder deve aprender essas armas para conseguir persuadir sua equipe e também para não cair em armadilhas e ser persuadido por alguem que não está sendo ético. Lógico que essas armas para influenciar devem ser usadas de forma honesta, sem o objetivo de enganar ou ludibriar ninguém.
7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie
Uma pessoa que faz a gestão de um grupo de pessoas irá trabalhar com diferentes tipos de colaboradores. Afinal, cada pessoa é diferente e possui seu jeito pessoal de ser.
Esse best seller ensina a todos como influenciar de maneira positiva e lidar com cada ser humano. Ideal para todo líder que quiser causar boas impressões e para quem deseja transmitir uma boa imagem de si.
8. Rápido e Devagar, Daniel Kahneman
Temos duas maneiras de pensar: uma que e rápida e emotiva e outra que é devagar e racional. O autor nos mostra como as impressões intuitivas podem prejudicar nosso processo de decisão. Ensina como nos proteger dessas falhas mentais, ensinando técnicas para isso.
Toda pessoa que gerencia uma equipe deve saber tomar boas decisões e aprender a não deixar o pensamento rápido (que é emotivo e intuitivo) atrapalhar as decisões no trabalho.
9. Pipeline da Liderança – Ram Charan, Stephen Drotter, James L. Noel
Toda pessoa que deseja se tornar um bom líder deveria ler essa obra. Ideal também para aqueles que desejam traçar sua carreira do início até tornar-se um grande executivo ou CEO de uma empresa.
Pipeline significa tubulação ou encadeamento. Essa palavra é usada para representar a trajetória de carreiras de um profissional que busca evoluir na carreira ou anseia por posições mais altas hierarquicamente em uma corporação.
Por isso, é uma leitura extremamente valiosa, pois ensina a se autogerenciar, gerenciar pessoas e grandes empresas. Mostra os diferentes tipos de líderes e as habilidades que devem ser aprendidas em cada etapa desse crescimento.
10. Criatividade S.A, Ed Catmull e Amy Wallace
A obra ensina sobre a importância da criatividade e das pessoas em um grupo. Defende que devemos valorizar a equipe e sempre buscar inovar. Um líder não pode ser apegado a ideias, pois nem sempre serão boas para todos, mas deve incentivar a inovação.
Ideal para aqueles líderes que querem que a equipe seja inovadora e fique sempre em busca de novas concepções.
11. A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen
Livro ideal para aqueles que desejam aprender sobre produtividade e a manter o trabalho mais organizado.
Ensina aspectos que todos os líderes devem saber: fluxo de trabalho, desenvolvimento e avaliação de metas, controle de ansiedade, planejamento de projetos e como não se sobrecarregar de trabalhos.
12. Mindset, de Carol Dweck
Há dois tipos de mindset: o fixo e o de desenvolvimento. O livro aborda que o mindset que temos e essencial para definir se seremos pessoas de sucesso e teremos uma vida plena. Ainda, é responsável por definir a forma como encaramos a vida.
A boa notícia é que pessoas de mindset fixo podem aprender a ter um mindset de desenvolvimento. Todo líder deveria ler a obra para saber identificar o mindset de todos os componentes da equipe, para ensiná-los a ter uma mentalidade de desenvolvimento.
13. Sonho Grande, Cristiane Correa
A jornalista Cristiane Correa aborda em sua obra qual a forma de liderança dos maiores empresários do país: os donos da Lehmann e da Ambev. Essas empresas são cases de sucesso até para o exterior e são reconhecidos pelo seu desempenho.
A autora descobriu que todos eles possuem regras semelhantes na hora de gerir a empresa: metas altas (que não podem ser confundidas com metas absurdas), meritocracia (que infelizmente é raro no Brasil) e a contratação de jovens humildes que desejam enriquecer.
Ideal para aqueles líderes que querem ver a empresa crescer e aprender a identificar os melhores colaboradores para a empresa.
Continue aprendendo sobre se tornar um bom líder! Confira estes artigos:
- Como liderar uma equipe: 15 dicas para um alta produtividade
- Como ser um líder de sucesso em 7 passos simples!
- Como motivar sua equipe em tempos de crise: 12 dicas que funcionam
Conclusão
Há diversos livros sobre lideranças, foram apresentados aqui 13 deles que são excelentes para ajudar qualquer um a se tornar o lider que toda empresa gostaria de ter.
Portanto, não deixe de seguir as dicas do artigo, leia as obras que mais lhe interessam e seja excelente no que faz!
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