Aprender economia pode ser muito interessante para entender a sociedade e como nos comportamos. Por meio desse conhecimento, é possível achar respostas para perguntas como: por que trabalhamos, po rque existe desigualdade social e por que nunca estaremos livres das crises financeiras, dentre muitas outras.

Inclusive, a economia pode auxiliar aqueles que investem e empreendem, pois ajuda a compreender se o cenário econômico é favorável ou não, por exemplo.  Em outras palavras, uma pessoa que estuda economia consegue entender o mundo, sem contar que a teoria é instigante.

Por causa disso, foram selecionados 7 livros sobre economia (e mais alguns) que podem ser boas leituras para você!

Quer compreender porque o mundo funciona do jeito que funciona e porque fazemos o que fazemos? Então acompanhe a leitura do artigo e veja alguns dos melhores livros sobre economia!

1. 50 ideias de economia que você precisa conhecer, Edmund Conway

Você sabe o que quer dizer termos como: capitalismo, keynesianismo, divisão do trabalho e desemprego? Esses e muitos outros são explicados nesse livro de forma breve e simples. A obra é curta e tem como objetivo exatamente explicar conceitos básicos da economia e das finanças.

Por causa da objetividade do autor, é ótimo para quem tem pressa ou quer entender tudo de forma rápida e eficiente.

2. História do pensamento econômico, E. K. Hunt e Mark Lautzenheiser

Talvez um dos livros mais completos da lista, sendo também um dos maiores. Uma obra completa para quem deseja entender desde o pensamento de Adam Smith, com suas teorias da “mão invisível” até pensadores mais atuais. como Ludwig Von Mises, F. A Hayek e John Maynard Keynes.

O livro cobre o pensamento de diversos economistas e escolas de pensamentos, como a Escola Austríaca e a de Chicago. Ideal para quem deseja aprofundar-se nas teorias que deram origem aos sistemas econômicos que conhecemos na atualidade.

Talvez um dos melhores livros sobre economia e política disponível, principalmente pela abordagem completa de praticamente todos os pensamentos mais influentes.

3. Economia: modo de usar. Um guia básico dos principais conceitos econômicos, Ha-Joon Chang

Outro livro breve e com linguagem bastante acessível que é perfeito para aqueles que desejam entender o básico de como a economia global funciona.

O autor aborda também teorias políticas influentes no mundo, como o Keynesianismo e comenta questões sobre o futuro do Euro, a situação da China e outros. A obra auxilia a todos que desejam entender como a economia afeta o nosso dia a dia.

4. Introdução à Economia, N. Gregory Mankiw

Um dos melhores e mais conceituados livros de introdução ao tema. Mankiw é um dos economistas e professores de economia mais conceituados do mundo. Tanto que essa obra é recomendada na maioria dos cursos de Economia em diversos lugares.

A obra é extensa, mas cada capítulo foi escrito de uma forma acessível, para que tanto estudantes quanto leigos possam entender conceitos básicos como: trabalho, desemprego e capital, dentre outras.

Por tratar de temas básicos que afetam o nosso dia a dia, é excelente para entender porque a realidade que estamos está de determinado jeito e porque temos muitos problemas econômicos, dentre outros.

5. O livro da Economia, da coleção: As grandes ideias de todos os tempos

Esse livro foi elaborado por diversos economistas e traz para o leitor as principais ideias que influenciaram a economia no mundo.  De forma breve e resumida, o leitor tem acesso a diversas teorias importantes que explicam como tudo funciona.

Esse livro faz parte de uma coleção que inclui outros como: O livro da Filosofia, O livro da Sociologia, O livro da História, dentre outros.

Excelente para conhecer os diversos economistas. Pode ser encontrado em diversas livrarias a preços bem acessíveis.

6. Economia nua e crua, Charles Wheelan

Um dos livros sobre economia e financas mais divertidos de ler, pois trata do assunto com bastante leveza e simplicidade. Pelo sumário é possível ver que a forma que o autor escreveu é divertida e descontraída.

A obra consegue abordar temas econômicos inseridos no dia a dia das pessoas e alguns fatos, como o fato de Bill Gates ser mais rico que todos, a criação do hambúrguer do McDonald’s e outros acontecimentos.

Além de contar com um linguajar mais engraçado, a leitura nos mostra que a economia está em tudo. O livro também ajuda aqueles que precisam tomar melhores decisões que envolvem a economia no dia a dia.

7. Keynes X Hayek: a origem e a herança do maior duelo econômico da história, Nicholas Wapshott

Se você acha que o mundo é dividido entre capitalismo e socialismo ou direita e esquerda, pensou errado. O mundo é dividido entre Keynes e Hayek, ou keynesianismo e liberalismo. Praticamente, todos os países do planeta se dividem entre a teoria dos dois.

A “briga” entre esses economistas foi tão histórica que até hoje persiste, mesmo os dois sendo falecidos.

De um lado, John Maynard Keynes defendia um Estado presente que promovesse bem estar social. De outro, F. A. Hayek defendia mais liberdade para o mercado e pouca intervenção estatal na economia. A obra de Nicholas Wapshott analisa essa batalha econômica e os impactos no mundo atual.

Outras obras de destaque

Além dessas obras, uma outra forma de compreender a economia é lendo o que os próprios pensadores diziam. A seguir, segue outras obras econômicas que merecem ser conhecidas:

  • A Riqueza das Nações – Adam Smith;
  • O Capital (volume 1,2 e 3) – Karl Marx;
  • A teoria geral do emprego, do juro e da moeda – John Maynard Keynes;
  • Porque as nações fracassam – Daron Acemoglu e James A. Robinson;
  • O Capital no século XXI – Thomas Piketty;
  • Uma crítica do intervencionismo – Ludwig Von Mises;
  • Desestatização do dinheiro – F. A. Hayek;
  • Capitalismo e liberdade – Milton Friedman;
  • A acumulacao de capital – Rosa Luxemburgo.

Artigos relacionados:

Conclusão

A economia está em tudo e nossa vida gira em torno desse tema. Desde o simples ato de acordar todas as manhãs para trabalhar até temas mais complexos como crises financeiras, empresas e finanças envolvem o pensamento econômico, em maior ou menor grau.

Os livros sobre economia indicados são ótimos para entender as diversas teorias e, principalmente, como o mundo funciona e como esse tema afeta nossas vidas. Entender isso nos torna mais conscientes de nossas ações e de várias coisas que acontecem no nosso dia a dia.

Por isso, não deixe de ler algumas obras sugeridas no artigo e aprenda com os melhores livros de economia para abrir a mente e entender melhor a realidade atual!

Gostou dos livros de economia indicados no artigo? Então que tal dar continuidade no seu aprendizado e ver como você pode fazer seu dinheiro render? Assine a newsletter e fique por dentro das melhores formas de melhorar sua vida financeira!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *