Como anda a sua vida financeira? Assim como tudo em nossas vidas, as finanças têm um peso importante e quando não estamos equilibrados nesse aspecto, dificilmente nos sentimos totalmente bem.

Mas você sabia também que ter uma vida financeira ruim pode prejudicar nossa saúde? Sim, problemas de saúde relacionados a dinheiro existem e não são raros. wO mais comum que sentimos é o desânimo pela falta de dinheiro, mas isso não é tão preocupante se comparado com outros problemas.

Por isso, tentar ao máximo ter uma vida financeira equilibrada e sem exageros, tendo dinheiro suficiente para quando precisamos, é a chave para não sofrermos por isso.

Sua vida financeira não está boa e você não está feliz com a sua situação? Então veja 9 problemas de saúde que você pode ter se sua vida financeira não vai bem e saiba identificá-los para sair dessa!

1. Baixa autoestima

Um dos problemas de saúde relacionados à falta de dinheiro é a baixa autoestima. Pessoas inadimplentes, que estão endividadas ou simplesmente não têm dinheiro sentem-se deprimidas, tristes e desanimadas.

Esse problema não necessariamente é algo grave ou uma doença em si, mas prejudica muito o dia a dia das pessoas. Quem se sente assim não consegue se concentrar e torna-se menos produtiva no trabalho, pois sua cabeça vive cheia de preocupações e pensamentos negativos em relação à sua situação financeira.

2. Estresse

Contas, dívidas e a falta de dinheiro para quitá-las e para fazer o que queremos nos deixa estressados. De acordo com a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 57,6% dos entrevistados alegaram que se sentem estressados por isso.

Sente-se dessa maneira? Então confira estes artigos:

3. Insônia

Você já perdeu o sono pensando em como arrumar dinheiro para pagar algo ou como se livrar de alguma dívida? Se sim, saiba que passar noites em claro pensando nas dívidas é bastante comum.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa feita pelo SPC e CNDL, que ouviu 602 consumidores de diversas classes sociais, aproximadamente 40% alegaram sofrer de insônia por causa da falta de dinheiro e do endividamento.

4. Ansiedade

Ansiedade é comum em uma sociedade que a todo momento sofre mudanças e que faz o dia de amanhã ser incerto. Por isso, ficar ansioso por causa do endividamento e da falta de dinheiro é bem normal. A pesquisa revelou que 59,8% dos entrevistados sentem-se assim.

Para piorar, muitos dos entrevistados disseram reconhecer que não iriam conseguir pagar as dívidas e começaram a descontar sua ansiedade em comida ou em vícios, como cigarro e bebidas.

5. Irritabilidade

Não ter dinheiro para pagar as contas e comprar o que precisa deixa as pessoas irritadas. Em alguns casos, elas podem até agredir verbalmente ou pior, fisicamente, outras pessoas por causa da falta de dinheiro.

Isso acontece por causa do nervosismo e por não saber lidar com a situação. Assim, familiares e amigos podem se tornar vítimas dessas agressões. Problemas financeiros na família são bem comuns, podendo ocasionar esse tipo de violência.

No artigo sobre infidelidade financeira publicado aqui no Portal comentamos que a falta de dinheiro é um dos que mais causa discórdia e separação. Não conversar sobre o assunto pode levar sim a um divórcio. Você pode ler este artigo clicando aqui.

Por isso, manter a calma e tentar conversar com a família e dizer aos amigos sobre a sua situação financeira não é pecado ou sinal de fraqueza, mas algo necessário para que lhe entendam e, até mesmo, para ajudarem você.

Um dos primeiros passos para sair desse problema e se sentir mais aliviado é conversando sobre dinheiro. Pare agora de ver o assunto como tabu e fale sobre isso com as pessoas a sua volta.

Lembrando que irritabilidade e nervosismo podem fazer mal para o corpo, especialmente alguns órgãos, como estômago e coração.

6. Dores de cabeça

As doenças causadas por problemas financeiros não são somente psicológicas, afetando a mente como as citadas anteriormente. O corpo pode apresentar sintomas também.

Um deles, por sinal bastante comum, são as dores de cabeça. Em outros casos, a pessoa pode ficar com enxaquecas e apresentar outros problemas como pressão alta. Por isso, cuidar do seu dinheiro é essencial para evitar também essas enfermidades.

7. Distúrbios alimentares

Uma das doenças relacionadas às finanças que pode afetar nosso sistema digestivo. Distúrbios alimentares, perda ou ganho de peso, problemas digestivos, dores no estômago ou abdominais podem aparecer em algumas pessoas que estão sem dinheiro.

8. Depressão

Falta de dinheiro pode mesmo causar depressão? A resposta é sim. Isso porque a falta de dinheiro priva as pessoas de muitos momentos bacanas e oportunidades, causando ainda  sentimentos de inutilidade e descrença.

Em alguns casos, a pessoa já tem a depressão e o quadro piora por causa do endividamento ou pela falta de dinheiro.

Contudo, se não for tratado, a pessoa com depressão pode piorar sua situação financeira comprando objetos que deseja acreditando que se sentirá melhor com sua nova aquisição.

9. Infarto

De acordo com outra pesquisa, desta vez realizada por cientistas da África do Sul, foi constatado que a angústia pela falta de dinheiro e por uma vida financeira instável pode causar problemas graves, como o infarto.

De acordo com eles, preocupações com falta de dinheiro aumentam em até treze vezes o risco de ter um infarto. Você pode ler a pesquisa clicando neste link.

Como evitar esses problemas?

A melhor maneira de evitar ter esses problemas de saúde é aprendendo a cuidar melhor do seu dinheiro e saber usá-lo com sabedoria. Entender que dinheiro não aparece sempre e é um recurso finito é essencial para a pessoa começar a viver melhor.

A saúde está atrelada a vida financeira. Logo, você precisa cuidar muito bem do seu dinheiro e aprender a viver uma vida de acordo com suas necessidades e seus objetivos, respeitando sua realidade financeira.

Viver bem e não ter esses problemas é possível se você procurar a educação financeira e aprender a cuidar bem dos seus ativos e fazê-los render.

Inacreditável pensar que a vida financeira instável e ruim pode ocasionar problemas de saúde, não é mesmo? Mas isso prova que devemos saber lidar com o dinheiro para podermos vivermos bem em todos os sentidos.

Nossa saúde deve ser tratada com respeito e devemos sempre priorizá-la. A saúde financeira está atrelada a qualidade de vida e, se você deseja se sentir bem, tenha consciência e busque sempre manter sua situação econômica em ordem.

E você, tem alguns desses sintomas? Então que tal dar um passo e começar a educar-se financeiramente? Confira vídeos incríveis disponíveis no canal do Youtube do Portal André Bona e veja como o mundo dos investimentos pode mudar sua vida!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *