3 minutes

É cada vez mais comum ouvirmos falar, em nosso cotidiano, a respeito da economia sustentável. E, quando o assunto é ambiente de trabalho, este tema não poderia ficar de fora.

Um dia a dia mais sustentável no trabalho tem o poder de gerar, além de economia para a empresa, uma série de benefícios ao meio ambiente. Mudar velhos hábitos no escritório, no entanto, pode ser um desafio.

O primeiro passo para conseguir alcançar um dia a dia mais sustentável no trabalho e adotar práticas ecologicamente corretas no ambiente corporativo é o interesse de cada um em contribuir com um planeta mais saudável. O segundo passo é começar a realizar algumas mudanças simples, que podem gerar um grande equilíbrio não apenas ao meio ambiente, mas à empresa como um todo e à sua vida.

Quer saber como adotar estas práticas? Então conheça abaixo 5 dicas simples que podem tornar seu dia a dia mais sustentável no trabalho, ajudar o meio ambiente e, de quebra, ajudar sua empresa a economizar. Confira!

1. Diminua a quantidade de impressões

Diminuir a quantidade de impressões no seu dia a dia é uma ótima forma de ser sustentável. Por isso, se você puder, imprima menos papel e procure alternativas para manter os documentos e relatórios sempre à mão sem precisar imprimi-los – como mantê-los no celular ou no computador.

Mas, se for necessário imprimir, procure formas de reutilizar estas impressões antes de serem descartadas. Uma boa alternativa é utilizar estas impressões antigas como rascunhos para o dia a dia. Assim você evitar ter de usar folhas em branco para rascunhar e fazer pequenas anotações e adota um novo hábito sustentável no seu dia a dia no trabalho.

2. Leve seu copo ou caneca

Utilizar seu próprio copo ou caneca evita ter de usar aqueles copinhos de plástico descartáveis e permite que você tenha um dia a dia mais sustentável no trabalho. Desista também, se for possível, dos canudos de plástico.

Adote o hábito de utilizar seu próprio copo e/ou caneca e incentive outras pessoas a fazer o mesmo. Você pode também levar uma garrafinha para a água – o que também faz você evitar os copos descartáveis.

Esta prática, além de fazer bem ao meio ambiente e ao orçamento da empresa onde trabalha, também pode lhe poupar muito tempo. Afinal, imagine quanto tempo é perdido no seu trabalho para pegar alguns copos de água ou café durante o dia?

A dica, portanto, é manter um copo, caneca ou garrafa de água próprio, que estarão sempre à disposição para quando você precisar.

3. Utilize papel reciclado ou reutilize

Se for possível, conscientize seus chefes e seus colegas de trabalho a utilizar papel reciclado. Caso esta prática não seja possível, a dica é reutilizar e otimizar o uso do papel.

4. Busque alternativas para o caminho até o trabalho

Nem todas as pessoas possuem uma alternativa diferente para chegar ao trabalho se não o carro ou os transportes públicos. Porém, se você mora perto do seu local de trabalho, uma dica para manter a sustentabilidade também nestas horas é encontrar alternativas sustentáveis de locomoção.

Um dia a dia mais sustentável no trabalho pode começar, por exemplo, com o trajeto a ser percorrido até o escritório sendo feito a pé ou de bicicleta. Revezar caronas com colegas de trabalho também é uma alternativa interessante – pois, além de permitir uma boa economia ao final de cada mês com combustível, ainda ajuda o planeta por reduzir a quantidade de carros rodando diariamente e emitindo poluentes.

5. Repense o uso da energia elétrica

Utilizar a energia elétrica com consciência é mais uma maneira de tornar seu dia a dia mais sustentável no trabalho e também na sua residência. Além de uma prática sustentável, repensar o modo como você utiliza a energia elétrica pode gerar uma grande economia na conta de luz – da sua casa e também da empresa onde trabalha.

Por isso, quando for possível, desligue seu computador – ou ao menos o monitor, e adote este hábito sempre quando não estiver utilizando o equipamento (como quando sair para almoçar ou ir a uma reunião). Procure também prestar atenção às luzes e a outros equipamentos que podem ser desligados enquanto não há ninguém na sala ou no ambiente de trabalho – como a televisão e o ar condicionado.

Clique aqui e confira mais dicas de como economizar na conta de luz.

Mantendo bons hábitos diariamente e prezando sempre pela sustentabilidade nas pequenas práticas do dia a dia você conseguirá tornar seu dia a dia mais sustentável no trabalho. Sua empresa e o meio ambiente agradecem!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply