5 minutes

A tarefa de renovar o guarda-roupa pode ser mais econômica e divertida se você fizer suas compras em um brechó de roupas. Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem bem essa opção — e outras acabam tendo resistência em adquirir itens de vestuário dessa forma.

Entretanto, não há razões para temer o brechó. Pelo contrário: ao aproveitar essa alternativa é possível usufruir de diversas vantagens pessoais e ainda contribuir com avanço de importantes questões ambientais e sociais.

Que tal saber mais sobre o assunto? Confira o artigo de hoje e descubra por que vale a pena optar pelos brechós de roupas na hora de renovar seu guarda-roupa com economia!

Por que investir em consumo consciente?

Em se tratando de compras em brechós, a primeira coisa que precisamos salientar é a questão do consumo consciente.

Você já ouviu falar nesse termo? Consumo consciente significa estar atento às diversas nuances relacionadas à sua forma de consumir produtos. Afinal, existem muitos processos produtivos e comerciais por trás de cada item que é posto à venda, mas pouca gente pensa sobre isso.

Ter um consumo consciente e sustentável é refletir mais sobre esse tema e seguir alguns princípios. Por exemplo, conhecendo os impactos sociais e ambientais do consumo, planejando suas compras para evitar o exagero e procurando reutilizar produtos e embalagens.

O que tudo isso significa na prática? Que você, como consumidor, tem um papel ativo na hora de avaliar as condições de um item que deseja comprar.

E frequentar brechós de roupas pode ajudar muito nisso. Afinal, é possível comprar itens que seriam descartados — evitando, assim, contribuir com os impactos ambientais da produção de novas roupas constantemente.

Comprar em um brechó de roupas: quais as vantagens?

Confira as principais vantagens de se comprar em brechós de roupas em qualquer época do ano e fazer boas aquisições de uma maneira bastante peculiar!

Economizar

Sem dúvida, a economia está entre os primeiros benefícios quando pensamos nas compras feitas em um brechó. A ideia desse tipo de comércio é adquirir itens que estão em bom estado de uso, mas que os proprietários não têm mais interesse em manter. Em vez de serem descartadas, as roupas são utilizadas por outras pessoas.

Não é incomum encontrar nesses lugares itens novos, com etiqueta. Como a indústria da moda é uma das mais dinâmicas, muitas pessoas fazem compras e desistem delas sem usar a roupa uma única vez.

Os interessados em brechó agradecem! Afinal, você pode comprar essa peça nova por um preço muito menor do que o praticado pela loja.

O mesmo vale para itens seminovos. Ainda que eles tenham sido usados pelos donos anteriores, as roupas passam pela curadoria do proprietário antes de entrar em um brechó.

Assim, ele garante vender apenas produtos que estejam em boas condições. E o consumidor pode comprar peças de qualidade e marca reconhecida a preços competitivos.

Incentivar os pequenos empreendedores

Grandes marcas de roupas praticam o que se pode chamar de fast fashion. Ou seja, incentivam a fabricação, a compra e o descarte rápido das peças.

Dessa forma, os consumidores estão sempre sendo estimulados a adquirir novos itens da moda. Outra característica de grandes lojas é a produção em massa — o que significa que você pode encontrar muitas pessoas usando o mesmo look que o seu.

Além dos impactos relacionados a essa intensa fabricação, algumas dessas marcas de roupas estão envolvidas em problemas sociais, como a exploração dos trabalhadores. Por isso, você pode incentivar relações comerciais e trabalhistas mais saudáveis ao comprar em um brechó.

Ao fazer isso, também estará estimulando o comércio local e pequenos empreendedores (ajudando a aquecer a economia).

Encontrar peças atemporais

Um dos principais aspectos do fast fashion é a limitação da produção e da venda apenas às peças que estão na moda. Você provavelmente já enfrentou dificuldades para encontrar um item que não estivesse em alta. Por exemplo, adquirir uma calça jeans de corte reto pode ser um grande desafio quando a moda é usar modelos mais justos ao corpo.

O brechó resolve esse problema. Como ele não produz as roupas, mas compra peças de diversas pessoas, é muito mais fácil quebrar os padrões da moda e encontrar itens atemporais. Essa também é uma forma de ter mais liberdade para seguir o seu próprio estilo. Já que, nos brechós, você pode se guiar pelo que realmente gosta (e não pelo padrão de outras pessoas).

Diminuir o impacto ambiental

Como falamos, qualquer processo produtivo e comercial causa impactos negativos no ambiente. Quando isso se dá em larga escala, como nas grandes lojas, vira um problema relevante.

Imagine o quanto de energia elétrica e água é necessário para produzir peças de roupa desde a plantação de algodão nas fazendas até as enormes fábricas!

Além disso, ainda devemos pensar que a indústria da moda incentiva o consumo de um número muito maior de peças do que os consumidores verdadeiramente precisam. Isso aumenta a compra e, consequentemente, o descarte de roupas.

Assim, ir a um brechó e adquirir itens seminovos é nadar contra a maré e diminuir o impacto ambiental.

Brechós de roupas online

Provavelmente, há ótimos brechós de roupas perto de você — principalmente, se a sua cidade é uma capital. Entretanto, também é possível aproveitar opções incríveis sem sair de casa.

Comprar em um brechó online torna o garimpo das peças mais fácil e permite aproveitar um catálogo bem maior, já que ele recebe peças do país inteiro.

O Enjoei é um dos brechós mais conhecidos no Brasil. O cadastro de roupas é simples e o renome do site atrai diversas pessoas que desejam vender seus itens.

Ele também promove uma ótima organização ao separar os produtos por categorias e por marcas. Com isso, a experiência de compra no site é cômoda e intuitiva.

Outra opção muito boa de brechó online é o TROC. A empresa foi fundada em 2016 e já tem um dos maiores acervos de peças da internet.

O foco dela é o público feminino e a análise das roupas vendidas é feita com muito cuidado para proporcionar que as consumidoras tenham segurança de que estão adquirindo algo de qualidade.

Destacamos, ainda, o brechó Etiqueta Única. Assim como o TROC, o catálogo desse site é composto por peças de luxo produzidas por marcas mundiais famosas.

Dessa forma, quem deseja adquirir roupas mais caras por preços menores tem essas duas opções. A equipe do Etiqueta Única realiza autenticação das peças e garante que se tratam de produtos originais.

Além dessas alternativas, você pode encontrar brechós de roupas online em grupos de redes sociais da sua cidade ou estado. Cada vez mais, as pessoas estão conhecendo e valorizando essa nova forma de consumo. Aproveite as vantagens e contribua com essa mudança!

Gostou deste artigo? Que tal aproveitar sua visita ao site para aprender ainda mais? Conheça 7 maneiras de evitar compras por impulso!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply