4 minutes

A saúde e o bem-estar andam juntos. Mas você precisa ter em mente que existem alguns pilares fundamentais para o bem-estar para que a conquista da sua qualidade de vida esteja realmente em evidência.

Além disso, os objetivos e sonhos também precisam ser ressaltados, pois ambos se complementam e satisfazem o ser humano. Sem tudo isso devidamente alinhado, é difícil conseguir manter uma boa qualidade de vida e o bem-estar no dia a dia.

Então que tal refletir sobre isso e descobrir os 4 pilares fundamentais para conquistar o bem-estar em sua vida? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Os 4 pilares para o bem-estar em sua vida!

Existem 4 dos principais pilares fundamentais para que você sempre alcance dias melhores, com bem-estar e qualidade de vida. Confira cada um deles e sua importância a seguir:

1. Positividade

É natural que emoções positivas auxiliem o ser humano a seguir em frente e a conquistar seus objetivos. Ao pensar na forma física, ainda quando a parte emocional está bem, o próprio corpo começa a disparar hormônios que geram sensações de satisfação e felicidade.

Isso ocorre quando estamos próximos de quem amamos ou fazemos algo que gostamos, por exemplo. Em relação à emoções negativas, acontece o oposto. De forma simplificada, pode-se dizer que há a liberação de uma alta quantidade hormonal que gera agressividade, estresse e mal estar.

Mas você deve estar se perguntando: como cultivar a positividade? Simples. Conheça a si mesmo.

Entenda o que, geralmente, faz você se sentir bem. O que não é recomendado é excessos, como sair gastando o dinheiro todo simplesmente porque você se sente bem com isso, ok? É preciso ter equilíbrio.

A dica é que você escreva uma lista de situações e coisas que podem lhe auxiliar no cultivo da positividade, de maneira que haja equilíbrio financeiro, emocional, físico, etc, procurando inseri-las frequentemente em seu cotidiano.

2. Relacionamento

Não acredite que, para atingir o bem-estar e a qualidade de vida, você tenha que abrir mão da família e de qualquer tipo de relacionamento em sua vida. Os relacionamentos são pilares importantíssimos para o bem-estar de qualquer pessoa.

Pessoas que apresentam relacionamentos saudáveis com amigos, familiares e companheiros, de modo geral, apresentam uma maior satisfação em seus cotidianos.

Por isso, pergunte a si mesmo: como estão as suas relações atuais? Tire um tempo do seu dia ou da semana para cuidar dos relacionamentos presentes em sua vida.

Se a família estiver longe, separe um momento da semana para fazer aquela ligação demorada. Que tal convidar os amigos ou a família para tomar um café? Leve a pessoa amada para jantar em algum lugar que vocês gostam. Tudo isso é importante para o seu bem-estar.

3. Sentido da vida

Você tem uma razão para acordar todos os dias? Caso não tenha, esse simples ato se torna uma martírio. Quem não tem um sentido para viver, pode acabar preso em incertezas e indecisões terríveis.

Por isso, é importante se perguntar também sobre a razão por você estar aqui hoje. Você está feliz com o seu trabalho e com a vida que leva? Suas decisões tem valido a pena?

Às vezes o sentido de tudo pode estar, simplesmente, em fazer parte da sua família, do seu ambiente profissional ou em suas conquistas diárias.

Por isso, junto desse pilar, você precisa ter em mente que se sentir engajado em alguma coisa é fundamental. Isso mantém o ser humano conectado aos sentimentos de bem-estar e satisfação.

Quer uma dica? Faça aquilo que você gosta. Se não estiver feliz no seu trabalho atual, arrisque, organize-se e mude. Mas mude para aquilo que te faz bem e que pode suprir suas necessidades.

Já tem o trabalho dos sonhos? Que tal unir-se a um projeto de voluntariado? Às vezes, fazer outra pessoa feliz também nos deixa feliz.

O importante é que o sentido da sua vida esteja evidente para você. Busque razões para que sua existência traga satisfação para si mesmo. Busque sentidos!

4. Gratidão e realização

O último ponto, dentre os pilares fundamentais para a qualidade de vida, está associado aos sentimentos de realização e de gratidão. Sabe aquela lista de objetivos e metas que você, provavelmente, já anotou em algum lugar? Pois bem. Já conseguiu concluir algum dos itens?

Se a resposta for positiva, você se sentiu realizado e feliz por isso, certo? O sentimento de realização, de saber que você conseguiu cumprir algo que planejada, traz muita satisfação. Isso é importante para que você mantenha o foco no sentido da vida, nos planos e em tudo o que te motiva.

A motivação tem tudo a ver com realização e gratidão. Ser grato e realizado só é possível quando nos sentimos motivados, longe do estresse e da ansiedade.

A vida sem sonhos, objetivos e metas a cumprir é chata. Por isso, pense em seus objetivos e em tudo o que deseja realizar na vida. Quando alcançar o plano, seja grato. Quando estiver perto de alcançar o plano, seja grato do mesmo jeito.

Gratidão é o ponto fundamental para que você caminhe positivo e satisfeito. Anotou tudo? Então que tal colocar em prática os quatro pilares e conquistar a felicidade, dia após dia?

[BÔNUS] Atitudes diárias para alcançar o bem-estar e qualidade de vida

Por fim, existem algumas atitudes diárias que nos movem a conquistar essa satisfação. Antes de qualquer coisa, preze por uma boa noite de sono e acorde bem, sempre! O simples fato de você acordar feliz e positivo, pode mudar o seu dia.

Quando possível, deixe um pouco de lado as redes sociais e todo aparato digital. Quando estiver em família ou com amigos, largue tudo e dê atenção a eles, ao relacionamento.

Comer bem também é uma outra atitude importante. Cuide da sua alimentação, respeite-se, pratique atividades físicas e, principalmente, foque sempre em seus objetivos! Ter suas metas bem traçadas faz com que você não se desligue de nenhum sonho!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

1 comentário

Leave A Reply