5 minutes

Quem deseja abrir um negócio promissor deve ficar atento às tendências de empreendedorismo para os próximos anos.  Atualmente, tudo se modifica muito rápido e sempre abrem novas lacunas no mercado.

A tecnologia também colabora para o aparecimento de novas ideias e necessidades, quem deseja empreender precisa aproveitar-se disso. O ano de 2019 está quase no fim, mas já é possível prever tendências para o próximo ano e que podem continuar sendo forte nos anos seguintes.

Quer empreender mas não tem ideia do que fazer? Então leia o artigo e confira 10 exemplos de tendência de mercado para 2020, que poderão fazer muito sucesso nos anos seguintes também!

1. Trabalho Remoto e home office

Uma das tendências de mercado é a contratação para trabalho remoto ou no modelo home office. Contratar nessas modalidades oferece muitos benefícios, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

O empregador economiza com vale-transporte e vale-alimentação e os trabalhadores podem trabalhar onde desejam, permanecem saudáveis mentalmente e são mais felizes e produtivos.

Por causa desses e muitos outros benefícios, as empresas estão cada vez mais flexíveis e aderindo ao home office. Por isso, saber se adaptar, ter disciplina e trabalhar de forma independente são três qualidades que todo trabalhador deve desenvolver.

A probabilidade de aumentar o número de empresas que contratam dessa forma é grande. Assim, ter algum negócio que gerencie equipes de trabalhadores remotos ou conecte trabalhadores/freelancer para fazer trabalho home office, de acordo com a necessidade das empresas, pode ser uma boa ideia.

2. Clubes de assinatura

Hoje em dia todo mundo faz alguma assinatura, seja de jornal, de televisão, empresas que enviam livros ou de streaming de música e televisão, como a Spotify e Netflix. Assinaturas de clubes de vinhos, por exemplo, estão tendo grande sucesso.

Essa tendência de negócios pode trazer bons lucros se tiver alguma ideia interessante. As pessoas tendem a assinar pacotes de algo que lhe atraia porque é mais cômodo e gostam da ideia de receber produtos de surpresa pelos correios.

Quem adere a esses clubes de assinaturas acaba se tornando um cliente fiel. Por isso, saber como encantar clientes é essencial. Você pode criar clubes de assinaturas de tudo: livros, gibis, chocolates, temperos, cervejas artesanais, vinhos e etc.

3. Economia compartilhada

Hoje em dia ninguém vive sem as empresas de economia compartilhada, como a Uber, AirBnB, Rappi, Ifood, Yellow e outras. Como a tendência de alugar ao invés de comprar está aumentando, investir em negócios que priorizem isso pode trazer bons retornos.

Por exemplo, você pode criar um sistema que compartilhe bicicletas, pranchas de surf, barcos, carros e até produtos mais acessíveis, como roupas, eletrodomésticos, etc.  Esse ramo é promissor e ajuda a manter o mundo mais sustentável, pois evita o consumo exagerado.

O impacto social também é positivo, pois quem utiliza dessas ferramentas ajuda a movimentar a economia local e conecta pessoas diferentes.

4. Alimentação saudável

Há pessoas que querem se alimentar de forma saudável mas não sabem como cozinhar ou não tem tempo. Por isso, investir nessa área pode ser interessante.

Seja criando alimentos congelados que são saudáveis ou fazendo entregas, as chances de ter um bom público pode ser grande. Se quiser deixar mais segmentado, invista em alimentação vegetariana ou vegana, por exemplo. O número de pessoas que aderiram a esse tipo de dieta mais que dobrou no país.

Se criar pratos e sobremesas boas para esse público, com certeza conseguirá fidelizar clientes. Esse mercado, dependendo da cidade, é bastante restrito ou até inexistente.

5.  Mobilidade urbana

O número de carros parece que aumenta muito conforme passam-se os anos. Com isso, o trânsito tende a piorar e ficar cada vez mais inviável.

Para incentivar a usar menos carros, foram criados aplicativos de caronas e outros que contribuem para deixar o carro em casa, como a Uber e a Yellow.

Apostar em algo que contribua para a mobilidade urbana e até para incentivar as pessoas a utilizarem menos os automóveis, como a disponibilização de bicicletas, pode ser uma das melhores ideias de negócios.

Se gostar desse ramo, pense em como contribuir para que a mobilidade urbana melhore e invista em algo que pode ajudar a comunidade. Além de melhorar o trânsito, a ideia é sustentável, podendo contribuir para emitir menos CO².

6. Trabalhos de entrega

Somos acostumados a pedir comida pelo Uber Eats, Ifood e Rappi, por exemplo. Mas além disso, apostar em serviços de entrega de diversos produtos, como encomendas, compras online e outros produtos pode ser interessante.

Por exemplo, há quem não consiga receber encomendas em casa em horário comercial. Existindo um serviço de entrega que colete o objeto enviado pelos correios e entregue em outro horário, isso não seria mais um problema para quem trabalha fora.

7. Segurança

Vamos falar a verdade: parece que o mundo está cada vez mais inseguro. Principalmente pelas constantes notícias sobre crimes que são veiculadas nos noticiários a todo momento, seja na televisão ou nos aplicativos de notícias.

A indústria do medo rende bastante dinheiro, seja vendendo fechaduras resistentes, alarmes, casas super seguras, etc. Por isso, criar algo ou oferecer algum serviço que visa a segurança de uma família pode trazer bons lucros.

Afinal de contas, todo mundo quer se sentir protegido e teme que algo aconteça aos membros da família.

8. Mercado muito segmentado

Quando somos seletivos e visamos vender para um grupo bastante específico, é muito difícil dar errado. Pessoas gostam de comprar de marcas que são similares a elas e compartilham das mesmas ideias.

Assim, criar produtos de beleza e roupas veganas, acessórios para motoqueiros ou algo para outro tipo de grupo específico tende a ser um dos negócios lucrativos que pode ter boa progressão no mercado.

9. Mercado para os pets

O mercado para os animais de estimação é certeiro e pode ser um dos negócios mais promissores da atualidade. Isso porque os lares brasileiros têm mais animais domésticos do que crianças! Ou seja, a quantidade de pessoas que adotam ou compram algum bichinho é grande e pode aumentar!

Por isso, oferecer serviços relacionados aos animais pode ser excelente para os lucros. Pessoas tendem a tratar seus bichos como filhos e investem muito no seu bem estar, saúde e beleza.

Se você gosta desse ramo, pode encontrar alguma lacuna e criar algo inovador para os donos de animais. Se quiser, também pode oferecer serviços como babá, fotógrafo de pets e outros.

10. Realidade Mista

A tecnologia está tão presente no dia a dia dos indivíduos que muitas vezes não sabemos separar o online do offline. A realidade mista une a realidade virtual com a realidade aumentada. Por mais que ainda esteja presente de forma um pouco “tímida” na sociedade, essas ferramentas geralmente são bem recepcionadas.

Como exemplo, tem o jogo Pokemon Go, que virou um sucesso quando foi lançado e ainda tem muitos fãs Brasil afora. Por isso, essa tecnologia poderá se expandir para outros tipos de serviços, jogos e aplicações.

Assim, empreender nessas novas tecnologias pode fazer com que seu negócio ganhe fama rápido e seja bastante falado pelo público. Gostaria de aprender a empreender? Leia os seguintes artigos:

Conclusão

As tendências de empreendedorismo devem sempre ser analisadas para conseguirmos montar um negócio de sucesso e ficarmos atualizados quanto ao avanço das tecnologias e mudanças de comportamento das pessoas.

Por isso, se quiser ter uma empresa inovadora, busque sempre pesquisar sobre as tendências para o mercado, pois elas geralmente acompanham a mudança de comportamento dos consumidores.

Não demore mais! Comece logo a empreender e, se gostou de alguma das tendências para o ano que vem, aposte nela e coloque a mão na massa para ser um empreendedor de sucesso!

Gostou do artigo? Então assine a Newsletter para ter acesso a uma educação financeira de qualidade!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

3 Comentários

  1. Oi, Adorei seu post, Tem um software chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de anuncios, nesse aplicativo tem mais de 340 sites de classificados onde você pode anunciar grátis, usando o aplicativo você pode fazer divulgação do seu material de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, da pra anunciar de tudo. Sempre uso esse programa para fazer publicidade. Fica ai a sugestão. Seu post me ajudou muito. Até outra postagem.

  2. Olá, ali em em MOBILIDADE URBANA na parte que fala dos aplicativos, o apoio Grindr não é um all de compartilhamento de carona, ele é um app de encontros casuais/relacionamento rsrs

Leave A Reply