Você se conhece o bastante para saber o que deseja e quais suas necessidades? Por mais clichê que possa parecer, o autoconhecimento é necessário para a nossa felicidade e para termos uma vida que esteja em sintonia com o que mais queremos. E isso é a mais pura verdade.

Muitas vezes, pensamos que nos conhecemos e sabemos do que precisamos, mas na hora de agir, percebemos que não era nada do que realmente pensávamos. Para sabermos tomar decisões positivas em nossas vidas, precisamos do autoconhecimento.

Por isso, se você acha que precisa se autoconhecer, veio ao artigo certo! Leia e descubra o que é o autoconhecimento, como praticá-lo e a sua importância para obter sucesso.

Acompanhe!

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento, como o próprio nome já diz, é o conhecimento que uma pessoa possui de si mesma. Conhecer-se melhor ajuda a controlar as emoções, tanto negativas quanto positivas. Esse controle emocional ajuda a evitar baixa autoestima, ansiedade, frustração e instabilidade emocional, dentre outros sentimentos negativos.

Ainda, atua como uma forma de manter o bem-estar mental, colaborando para que tenhamos respostas conscientes para vários problemas.

Em outras palavras, praticar o autoconhecimento é buscar entender a si mesmo em todas as esferas da vida. Quando nos compreendemos profundamente, sabemos quem nós somos e o que queremos, saberemos nossas qualidades, capacidades e limitações.  Assim, fica fácil entender o que é melhor para nós.

Além de ajudar a lidar com tudo isso, incentiva-nos a encontrar oportunidades para nos desenvolvermos a todo momento. Quem se conhece a fundo também consegue compreender as pessoas que estão ao seu redor.

Quais os tipos de autoconhecimento e sua importância?

Podemos citar aqui diversos tipos de autoconhecimento, mas os que mais precisam ser trabalhados na sociedade atual são: o autoconhecimento pessoal e o profissional.

Autoconhecimento pessoal

O autoconhecimento pessoal é essencial ser desenvolvido para nos entendermos. O ser humano é complexo e essa autoavaliação deve sempre ser trabalhada.  O indivíduo que exercita esse autoconhecimento pessoal, como dito antes,

saberá escolher o melhor para si, pois terá consciência de seus objetivos, sonhos, metas, desejos e propósitos.

Poderá ainda repensar melhor suas ações, fortalecer suas qualidades e trabalhar suas fraquezas. Consegue também enfrentar mudanças, reconhecer suas emoções negativas e trabalhá-las para modificá-las.

Se autoconhecer não é tarefa fácil e pode ser demorado. Afinal de contas, ninguém gosta de seu autocriticar e reconhecer seus erros e fraquezas, não é mesmo?

Mas é necessário e permite que a pessoa se desenvolva, conheça sua essência e tenha uma boa qualidade de vida e bem-estar.

O melhor de tudo é que quem se conhece muito bem tem mais autonomia sobre sua vida, impedindo que outros digam-lhe o que fazer, pois a pessoa sabe muito bem o que deseja.

Autoconhecimento profissional

Ter uma vida profissional saudável é essencial, pois vivemos do nosso trabalho. O autoconhecimento profissional ajuda a pessoa a alcançar o que tanto deseja nessa área da vida. Todo mundo deve ter consciência de que cabe a nós mesmos batalhar para termos sucesso em nossas carreiras.

Assim, o profissional que pratica o autoconhecimento voltado para o trabalho valoriza suas habilidades e nunca para de aprender. Ainda, consegue tomar melhores decisões, realizar tarefas de forma eficiente e otimizar seus resultados. Um profissional que sabe de suas capacidades contribui muito mais para a empresa na qual trabalha.

Essa busca pela potencialização de seu trabalho exige foco, paciência, perseverança e muita força de vontade para alcançar os objetivos profissionais.

Qual a importância do autoconhecimento?

O autoconhecimento é importante em todas as esferas da vida. Pelo tópico anterior, você já conseguiu definir a importância disso, mas vale a pena reforçar.

Se autoconhecer é importante para sabermos o que nos faz feliz e ajuda a tomarmos decisões mais conscientes sobre o que queremos e precisamos.

Quem pratica o autoconhecimento pessoal sabe identificar suas forças, fraquezas, busca sempre melhorar, controla melhor as emoções negativas, sabe quais pessoas lhe fazem bem e as que fazem mal. E tem mais autonomia sobre sua vida, escolhas, objetivo e história, pois ninguém precisa lhe dizer o que deve fazer para ser feliz.

Os praticantes do autoconhecimento profissional sabe definir seus propósitos, o que lhe realiza profissionalmente, onde quer chegar e o que precisa fazer para chegar no patamar profissional que deseja.

Como conquistar o autoconhecimento?

A melhor maneira de praticar e conquistar o autoconhecimento é fazendo perguntas a si mesmo. Saiba o que lhe motiva, seus medos, fraquezas, forças, o que você não gosta, busque aprender sobre diferentes assuntos e procure por novas experiências. Sempre pergunte os porquês de tudo.

Dessa forma, você conhece suas preferências e saberá tomar melhores decisões. No início pode ser difícil, mas você pode perguntar para as pessoas que lhe conhecem muito bem para saber o que elas percebem de bom em você.

Saiba enxergar as situações que você passa por vários ângulos. Avaliar as situações, tanto negativas quanto positivas lhe ajudará no processo de se autoconhecer.

Tenha a mente aberta para mudanças, saiba dizer não, tire um tempo para si, faça atividades que você gosta e escreva o que você sente. Isso lhe ajudará mais ainda a se autoconhecer.

Sinais que você precisa urgentemente praticar o autoconhecimento

Você pode achar que se conhece muito bem, mas aqui vai um exercício para saber se você precisa ou não começar a exercitar o autoconhecimento.

Responda essas perguntas:

  • Eu confio nas minhas habilidades?
  • Quais são minhas maiores habilidades e fraquezas?
  • Quem eu sou e qual o meu diferencial

Se você souber responder essas perguntas, parabéns! Caso contrário, saiba que está na hora de você se conhecer.

Ainda, há outros sinais que você deve atentar-se e que podem lhe indicar que você não está praticando o autoconhecimento. Alguns desses sinais são:

  • Dar mais importância para a opinião dos outros;
  • Dificuldade para lidar com os próprios erros;
  • Forte insegurança e constantes momentos de arrependimento;
  • Precisa da ajuda dos outros para tomar atitudes;
  • Medo de ficar sozinho e de ter uma vida individual.

Veja se você apresenta alguns desses sinais e aja agora para melhorá-los. Se autoconhecer lhe ajudará a melhorar suas qualidades e não deixar esses problemas afetarem sua vida.

Conclusão

O autoconhecimento é essencial para podermos viver em conformidade com aquilo que for melhor para nós, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Se você quiser ter mais autonomia, ter controle sobre sua vida e tomar decisões mais certeiras e que tenham a ver com seu propósito, você precisa trabalhar essa habilidade.

Se autoconhecer não é fácil e demanda um aprendizado constante. Ou seja, não podemos nunca parar de trabalhá-la. Portanto, se você quer se sentir realizado, comece agora mesmo a se autoconhecer e tenha sucesso na sua vida pessoal e profissional!

Gostou das informações sobre autoconhecimento? Então continue seu aprendizado e conheça mais sobre a importância da resiliência para ter sucesso nos investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *