Em tempos de redes sociais e de um grande fluxo de informações a todo momento, ter foco e concentração para realizar as atividades diárias é tarefa cada vez mais difícil. E isso pode acabar gerando problemas no dia a dia de qualquer pessoal.

Afinal, o foco e a determinação são características imprescindíveis para o sucesso e bom andamento dos seus objetivos. Pensando nisso, trazemos neste artigo nove dicas de como manter o foco na vida e alcançar o que deseja com mais agilidade.

Continue a leitura para descubrir como manter o foco no dia a dia e alcançar seus objetivos sem interrupções!

1 – Tenha metas claras

Um dos passos mais importantes para manter o seu foco no dia a dia é ter muito bem definidas as suas metas e quais resultados deseja alcançar. Ter metas bem traçadas, sejam elas mais complexas (como comprar uma casa ou quitar uma grande dívida) ou mais simples (como terminar a limpeza de um cômodo) ajuda a manter você no caminho certo.

Mas como manter o foco nas suas metas? Uma boa maneira de conseguir isso é tentar visualizar como será sua vida quando atingi-las e se ater a essa visão sempre que sentir que está saindo dos trilhos. Manter lembretes de suas metas por perto também é um ótimo estímulo.

2 – Comece pelo mais difícil

Uma ideia de como manter o foco no seu objetivo é desempenhar as partes mais difíceis ou consideradas chatas dele primeiro. Assim, você se sentirá mais motivada e poderá passar rapidamente para uma outra atividade com que mais se identifique.

Entenda que postergar algo não fará com que ele deixe de existir. Mais cedo ou mais tarde você, e somente você, terá que lidar com aquilo.

Essa dica vale também para os períodos em que se sente mais produtivo. Se ao acordar, sua energia não é das melhores, deixe as tarefas mais chatas para os momentos em que esteja sentindo-se mais disposto.

3 – Planeje-se

O planejamento desempenha sempre uma função primordial no sucesso de qualquer empreitada e isso inclui como ter foco em um objetivo. Ter um planejamento de tudo o que precisa ser feito e seus respectivos prazos ajuda a mantê-lo nos trilhos e ciente dos próximos passos a serem tomados.

Fazer uma lista de tarefas para o dia seguinte antes de dormir ou ao acordar pode evitar uma confusão ou preocupação com o montante de atividades a serem desempenhadas, o que com certeza afetará o seu foco. Saber que suas responsabilidades estão todas sob controle fará maravilhas pela sua capacidade de focar em realizá-las.

4 – Recorra a métodos

Hoje em dia, é possível aprender dezenas de métodos de organização e foco com apenas alguns cliques.

Metodologias como o GTD (do inglês Getting Things Done, do consultor David Allen), o Bullet Journal (criado em 2013, pelo austríaco Ryder Carroll), ou então a técnica Pomodoro de trabalho, podem ser ferramentas úteis para facilitar seu dia a dia e permitir que você atinja um maior nível de foco.

Pesquise, teste e descubra qual melhor se adapta às suas necessidades.

5 – Elimine distrações

Um dos principais desafios enfrentados no cotidiano é de como manter o foco no trabalho e dar conta de todos os prazos, pressões e resultados exigidos. Em meio a dezenas de tarefas, nos pegamos, muitas vezes presos, a uma mesma atividade sem conseguir finalizá-la por conta das diversas distrações que nos rodeiam.

Uma notificação pisca na tela e uma olhada rápida ao celular se transforma em alguns minutos rolando os feeds das redes sociais a esmo. Pronto, e lá se vai o seu foco.

Por isso, é importante fazer um levantamento das principais distrações que funcionam como gatilho para que você perca o foco e pensar em maneiras de diminuí-las ou até mesmo eliminá-las.

Note que uma olhadinha rápida no celular ou a ida praticamente inofensiva à cafeteira que de repente, se transforma no bate-papo de 20 minutos com seu colega de trabalho. Esteja atento!

6 – Saiba seus limites

Conhecer os seus limites é algo necessário não apenas para conseguir manter o foco no dia a dia, mas ter uma vida mais amena no geral. Uma grande carga de trabalho e demandas é um grande combustível para o estresse. Que por sua vez, pode atrapalhar sua concentração e foco.

Saiba delegar funções a outras pessoas e comece a dizer não para atividades que, possivelmente, irão lhe causar uma sobrecarga. Focar em uma tarefa de cada vez trará resultados muito melhores. E isso não é possível com uma grande quantidade de compromissos e responsabilidades.

7 – Faça pausas

Estudos já comprovaram que o cérebro humano só consegue se manter focado em uma única atividade por um período médio de 60 a 90 minutos. Depois disso, um intervalo de 15 a 20 minutos é primordial para dar um descanso ao cérebro e fazer com que ele volte com capacidade total posteriormente.

Tanto o período de foco, quanto o de descanso pode variar de acordo com cada indivíduo. Por isso, é importante prestar atenção aos seus momentos de divagação e, se possível, realizar uma pausa. Não se esqueça, porém, de voltar ao trabalho depois.

8 – Lance mão da tecnologia

Por muitas vezes, aparelhos eletrônicos como os celulares e a checagem constante de notificações e redes sociais são grandes vilões em como manter o foco e a concentração em qualquer atividade desenvolvida. Entretanto, a tecnologia pode ser, ao mesmo tempo, uma grata aliada a essa missão.

Utilizar aplicativos de organização, como o Todoist, cronômetros para ajudar a monitorar suas pausas, como o Focus To-Do, ou até extensões que interrompem as abas de distrações do seu navegador, como o Productivity Owl, são alguns dos exemplos de como a tecnologia pode nos auxiliar.

É como diz o velho ditado: “se não pode derrotá-lo, junte-se a ele”.

9 – Mantenha hábitos saudáveis

Hábitos como uma rotina de exercícios físicos, alimentação balanceada e principalmente uma boa noite de sono são uma parte significativa na manutenção do seu foco diário.

O bem-estar físico proporcionado por uma rotina saudável fará com que se sinta mais disposto para desempenhar suas atividades. E ainda evitará distrações como fome ou cansaço excessivo.

Agora que você já sabe como manter o foco no seu dia a dia, que tal descobrir também como aumentar a produtividade diária?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *